O Evangelho de Jesus Cristo é essencialmente centralizado em Deus, e não no homem... o pecado foi introduzido ao mundo, e tem inteiramente corrompido todo o coração e natureza, de todos os homens. Assim, nós estamos separados de Deus por uma barreira infinita. A justiça e a santidade divina, demandam que nossos pecados sejam punidos. Em nosso estado de pecado, nós nem somos capazes de pagar pelos nosso próprios pecados, nos transformar, tampouco fazer as pazes com Deus. Nossa única esperança é que alguém maior que nós faça por nós o que não podemos fazer por nós mesmos, e nos fazer aceitáveis a Deus. Mas, quem pode pagar totalmente por todos os nossos pecados? Quem pode viver perfeitamente sem nenhum pecado e merecer o favor de Deus para nós? Quem pode nos fazer aceitáveis a Deus? A resposta bíblica é inequivocamente clara: somente Deus pode fazer tudo isto. Alguém já pensou em um abismo? ...existe um grande abismo entre Deus e os pecadores... onde estes jamais poderão caminhar em direção a Deus, a única alternativa parte de Deus, pois somente Ele pode caminhar em direção ao homem. E Ele tem feito isto de tal modo que os pecadores são salvos e a justiça ainda é mantida. O culpado segue livre, mas os padrões de justiça não são quebrados. Cristo, o Eterno Filho de Deus, veio a este mundo e se tornou um homem, viveu uma vida pura de obediência ao Pai, e morreu a morte que os pecadores mereciam morrer, satisfazendo por completo, todas as obrigações da lei. Assim nós lemos: Deus nos fez agradáveis a si no Amado (Ef 1:6). Aceitar é, sobretudo, a prerrogativa de Deus. A salvação é Seu ato, Sua iniciativa, Sua intervenção em um caso sem esperança. Do Senhor vem a salvação (Jonas 2:9). A salvação não é tanto o pecador aceitando a Deus quanto Deus aceitando o pecador, o qual, em desespero, se torna do pecado e se agarra em Cristo. Esta é a mensagem evangélica que exalta a Deus e que manifesta Ele no comando. Só podemos escolher aquilo que desejamos, e de fato a única coisa que um pecador deseja é pecar. Somente a graça de Deus poder convencer um coração endurecido de seu pecado e rebelião. A nossa resposta ao chamado do Salvador é consequência do seu agir em nós. "Por que Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Fp 2:13)
Filho primogênito de Saul, da tribo de Benjamim. Seu nome significa “aquele que Jeová deu”. Foi um homem valente, guerreiro e cheio de fé. Ele é mencionado pela primeira vez quando tinha 30 anos, algum tempo depois de o seu pai ascender ao trono (1Sm 13:2). Tal como o seu pai, ele era um homem de grande força e ação (2 Sm 1:23), assim como um excelente arqueiro e no uso da funda (1 Cr 12:2; 2 Sm 1:22). Um dos episódios mais marcantes de fé e coragem da vida de Jonatas, foi a vitória alcançada contra uma guarnição dos filisteus em Geba, com apenas o seu pagem de armas (1 Sm 13.2,3). Era mui amado pela nação de Israel, a ponto do povo salvar sua vida da morte, quando a determinação de seu pai Saul era de matá-lo, por haver desobedecido ao mandato real (1 Sm 14.1-46). O afeto que existia entre ele e o seu pai foi interrompido quando a insanidade Saúl se tornou mais evidente. Com a morte de Golias pelas mãos de Davi, Jonatas encontrou nele um amigo, e o amou como à sua própria alma (1 Sm 18.1). No mesmo dia eles fizeram aliança entre si e Jonatas se despojou da sua capa, de seus vestidos, da sua espada, arco e cinto, e os presenteou à David (1 Sm 18.3,4). Quando Saul iniciou sua perseguição contra Davi, Jonatas juntou-se à causa de Davi, protegendo-o diante de seu pai, pois sabia que um dia ele viria a ser rei em Israel (1 Sm 20:34).Após uma carreira cheia de incidentes, interligada, em grande medida, com a de Davi, ele morreu juntamente com o seu pai e irmãos na batalha de Gilboa (1 Sm 31:2, 8). Foi sepultado primeiro em Jabes-Gileade mas foi depois transferido para Zela, em Benjamim, juntamente com Saul (2 Sm 21:12-14). A sua morte deu origem à famosa lamentação de David, o “Cântico do Arco” (2Sm 1:17-27). Jonatas deixou um filho de cinco anos, Meribe-Baal ou Mefibosete, o qual era aleijado dos pés (2 Sm 4:4; 1 Cr 8:34). Anos depois, Davi demonstra seu amor e aliança para com Jonatas, quando recebe a Mefibosete, trazendo-o de Lo-Debar para o palácio, sustentando e restituindo-o todas as terras que pertenciam a Saul e Jonatas.