Rev. Eronides DaSilva
Um Ser de Valor É o que nos afirma explicitamente e implicitamente a Bíblia. Os
valores da humanidade estão claramente definidos através da sua criação e do plano da redenção a
ela oferecidos. Os valores do ser humano não estão ligados em hipótese alguma à sua pessoa ou
a nenhuma de sua inerência, mas sim, ao ato volitivo de Deus de lhes atribuir valores e dignidade.
Portanto, o valor que o homem possui é ato direto da divindade (Gn 2.7).
É o que a Bíblia registra implicitamente sobre sua fraqueza e
longevidade. Esta fragilidade alcança não somente o seu corpo, mas a sua alma, em contraste
com a santidade e justiça divina (Sl 103.14).
Como é apresentado na sua relação com Deus. O
relacionamento da divindade com o homem é pessoal, íntimo e profundo. Seu amor, assim como
sua justiça, são manifestados diretamente ao homem como uma pessoa. Caim foi procurado por
Deus, o qual lhe perguntou: aonde está o teu irmão? (Gn 4.9).
Quando chamado a atenção de Deus como povo,
comunidade ou clã. O relacionamento do homem com Deus implica diretamente no seu
comportamento em relação à comunidade a qual ele pertence.
Eu, tu e Deus formam a estrutura
politeral do homem comunitário. Este profundo conceito teológico nos leva a compreensão da
justiça divina em relação às nações que hão de permanecer amigas a Israel durante o período
da Grande Tribulação. O próprio nome Igreja implica de que Deus refere-se à uma comunidade de pessoas chamada à salvação (At 2.42).
Quando manifestado pela sua tricotonomia. Ele é dotado de intelecto, consciência moral e volição, o que o faz totalmente distinto de qualquer outra criatura. Biblicamente, as dimensões física, moral e espiritual são identificadas com um só ser. Deus criou o homem um ser total, para isso também, a Igreja é comissionada para pregar um evangelho que atinja o corpo, a alma e o espírito - o ser total (I Ts 5.23). O Ser Dependente de Deus
Jesus se
identificou como Filho do Homem! Cremos no nascimento virginal de Jesus, em sua
morte vicria e expiatria, em sua ressurreio corporal de entre os mortos,
e em sua ascenso gloriosa aos cus, Is 7:14; Lc 1:26-31; 24:4-7; At 1:9.
O
Homem, coroa da criao divina! Cremos na na criao do ser humano, iguais em mritos e
opostos em sexo; perfeitos na sua natureza fsica, psquica e espiritual; que
responde ao mundo em que vive e ao seu criador atravs dos seus atributos
fisiolgicos, naturais e morais, inerentes a sua prpria pessoa; e que o
pecado o destituiu da posio primtica diante de Deus, tornando-o depravado
moralmente, morto espiritualmente e condenado a perdio eterna, Gn 1:27;
2:20,24; 3:6; Is 59:2; Rm 5:12; Ef 2:1-3. O Pecado degenerou o homem! Cremos na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glria de Deus, e que somente atravs do arrependimento dos seus pecados e a f na obra expiatria de Jesus o pode restaurar a Deus, Rm 3:23; At 3:19; Rm 10:9.
A
Salvao o dom gratuto de Deus para o homem! Cremos no perdo dos pecados, na salvao presente e
perfeita, e na eterna justificao da alma, recebida gratutitamente, de Deus,
atravs de Jesus, At 10:43; Rm 10:13; Hb 7:25; 5:9; Jo 3:16.
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