Editorial

LUTANDO POR UMA CAUSA

Ezequias Amâncio Marins Brasil

Brasileiro, pastor, professor e articulista

Eu admiro muito as pessoas que lutam por uma causa durante a vida. São sonhadores, idealizadores, homens e mulheres que superam seus próprios limites em prol de uma luta que para elas se apresenta vital. Posso citar dentre outros, Napoleão Bonaparte e seu desejo de poder, Cristovão Colombo e sua visão de descobridor de novas terras, Giusepe Garibaldi e sua luta pela Itália unida, Martinho Lutero e seu sonho de reforma na igreja, enfim homens e mulheres do passado que morreram defendendo uma causa. Hoje em dia, infelizmente as pessoas tem sofrido um vazio de sentido, o que tem provocado uma atitude para com a vida de pessimismo. Jesus então volta seus olhos e diz: "Levantai os vossos olhos e vede os campos que já estão brancos para a ceifa. Quem ceifa já está recebendo recompensa, e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem." (João 4.35,36). Olhos levantados, significa tomar posição de conquista. Olhos para baixo, é pensamento rasteiro, olhos para os lados, é pensamento nos sucessos dos outros, olhos erguidos, é pensamento no Deus que nos dá a vitória. Há pessoas que se acostumam a viver de cabeça baixa. Não sonham, não idealizam e com isso estão sempre acumulando derrotas na vida. O que hoje é mais importante para você: comer a comida que perece ou a chegada do Reino de Deus com grande glória em nossos dias? A Bíblia recomenda: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33). Isto significa que trabalhar pela concretização dos valores do Reino de Deus aqui na terra deve inquietar o seu coração. O verso 36 sintetiza esse princípio: "Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem." Ora, quem ceifa, é você. E você quando ceifa, isto é, quando colhe os resultados de seus sonhos e projetos na vida, você já está recebendo sua recompensa, e está também ajuntando fruto para a vida eterna. Agora, o texto termina dizendo: "para o que semeia (ora quem semeia é Deus, ele é o doador da vida), e o que ceifa (você é quem ceifa) juntamente se regozijem." Por isso, nossas vitórias antes de serem nossas são de Deus, isto porque, nossas lutas antes de serem nossas são de Deus!

Glossário

PACIÊNCIA

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC, na Flórida - Estados Unidos

Paciência do grego "Hupomone" quer dizer suportar, tolerar, subsistir, persistir – em submissão. Paciência é uma qualidade que muitas vezes falta nas pessoas. A paciência na Bíblia é saber suportar, tolerar, persistir em submissão. Não é ficar inativo, sem reação, acomodado; mas continuar trabalhando, lutando, amando, esperando no Senhor, esperando e confiando em suas promessas... Assim como Jó (Tg 5.11); e como a Igreja de Éfeso (Ap 2.2,3). Por isso Jesus diz quando fala sobre os fins dos tempos: “Na vossa paciência (resignação, tolerância, resistência, sofrimento) possui as vossas almas” – Lc 21.19. Paciência ou longanimidade não é transferida de uma pessoa para outra, mas é uma das características do fruto do espírito, que é produzido através da ação do Espírito em nossa vida; segundo a liberdade que dermos à Ele para trabalhar em nós (Gl 5.22). A semente da paciência cresce fertilmente nas tribulações e nas provações que passamos por Deus, para fazer-nos amadurecer (Tg 1.2,3). Paulo ensina que como ministros (obreiros) de Deus, ele e nós temos que ser recomendáveis em tudo: na muita paciência! (2 Co 6.4). A Bíblia nos ensina que precisamos de paciência para alcançarmos as promessas (Hb 10.36). A vontade de Deus tem que ser cumprida, independente da promessa, do tempo, ou das circunstâncias. Após feita a vontade de Deus, então se precisa de paciência para alcançar a promessa (1Sm 13.8-13). Precisamos de paciência também para esperar a vinda do Senhor (Tg 5.7,8). Como lavrador, ninguém põe uma semente na terra, e espera que no outro dia esteja colhendo o seu fruto. Existe o tempo de germinar, de crescer, de florescer e frutificar. Precisamos de paciência para passar pelas tribulações (Rm 12.12). Devemos nos gloriar na tribulação, pela qual é produzida em nós a paciência (Rm 5.3-5). Uma pessoa que abandona o trabalho ou sua responsabilidade no primeiro desafio ou confrontação que enfrenta, este nunca alcançará a experiência. Ninguém nasce com paciência... Ela frutifica e cresce! Que saibamos esperar no Senhor, para que Ele, ao seu tempo, glorifique o Seu nome em nós!

Esboço

PACIÊNCIA: EVITANDO AS DISSENSÕES

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC, na Flórida - EUA



Texto de Memorização
"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação[...]." (Romanos 12.12)
Texto da Lição
Tiago 5.7-11

Tg 5.7 - Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. 8 - Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. 9 - Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. 10 - Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. 11 - Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
    1. A NECESSIDADE DO EXERCÍCIO DA PACIÊNCIA
  1. Para alcançar as promessas: Hb 10.36; 12.1,2; Sl 40.1
  2. Para passar pelas tribulações: Rm 12.12; Lc 21.18,19; 2 Ts 1.4,5; Ap 3.10
  3. Para funcionalidade do Corpo de Cristo: Pv 10.12; 1 Ts 5.14; Rm 4.1-3; 15.1-5
    2. O FRUTO DA PACIÊNCIA GERA NO CRENTE
  1. Experiência com Deus: Rm 5.3,4; Hb 5.13,14; Tg 5.10,11
  2. Disciplina própria: 2 Tm 3.10-14; Pv 23.12
  3. Maturidade cristã: Tg 1.2-4; 1 Co 3.3; Ef 4.14-16
    3. O CUIDADO CONTRA AS DISSENSÕES E CONTENDAS
  1. Cria divisões e ressentimentos: 1 Co 1.10; 3 Jo 1.9,10; Mt 12.25
  2. Promove escândalos: Rm 16.17; 2 Co 6.3-4; Mt 18.6
  3. Gera insubmissão e desobediência: Fp 2.3; Pv 6.14; 2 Tm 2.23,24