ARGUMENTOS DA ANTROPOLOGIA

Rev. Eronides DaSilva

 

Um Ser de Valor

Um Ser Frgil

Um Ser Individual

Um Ser Gregrio

Um Ser Total

Um Ser Dependente de Deus

 

Um Ser de Valor

É o que nos afirma explicitamente e implicitamente a Bíblia. Os valores da humanidade estão claramente definidos através da sua criação e do plano da redenção a ela oferecidos. Os valores do ser humano não estão ligados em hipótese alguma à sua pessoa ou a nenhuma de sua inerência, mas sim, ao ato volitivo de Deus de lhes atribuir valores e dignidade. Portanto, o valor que o homem possui é ato direto da divindade (Gn 2.7).


Um Ser Frgil

É o que a Bíblia registra implicitamente sobre sua fraqueza e longevidade. Esta fragilidade alcança não somente o seu corpo, mas a sua alma, em contraste com a santidade e justiça divina (Sl 103.14).


Um Ser Indivdual

Como é apresentado na sua relação com Deus. O relacionamento da divindade com o homem é pessoal, íntimo e profundo. Seu amor, assim como sua justiça, são manifestados diretamente ao homem como uma pessoa. Caim foi procurado por Deus, o qual lhe perguntou: aonde está o teu irmão? (Gn 4.9).


Um Ser Gregrio

Quando chamado a atenção de Deus como povo, comunidade ou clã. O relacionamento do homem com Deus implica diretamente no seu comportamento em relação à comunidade a qual ele pertence. Eu, tu e Deus formam a estrutura politeral do homem comunitário. Este profundo conceito teológico nos leva a compreensão da justiça divina em relação às nações que hão de permanecer amigas a Israel durante o período da Grande Tribulação. O próprio nome Igreja implica de que Deus refere-se à uma comunidade de pessoas chamada à salvação (At 2.42).


Um Ser Total

Quando manifestado pela sua tricotonomia. Ele é dotado de intelecto, consciência moral e volição, o que o faz totalmente distinto de qualquer outra criatura. Biblicamente, as dimensões física, moral e espiritual são identificadas com um só ser. Deus criou o homem um ser total, para isso também, a Igreja é comissionada para pregar um evangelho que atinja o corpo, a alma e o espírito - o ser total (I Ts 5.23).

O Ser Dependente de Deus

Jesus se identificou como Filho do Homem! Cremos no nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicria e expiatria, em sua ressurreio corporal de entre os mortos, e em sua ascenso gloriosa aos cus, Is 7:14; Lc 1:26-31; 24:4-7; At 1:9.

O Esprito Santo foi enviado para consolar o homem! Cremos no Esprito Santo como terceira pessoa da Trindade, como Consolador e o que convence o homem do pecado, justia e do juzo vindouro. Cremos no batismo no Esprito Santo, que nos ministrado por Jesus, com a evidncia de falar em outras lnguas, e na atualidade dos nove dons espirituais, Jl 2:28; At 2:4; 1:8; Mt 3:11;1 Co 12:1-12.

O Homem, coroa da criao divina! Cremos na na criao do ser humano, iguais em mritos e opostos em sexo; perfeitos na sua natureza fsica, psquica e espiritual; que responde ao mundo em que vive e ao seu criador atravs dos seus atributos fisiolgicos, naturais e morais, inerentes a sua prpria pessoa; e que o pecado o destituiu da posio primtica diante de Deus, tornando-o depravado moralmente, morto espiritualmente e condenado a perdio eterna, Gn 1:27; 2:20,24; 3:6; Is 59:2; Rm 5:12; Ef 2:1-3.

A Bblia a voz de Deus para o homem! Cremos na inspirao verbal e divina da Bblia Sagrada, nica regra infalvel de f para a vida e o carter do cristo,2 Tm 3:14-17; II Pe 1:21.

O Pecado degenerou o homem! Cremos na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glria de Deus, e que somente atravs do arrependimento dos seus pecados e a f na obra expiatria de Jesus o pode restaurar a Deus, Rm 3:23; At 3:19; Rm 10:9.

A Salvao o dom gratuto de Deus para o homem! Cremos no perdo dos pecados, na salvao presente e perfeita, e na eterna justificao da alma, recebida gratutitamente, de Deus, atravs de Jesus, At 10:43; Rm 10:13; Hb 7:25; 5:9; Jo 3:16.

Profisso de F: Para uma mais ampla informao sobre a doutrina bblica fundamental, acesse aqui a
Profisso de F da Igreja Pentecostal Betnia e do Sepoangol World Ministries.