Fort Lauderdale, Flórida, 17 de Janeiro de 2010
Ano XVIII
Lição Nº 03
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QUEM PARTE LEVA SAUDADES
Hong Kong - As Três Fases do
Comunismo
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Rev. Eronides DaSilva
Brasil |
Brasileiro, Pastor Fundador da Igreja Pentecostal Betânia – AD |
Numa reflexão escatológica,
a qualquer momento; e depois disso, um exército de um milhão de
soldados chineses, com a mesma disposição que aniquilou mais de três
mil estudantes no movimento pró-liberdade, na praça Tiananmem de
Beijing, em 1989, ficará disponível para ser enviado à planície do
Armagedom, afim de participar da grande e final excursão confederada
contra Israel - Terceira Guerra Mundial (Ezequiel 39.1-9), a qual
marcará a contagem da última Semana das Setenta de Daniel (Daniel
9.24-27) - o início do governo do Anticristo. Ora, todos sabemos que
o Comunismo assumiu três formas dispensacionais: a)
revolucionária, b) ideológica e c) pragmática. A
Fase Revolucionária custou mais de trinta milhões de vidas, a
maioria delas inocentes, para que o sistema fosse implantado. Na
Fase Ideológica, após o desgaste de uma juventude soviética, uma
população envelhecida e tediosa, e mais de meio bilhão de Dólares
gastos em propagandas para infiltrar a idéia comunista-marxista;
durante a qual, mais de um terço da população mundial de
trabalhadores, da classe média, da imprensa, dos intelectuais e dos
universitários receberam a inoculação do pernicioso veneno! Para
surpresa dos bastidores políticos e escatológicos, a Cortina de
Ferro foi desfeita; o muro de Berlim caiu; a pobreza, o vitupério e
dependência dos soviéticos foram expostas ao mundo! O aplauso de uma
política interesseira se ouviu nos quatro cantos deste sofrido
planeta. Hoje o império comunista soviético ruiu, temporariamente,
mas as seqüelas do eufemismo doutrinário comunista foram deixadas em
todo o mundo: em alguma universidade, em algum sistema religioso, em
algum governo, a doutrina comunista-marxista está presente, a fim de
fazer coro com a evocação do Anticristo, a Besta e o Falso Profeta
no tempo do fim - a Fase Pragmática!
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MINISTÉRIOS
Mbaxi Divaldo Cabral
Estados Unidos |
Angolano, Diácono, Professor da EBD |
A etmologia do termo em pauta contem definições múltiplas, tais como:
grupo de ministros que dirigem uma nação, edifícios onde se
encontram as repartições dos ministros, administracões alusivas a
certos governos, ofícios, cargos, vocações, reponsabilidades,
funções ou serviços. Entretanto, a conotação bíblica refere-se as
cinco vocações ministeriais dadas por Jesus Cristo para a edificação
da Igreja, àqueles que receberam a chamada específica ou indutiva da
parte do Senhor (Ef 4.11). Estas vocações ou especialidades do ministro, segundo a capacidade de
cada um, são classifcados como:
Apóstolos – alguém
enviado, comissionado, que representa outro, que estabelece obras (At 15:33, 16.32-34; 2 Co
8:23; Fp 2:25 ); Profetas – alguém usado por
Deus para levar a mensagem divina com uma visão escatológica. (At
3:21, 11:27; 1 Co 14:3); Evangelistas – ministério exclusivo de pregar o Evangelho para
as almas (At 21:8; 2 Tm 4:5);
Pastores – aquele que conduz, apascenta, alimenta e cuida das
ovelhas (Sl 23:1; Hb 13:20; 1 Pe 2:25). A Escritura Sagrada usa
várias menções inerentes ao mesmo, tais como presbítero, bispo ou
até mesmo ancião (At 20:17-18, 1 Pe 5:1,2); e
Doutores ou Mestres – aquele que se dedica ao ensino da Palavra (Lc
2:46; At 13:1; Tg 3:1). A chamada ministerial é dada ao crente para
executar uma tafera exclusiva na Seara do Mestre. Entretanto, o
Apóstolo Paulo escreve a seu filho na fé, Timóteo, que:
“... se alguém deseja o
episcopado, excelente obra deseja...” (1 Tm 3:1,2). O que
significa que o crente pode ser chamado especificamente ou
indutivamente para exercer o ministério. Biblicamente, existem três
tipos de ministros na Igreja do Senhor: a) ministro das coisas
espirituais – “sharath”,
denominado de Ministro do Evangelho (Ef 3.7; At 6.3; Cl 1.23); b)
ministro das coisas materiais
ou sociais – “diakonia”, denominado de Diácono (At 6:32,
1 Tm
3:8-12; Rm 16.1); c) ministro das coisas
devocionais – “ergatês”,
denominado de Obreiro ou Cooperador (1 Co 3.9; Fp
4.3). Todas as funções eclesiásticas maiores deverão ser exercidas
por obreiros do sexo masculino, uma vez que as Escrituras Sagradas e
a história eclesiástica são determinantes na restrição da liderança
do sexo feminino sobre o masculino. Obviamente, não é questão
social, humanística ou cultural quaisquer; é questão única da
Doutrina Bíblica! A mulher pode exercer qualquer atividade ou função
na igreja local, exceto aquela que venha, pelo exercício do seu
trabalho, exercer autoridade sobre o homem (1 Tm 3.2; 1 Co 11.3; 1Tm
2.9-14)! Todo o
crente, independente do sexo, foi chamado a exercitar o ministério da reconciliação, o qual
abrange três aspectos: a reconciliação intra-pessoal, a reconciliação
vertical (com Deus) e a reconciliação horizontal (com o próximo) – 2
Co 5.17,18.
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A GLÓRIA DO MINISTÉRIO CRISTÃO
Manuela Costa Barros
Estados Unidos |
Brasileira, Deã Acadêmica do Seminário Teológico Betânia |
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Texto de Memorização |
“E graças a
Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de
nós manifesta em todo o lugar a fragráncia do seu
conhecimento.” (2 Co 2.14) |
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1. A GLÓRIA DA CHAMADA |
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Segundo a vocação de Deus: Gl 2.7-9; 1 Co 12.28-30; Ef 4.11,12 |
Segundo a unção de Deus: 2 Co 1.21,22; 1 Co 12.7,12; 2 Tm 1.6,7 |
Segundo a direção de Deus: At 13.2; 9.15; Tt 1.4,5; Nm 17.5-8 |
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2. A GLÓRIA DA VIRTUDE |
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Simplicidade no Evangelho: 2 Co 1.12; 11.3; 1 Co 2.1-5 |
Sinceridade no Evangelho: 2 Co 2.17; Ef 6.24; Js 24.14 |
Autoridade no Evangelho: gl 2.14-16; Tt 2.15; Mc 1.22 |
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Texto
da Lição
2 Coríntios
1.12-14,21,22; 2.4,14-17
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2 Co 1.12 - Porque a
nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com
simplicidade e sinceridade de Deus, näo com sabedoria carnal, mas na
graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco.
13 Porque nenhumas
outras coisas vos escrevemos, senäo as que já sabeis ou também
reconheceis; e espero que também até ao fim as reconhecereis.
14 Como também já em
parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também
vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus.
21 Mas o que nos
confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus,
22 O qual também nos
selou e deu o penhor do Espírito em nossos coraçöes.
2 Co 2.4 - Porque em muita
tribulaçäo e angústia do coraçäo vos escrevi, com muitas lágrimas,
näo para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor
que abundantemente vos tenho.
14 E graças a Deus, que
sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em
todo o lugar a fragráncia do seu conhecimento.
15 Porque para Deus
somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
16 Para estes
certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de
vida para vida. E para estas coisas quem é idóneo?
17 Porque nós näo somos,
como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de
Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.
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