Fort Lauderdale, Flórida, 04 de Abril de 2004 Ano XII  Lição Nº 14


 

Coisa Errada, na Hora Errada e Lugar Errado

Rev. Eronides DaSilva   Estados Unidos

Brasileiro, pastor, conferencista, articulista e professor.

Esta semana fiquei novamente chocado pela morte cruel de co-operadores civis americanos para a reconstrução do Iraque! Quem se mete em briga de família, por certo sai perdendo, e muito! O Globo novamente aborda o por que deste fenômeno político-espiritrual dos mulçumanos: “Síria e Iraque foram inimigos durante anos, muitos anos. Em meados da década de 50, um partido socialista leigo chegou ao poder na Síria. Era o Baath, que em árabe significa "renascimento" e que tinha a proposta de unir todos os árabes numa só nação. Um comitê central pan-arabista chefiava as seções nacionais do partido na Síria, no Iraque, na Jordânia e no Líbano. Em 1958, no auge da pregação pan-arabista de Gamal Abdel Nasser, no Egito, a Síria, sob a liderança do Baath, abriu mão de sua soberania e aceitou formar com os egípcios a República Árabe Unida (RAU). Três anos depois, a realidade substituiu os sonhos, e os sírios começaram a notar que ocupavam um lugar de segunda classe, como subordinados, simples membros da província norte da recém fundada RAU. O resultado foi um novo golpe de Estado na Síria, que devolveu ao país a sua independência. Em 1963, porém, o Baath sírio voltou ao poder e, no mesmo ano, o seu congênere do Iraque assumiu o governo através de um golpe de Estado. Porque a existência de um comitê central pan-arabista do Baath, supranacional, criava uma incômoda situação: não-sírios intrometendo-se nos assuntos sírios e não-iraquianos fazendo o mesmo em relação ao Iraque. A solução seria a raiz dos desentendimentos futuros. A Síria decidiu criar seu próprio comitê central supranacional em oposição ao que antes já existia. E Síria e Iraque passaram a disputar quem tinha mais legitimidade para unir os árabes do mundo inteiro. Os árabes continuaram desunidos, e Iraque e Síria se tornaram cada vez mais rivais. Saddam Hussein, mesmo antes de ser o presidente, sempre se opôs à união com a Síria, e mandou para a morte muitos iraquianos acusados de serem agentes sírios. Em 1980, a Síria apoiou o Irã contra o Iraque, na guerra de oito anos que se seguiria. E, em 1991, a Síria fez parte da coalizão que expulsou o Iraque do Kuwait. Em 1980, os dois países romperam relações e fecharam as fronteiras. Em 1997, após quase 20 anos de hostilidades, as fronteiras entre os dois países foram parcialmente reabertas, mas somente depois da morte de Hafez Assad as relações entre os dois países se tornaram amistosas. Hafez foi substituído por seu filho Bashar, então um jovem oftalmologista de 32 anos. Foi Bashar que acelerou, a partir do ano 2000, os entendimentos com o governo de Saddam. A necessidade de visto diplomático foi suspensa, o Iraque abriu uma representação diplomática em Damasco e alguns acordos relativos a transporte, comércio e comunicação foram assinados, embora não implementados. À medida que a reaproximação era anunciada, os analistas tentavam entender a estratégia da Síria. Uns acreditavam que Bashar achava provável que as sanções contra o Iraque seriam levantadas em breve; nesse contexto, a reaproximação seria uma tentativa de assegurar no futuro um lugar privilegiado no comércio com um país potencialmente rico. Outros acreditavam que o objetivo era militar. Nos últimos anos, a situação tem estado tensa, porque a Turquia, onde nasce o Eufrates, ameaça com a construção de novas represas, o que deixaria tanto Iraque quanto Síria ainda mais vulneráveis do que já são em termos de abastecimento de água. Para complicar a situação, a Turquia estreitou laços com Israel nos anos 90. A ser verdadeira essa hipótese, e diante do fiasco da máquina de guerra iraquiana, a reaproximação teria sido um tremendo erro de cálculo. Considerando que os EUA há anos acusam a Síria de ter armas químicas e de proteger os terroristas dos grupos Hamas, Jihad Islâmica e Hezbollah, o reatamento com o Iraque foi uma manobra de altíssimo risco. Ano passado, a Síria deu o seu voto a favor dos EUA no Conselho de Segurança da ONU, ajudando assim a aprovar por unanimidade a Resolução 1441, que obrigava o Iraque a se desarmar, "sob pena de enfrentar graves conseqüências". Parecia que a Síria tinha percebido para que lado pendia a balança. Mas a julgar pela posição enfaticamente pró-Iraque imediatamente antes e durante a guerra, a Síria mostrou ao mundo que, depois de tantos anos de hostilidade, a reaproximação com o Iraque foi a coisa errada, na hora errada, no lugar errado." E, pelo que se viu no Iraque, e em toda a história da humanidade, já se sabe quem se arrisca a pagar a conta: o povo!

A Família

Vania DaSilva   Estados Unidos

Brasileira, missionária, professora, diretora missões e membro da Diretoria.

 

Do vocábulo grego “Oikos” que quer dizer família, governo familiar, unidade básica do indivíduo, o qual lhe fornece relacionamento, nutrição e suporte. A família é formada de esposo (pai), esposa (mãe) e filhos. Entretanto, na Bíblia a família tem um aspecto mais amplo, abrangendo os avós, filhos casados e seus filhos (Lv 18.6-18), como também filhas viúvas e escravos (Gn 17.12-14). Em Israel era comum viverem juntos até a quarta geração. O chefe da família era o avô ou bisavô, até que morresse, como Jacó (Gn 46.8-27) e era chamado de Pai. Este era responsável pelos cultos (Jó 1.5); poder judicial (Gn 42.37); e devia assegurar o futuro de sua família, servos e bens. A família pertencia a um clã, que por vezes tinha centenas de pessoas (Ed 8.1-14). Os membros de um clã descendiam de um antepassado comum, por isso se consideravam parentes (Rt 4.1-6). O seu chefe chamava-se “Goel” ou Remidor. Por ser a pessoa de maiores possessões e mais importante da família, em qualquer problema advindo com algum de seus descendentes, ele poderia usar da autoridade legal de remidor, se fosse legitimamente o remidor mais próximo. Diversas leis protegiam a família em Israel. Leis que hoje parecem ser absurdas, como a Lei do Levirato, que legava o casamento de uma viúva com o irmão do esposo defunto, não tinham outro fim a não ser defender a família, seu bem estar, e a perpetuação de seu nome e descendência. O prestígio de uma mãe crescia com o número de filhos que esta tivesse. A esterilidade era vista como opróbrio. As filhas de Ló, após a destruição de Sodoma e Gomorra, ao ver impossibilidade de dar continuidade a sua linhagem, embebedaram seu pai, e ambas conceberam dele.  No Novo Testamento, os principais centros da vida comunitária da Igreja Primitiva eram as casas (famílias), cujos responsáveis haviam se convertido ao Senhor. Ao carcereiro de Filipos Paulo disse: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo tu, e a tua casa” (At 16.31). Por esta razão e devido às perseguições, muitas igrejas foram estabelecidas e por algum tempo permaneceram nas casas de família, como na de Filemon.  

A FAMÍLIA — OBRA PRIMA DE DEUS

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor da Igreja Pentecostal Betânia - Assembléia de Deus

 

Texto Áureo da Lição

 E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Gn 1.28)
 


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: DOCE NOME DE JESUS número 154 da Harpa Cristã.

 
1. OS LAÇOS DA FAMÍLIA DE DEUS
Na sua constituição: Gn 1.28; 1 Sm 1.27,28; Mt 19.5,6.
Na sua manutenção: 1 Sm 2.30; Mt 19.8; Ef 5.28; 1 Co 13.4-8.
Na sua honra: Gn 1.26; Js 24.15; 1 Pe 3.7.
2. O CONCEITO DA FAMíLIA DE DEUS
A liderança do Pai: Jó 1.5; Gn 12.6-8; Jo 14.2.
O cuidado da Mãe: Pv 31.10-28; Sl 128.1-6; Lc 10.38.
 A submissão do filho: Gn 48.12; Pv 10.1; Ef 6.1.
3. OS EXEMPLOS DA FAMÍLIA DE DEUS
Noé — na perseverança: Gn 7.1-7; Hb 11.7.
Josué — nos objetivos: Js 24.15; Hb 11.30.
Filipe — na vida espiritual: At 21.8,9; At 6.5.

 

Texto da Lição:

 


Gênesis  1.27
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28
E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Gênesis  2.7
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
18
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

22
E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
(ARC)