Editorial

A PURA ESSÊNCIA DO EVANGELHO

Prof. Aldair Ramos Rios Brasil

Brasileiro, Professor e Articulista

O Evangelho de Jesus Cristo é essencialmente centralizado em Deus, e não no homem... o pecado foi introduzido ao mundo, e tem inteiramente corrompido todo o coração e natureza, de todos os homens. Assim, nós estamos separados de Deus por uma barreira infinita. A justiça e a santidade divina, demandam que nossos pecados sejam punidos. Em nosso estado de pecado, nós nem somos capazes de pagar pelos nosso próprios pecados, nos transformar, tampouco fazer as pazes com Deus. Nossa única esperança é que alguém maior que nós faça por nós o que não podemos fazer por nós mesmos, e nos fazer aceitáveis a Deus. Mas, quem pode pagar totalmente por todos os nossos pecados? Quem pode viver perfeitamente sem nenhum pecado e merecer o favor de Deus para nós? Quem pode nos fazer aceitáveis a Deus? A resposta bíblica é inequivocamente clara: somente Deus pode fazer tudo isto. Alguém já pensou em um abismo? ...existe um grande abismo entre Deus e os pecadores... onde estes jamais poderão caminhar em direção a Deus, a única alternativa parte de Deus, pois somente Ele pode caminhar em direção ao homem. E Ele tem feito isto de tal modo que os pecadores são salvos e a justiça ainda é mantida. O culpado segue livre, mas os padrões de justiça não são quebrados. Cristo, o Eterno Filho de Deus, veio a este mundo e se tornou um homem, viveu uma vida pura de obediência ao Pai, e morreu a morte que os pecadores mereciam morrer, satisfazendo por completo, todas as obrigações da lei. Assim nós lemos: Deus nos fez agradáveis a si no Amado (Ef 1:6). Aceitar é, sobretudo, a prerrogativa de Deus. A salvação é Seu ato, Sua iniciativa, Sua intervenção em um caso sem esperança. Do Senhor vem a salvação (Jonas 2:9). A salvação não é tanto o pecador aceitando a Deus quanto Deus aceitando o pecador, o qual, em desespero, se torna do pecado e se agarra em Cristo. Esta é a mensagem evangélica que exalta a Deus e que manifesta Ele no comando. Só podemos escolher aquilo que desejamos, e de fato a única coisa que um pecador deseja é pecar. Somente a graça de Deus poder convencer um coração endurecido de seu pecado e rebelião. A nossa resposta ao chamado do Salvador é consequência do seu agir em nós. "Por que Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Fp 2:13)

Glossário

RUTH

Pr. Ismael Oliveira Brasil

Brasileiro, Pastor, Professor e Conferencista

O nome Rute significa "amizade". Ela era moabita. Um fato histórico tornou os moabitas adversários de Israel. Eles não permitiram ao povo de Deus passar pelo seu território quando deslocava-se em direção a Canaã, e precisava passar pelo território de Moabe, sob a liderança de Moisés (Nm 20.19). Eles foram hostis. Por isso, Deus determinou que nem moabitas nem amonitas poderiam fazer parte da "congregação do Senhor", ou do povo de Israel, "nem ainda a sua décima geração" (Dt 23.3-6; Ne 13.2). Essa é a origem étnica de Rute. Se houvessem sido observados os preceitos da Lei, ela jamais poderia fazer parte da linhagem do povo de Israel. Uma família judaica teve que sair de Belém para escapar da seca que assolava a região. Eram eles: Elimeleque, Noemi (ou Naomi, que significa "agradavel"), sua esposa, e os dois filhos, Malom e Quiliom. Emigraram para a terra de Moabe, onde havia alimento. Contrariando os costumes da família, os dois filhos casaram com jovens moabitas. Malom casou-se com Rute; Quiliom casou-se com Orfa. Não se sabe quanto tempo viveram com suas esposas. Os três homens faleceram deixando três mulheres sem amparo (Rt 1.1-5). Uma seca e três óbitos mudaram a história dessas pessoas. Dez anos depois, Deus concedeu a bênção da fartura de pão em Israel (Rt 1.6). E a viúva de Elimeleque convidou suas duas noras, também viúvas, para irem a Belém, onde havia pão (Rt 1.7). Noemi sugeriu que as duas noras voltassem às suas origens. Mostrou-lhes o quanto seria difícil estar com ela, e insistiu para que voltassem às suas famílias. "Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela" (Rt 1.14). Como verdadeira serva de Deus, Rute demonstrou ter um caráter agradecido e generoso. Ela tomou a decisão consciente de estar ao lado de Noemi, em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Ela amava de verdade. Rute não imaginava o que poderia lhe acontecer, mas ficou ao lado de Noemi, como vendo o invisível, sob a mão de Deus. Rute era uma mulher trabalhadora. Por direção de Deus, Rute foi rebuscar espigas no campo de Boaz, "que era da geração de Elimeleque" (Rt 2.3). Encantado com a beleza da moça e admirado por sua história, Boaz falou benignamente a Rute. Boaz procedeu de acordo com a lei, e diante das testemunhas e dos anciãos, casou-se com Rute. Ela, pela graça divina, veio fazer parte da linhagem do Messias.

Esboço

RUTE, UMA MULHER DIGNA DE CONFIANÇA

Ir. Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, Professora da EBD, Departamento de Midia e Secretária do STB



Texto de Memorização
"[...] porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. (Rt 1.16)
Texto da Lição
Rute 1.11,14-18

Rt 1.11 - Porém Noemi disse: Tornai, minhas filhas, por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos fossem por maridos? 14 - Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela. 15 - Pelo que disse: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após a tua cunhada. 16 - Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 - Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o SENHOR e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. 18 - Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe falar nisso.
    1. RESUMO DA BIOGRAFIA DE RUTE
  1. Ela foi originária de Moabe: Rt 1.1,4; 2.21; Nm 21.20
  2. Vinculou-se a uma família Israelita: Rt 1.1-5; 4.9,10,13
  3. Mudou-se permanentemente para Judá: Rt 1.6,7,19,22
    2. CARÁTER DETERMINADO DE RUTE
  1. Não abandonou a Noemi sua amiga - fidelidade: Rt 1.14,17; Pv 18.24
  2. Aceitou o Deus de Noemi pela fé - conversão: Rt 1.16; 2.11,12; Ef 2.8
  3. Trabalhou com amor pra mantêr Noemi - serva: Rt 2.1,2,18,19; Pv 17.17
    3. A GRAÇA DE DEUS ALCANÇOU RUTE
  1. Sendo estrangeira foi achada graça: Rt 2.2-10; Lv 19.10; Dt 10.19
  2. Sendo gentia, foi recebida : Rt 2.12,14-17; At 11.18; 14.27
  3. Entrou na genealogia de Jesus: Rt 4.13,17-22; Mt 1.1,5-16