Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 26 de Junho de 2011 Ano XIX  Lição Nº 26


 

O SENHOR É NOSSO MÉDICO

Daniel [Hogberg] Berg Boa Semente - Janeiro, 1919 - Brasil

Sueco, missionário, pastor fundador das Assembleias de Deus no Brasil


“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Is 35.5). Deus tem feito tudo quanto o necessário para que o pecador seja salvo. Para isso, ele nos mandou Cristo Jesus, seu Filho amado, para sofrer como substituto do pecador, de maneira que, agora, todo aquele que, por meio da fé e coração contrito se chegar a Ele, pode obter a vida eterna. A salvação, porém, não se alcança pelo fato único, de nos unirmos a certa igreja, seja ela qual for, mas sim, no fato de pomos em prática os seus mandamentos. Jesus mesmo disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama", (Jo 14.21). Assim, falando do Senhor como nosso médico, eu quero citar algumas passagens da Palavra de Deus, que é o testemunho mais forte que há para os crentes em Jesus, que confessam a sua fé mediante sua palavra. Diz o Senhor: "Porque eu sou o Senhor que te sara." (Ex 15.26). "Porque te restaurarei a saúde, e te sararei das tuas chagas, diz o Senhor", Jr 30.17. "Vinde e tornemos ao Senhor, porque ele despedaçou, e nos sarará, feriu e nos atará a ferida", (Os 6.1). "E o Senhor desviara toda a enfermidade: sobre ti não porá nenhuma das mas doenças dos egípcios, que bem sabes, antes a porá sobre todos os que te aborrecem", (Dt 7.15). "E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoara o vosso pão e a vossa água: e eu tirarei do meio de ti as enfermidades", (Ex 23.25). "Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas. eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás a casa do Senhor", (2 Rs 20.5). “o que perdoa todas as tuas iniquidades e sará todas as tuas enferrmidades", (Sl 103.3). Todas estas passagens, nós encontramo-las no Velho Testamento. Agora vamos folhear o Novo Testamento, onde não poucas passagens ainda se encontram, e que as vamos citar: "Deus [a Jesus] o ungiu com o Santo e com virtude; o qual andou fazendo bern, e curando todos dos do diabo, porque Deus era com ele", (At 10.38). "Ele tomou nossas enfermidades, e levou as nossas doencas", (Mt 8.17). Ninguém pense que, com estas palavras, queiramos dizer que possuímos em nós aquela plenitude que havia nos crentes do tempo dos Apóstolos, mas sim, que nos esforçamos para alcançar este fim, pois que estamos certos de que Deus é poderoso para estabelecer a sua igreja hoje, assim como no tempo dos Apóstolos. E eu posso testemunhar que tenho visto, em minhas viagens às ilhas do Baixo Amazonas, que multidões de crentes têm sido curadas pela eficácia da oração. Por isso, quero sempre render honra e glória a Deus, agora e sempre. Amém.

 

A V I V A M E N T O

Dorcas Baptista Copque Estados Unidos

Brasileira, segunda secretaria, professora da EBD, Divisão de Evangelismo


Despertar, tornar vivo, despertar, animar, estimular, reavivar; estes são uns dos sinônimos do que significa avivamento. Nestes últimos tempos, temos visto que o povo de Deus tem esfriado na fé, e é necessário um avivamento urgente. Sabemos que para receber o avivamento ou permanecer avivados, não necessitamos de grandes pregadores, ou grandes eventos. Mas sim, necessitamos buscar ao Senhor com ardor e vida santa, implorando que Ele limpe a cada um para que se tenha uma vida na presença Dele. A Bíblia diz em João 4.23 “…que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. Quando Deus vê este desejo de o buscar verdadeiramente, Ele derramará do seu poder em nós, e nos levará há uma intimidade com Ele. Este é o verdadeiro avivamento que Deus quer de nós. Em Habacuque 3:2, escreve o profeta, “Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica”. Quando se houve a palavra, ela gera temor. Quando se tem temor, existe um clamor por avivamento. O crente deve temer a palavra do Senhor, e sempre dar valor aos que são usados por Deus para exortar ao seu povo, a fim de não viver uma vida fria ou morta dentro da casa do Senhor. O livro de Deuteronômio 4.29 diz: “Então dali buscarás ao Senhor teu Deus,e o acharás, quando o buscares de todo o seu coração e toda a sua alma”. Esta é a receita para um verdadeiro avivamento: buscar ao Senhor com desejo de alma, com desejo de mudança de vida, a fim de ser usados na casa do Senhor com autoridade e em verdade; com atitudes de verdadeiros cristãos que fazem a diferença por onde andem. Assim, através de uma vida regenerada, se poderá animar a outros que porventura estão enfraquecidos, se poderá ser canal usado por Deus para que as almas alcancem a salvação. Este é o verdadeiro avivamento. No livro de 2 Crônicas no capitulo 34, ler-se a história do rei Josias, que revolucionou Jerusalém, com todas as mudanças ordenadas por ele. Por esta razão, começaram a fazer o que era certo aos olhos do Senhor. Tudo isso por causa da resolução de um homem em buscar ao Senhor do toda a sua alma (34:31-33). Avivamento é manter uma comunhão constante com o Senhor.

 

AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA!

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, Departamento de Mídia, cooperadora, professora da EBD

 

Texto de Memorização

“Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes." (Isaías 44.3).



  1. APLICAÇÃO DO CLAMOR DE HABACUQUE
  Na urgência do avivamento – tempo atual: Hc 3.2; Is 55.6; Tg 4.8
  Na abrangência do avivamento – líderes e igrejas: 2Cr 34.19-27; Ap 2.1-7
  No agente avivador da obra – Espírito Santo: Is 44.3; 32.15; At 2.16-18
  2. CONDIÇÕES PARA UM AVIVAMENTO
  Reconhecer a condição – ser humilde: 2Cr 7.14, Lc 15.21; 18.13-14
  Buscar com clamor – ser sincero: Jr 33.3; 1Sm 7.8,9; Sl 51.10,17; Hb 4.16
  Esperar com fé – ser perseverante: 1Sm 1.10-12; Mq 7.7, Sl 40.1; Hb 10.22
  3. RESULTADOS DO GENUÍNO AVIVAMENTO
  A conduta é restaurada – vida casta: Gn 39.9,12; Lc 15.22, Dn 1.8; 2Sm 9.13
  A Palavra é obedecida – vida espiritual: Gn 22.1-3; Sl 1.1-3; 119.11,97
  A obra é priorizada – vida de renúncia: Mt 6.33; Jó 1.5; Mt 5.12,27,28


Atos 19.1-6,11,12,18,19
(ARC)

At 19.1 - E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiöes superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
2 - Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 - Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4 - Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 - E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6 - E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
11 - E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
12 - De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.
18 - E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos.
19 - Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata.



 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente. Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração. Vania DaSilva

Índice 2010

Imagem do Divino

Revisão. Manuela Barros

Índice 2011

 

home print top


©1996-2011 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved