Editorial

LUTANDO POR UMA CAUSA

Pr. Ezequias Amâncio Marins Brasil

Brasileiro, pastor, professor e articulista

Eu admiro muito as pessoas que lutam por uma causa durante a vida. São sonhadores, idealizadores, homens e mulheres que superam seus próprios limites em prol de uma luta que para elas se apresenta vital. Posso citar dentre outros, Napoleão Bonaparte e seu desejo de poder, Cristovão Colombo e sua visão de descobridor de novas terras, Giusepe Garibaldi e sua luta pela Itália unida, Martinho Lutero e seu sonho de reforma na igreja, enfim homens e mulheres do passado que morreram defendendo uma causa. Hoje em dia, infelizmente as pessoas tem sofrido um vazio de sentido, o que tem provocado uma atitude para com a vida de pessimismo. Jesus então volta seus olhos e diz: "Levantai os vossos olhos e vede os campos que já estão brancos para a ceifa. Quem ceifa já está recebendo recompensa, e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem." (João 4.35,36). Olhos levantados, significa tomar posição de conquista. Olhos para baixo, é pensamento rasteiro, olhos para os lados, é pensamento nos sucessos dos outros, olhos erguidos, é pensamento no Deus que nos dá a vitória. Há pessoas que se acostumam a viver de cabeça baixa. Não sonham, não idealizam e com isso estão sempre acumulando derrotas na vida. O que hoje é mais importante para você: comer a comida que perece ou a chegada do Reino de Deus com grande glória em nossos dias? A Bíblia recomenda: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33). Isto significa que trabalhar pela concretização dos valores do Reino de Deus aqui na terra deve inquietar o seu coração. O verso 36 sintetiza esse princípio: "Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem." Ora, quem ceifa, é você. E você quando ceifa, isto é, quando colhe os resultados de seus sonhos e projetos na vida, você já está recebendo sua recompensa, e está também ajuntando fruto para a vida eterna. Agora, o texto termina dizendo: "para o que semeia (ora quem semeia é Deus, ele é o doador da vida), e o que ceifa (você é quem ceifa) juntamente se regozijem." Por isso, nossas vitórias antes de serem nossas são de Deus, isto porque, nossas lutas antes de serem nossas são de Deus!

Glossário

ABIGAIL

Pr. Ismael Oliveira Brasil

Brasileiro, Pastor, Professor e Conferencista

O nome Abigail significa "meu pai é alegria" ou "exultação". Seu nome também corresponde ao seu caráter pacificador e humilde. Ela era uma mulher dotada de beleza física, entendimento e prudência (1 Sm 25.3). Ao tomar conhecimento da terrível ameaça à sua casa, Abigail resolveu agir com prudência, sabedoria e diligência, para evitar um grande mal que seria perpetrado por Davi, o ungido de Deus. Diante de tamanho perigo, foi que Abigail teve oportunidade de demonstrar quem era ela. Abigail deu uma lição para todos os que servem a Deus: saber agir nos momentos de crises e ameaças. Ao saber do mal que estava arquitetado contra seu esposo e sua casa, Abigail atuou de forma rápida e eficiente. Preparou uma carga de cereais, frutas e vinho e os colocou sobre alguns jumentos, e os levou a Davi. Em sentido contrário, vinha Davi com seus quatrocentos homens, respirando raiva e sentimento de vingança, com desejo de não deixar com vida nem mesmo um menino (1 Sm 25.18-22). Davi cavalgava com a fúria dos homens de coração ferido. Mas em sentido contrário, vinha Abigail, montada em seu jumento. Em seu coração, ela levava sentimento de paz, de humildade, de amor e de perdão. Ao ver Davi, ela desceu de seu animal e prostrou-se com o rosto em terra, diante daquele que ia destruir sua família. "E lançou-se a seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa pois, falar a tua serva aos teus ouvidos e ouve as palavra da tua serva" (1 Sm 25.24). Abigail exortou Davi para que não fizesse justiça com as próprias mãos, pois Deus haveria de julgar seus inimigos (1 Sm 25.25-31). Davi nunca imaginou que a sua sede de vingança e fúria contra um desafeto fossem anuladas pela sabedoria e pela força de uma mulher de caráter pacificador. Se Davi tivesse feito justiça com suas próprias mãos, as coisas teriam tomado outro rumo, imprevisível e perigoso. Mas como Abigail agiu com presteza e eficiência, ele foi poupado de manchar suas mãos e sua história com o sangue de Nabal. Logo após a morte de Nabal, Davi agradeceu a Deus por ter-lhe livrado de cometer um grave erro diante do Senhor; "E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher" (1 Sm 25.39). E o fez, mandando seus criados falar com Abigail, transmitindo o honroso convite, que ela aceitou com muita humildade (1 Sm 25.39-42). Ela se apressou, certamente mudou suas vestes, montou num jumento com as suas cinco moças que seguiam as suas pisadas: e ela seguiu os mensageiros de Davi, e foi sua mulher (1 Sm 25.42). Abigail concebeu e deu à Davi seu segundo filho, chamado de Quileabe" (2 Sm 3.3).

Esboço

ABIGAIL, UM CARÁTER CONCILIADOR

Pb. Mbaxi Cabral Estados Unidos

Angolano, Presbítero, Professor da EBD, Diretor do Youth Alive



Texto de Memorização
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." (Provérvios 15.1)
Texto da Lição
1 Samuel 25.18-24,27,28

1 Sm 25.18 - Então, Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos, 19 - e disse aos seus jovens: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. Isso, porém, não declarou a seu marido Nabal. 20 - E sucedeu que, andando ela montada num jumento, desceu pelo encoberto do monte, e eis que Davi e os seus homens lhe vinham ao encontro, e encontrou-se com eles. 21 - E disse Davi: Na verdade, em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem. 22 - Assim faça Deus aos inimigos de Davi e outro tanto, se eu deixar até à manhã, de tudo o que tem, mesmo até um menino. 23 - Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. 24 - E lançou-se a seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos e ouve as palavras da tua serva. 27 - e agora esta é a bênção que trouxe a tua serva a meu senhor; dê-se aos jovens que andam após as pisadas de meu senhor. 28 - Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o Senhor casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do Senhor, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias.
    1. QUALIDADES INERENTES AO CARÁTER DE ABIGAIL
  1. Era uma mulher dotada de sabedoria: I Sm 25:1-3; Pv 14:1; 31:26
  2. Era uma mulher de índole pacifica: I Sm 25:32-35; Pv 15:1
  3. Era uma mulher que soube ser humilde: I Sm 25:23-28; Pv 31:10
    2. APRENDIZADOS EXTRAÍDOS DO CARÁTER DE ABIGAIL
  1. Ela não endossou a altivez de Nabal: I Rs 21:1-14; I Rs 25:36-37
  2. Ela não foi conivente com o erro de Nabal: I Sm 2:12-17; I Sm 25:25
  3. Ela soube atender a petição de Davi: I Sm 25:18,19,35
    3. RESULTADOS ADVINDOS DO CARÁTER DE ABIGAIL
  1. Evitou a desgraça no seio da sua família: I Sm 25:9-13,33-35
  2. Reconciliou Davi com a sua família: I Sm 25:35,40-42
  3. Permitiu a manifestação da justiça divina: I Sm 25:36-38, Rm 12:19