Editorial

LUTANDO POR UMA CAUSA

Ezequias Amâncio Marins Brasil

Brasileiro, pastor, professor e articulista

Eu admiro muito as pessoas que lutam por uma causa durante a vida. São sonhadores, idealizadores, homens e mulheres que superam seus próprios limites em prol de uma luta que para elas se apresenta vital. Posso citar dentre outros, Napoleão Bonaparte e seu desejo de poder, Cristovão Colombo e sua visão de descobridor de novas terras, Giusepe Garibaldi e sua luta pela Itália unida, Martinho Lutero e seu sonho de reforma na igreja, enfim homens e mulheres do passado que morreram defendendo uma causa. Hoje em dia, infelizmente as pessoas tem sofrido um vazio de sentido, o que tem provocado uma atitude para com a vida de pessimismo. Jesus então volta seus olhos e diz: "Levantai os vossos olhos e vede os campos que já estão brancos para a ceifa. Quem ceifa já está recebendo recompensa, e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem." (João 4.35,36). Olhos levantados, significa tomar posição de conquista. Olhos para baixo, é pensamento rasteiro, olhos para os lados, é pensamento nos sucessos dos outros, olhos erguidos, é pensamento no Deus que nos dá a vitória. Há pessoas que se acostumam a viver de cabeça baixa. Não sonham, não idealizam e com isso estão sempre acumulando derrotas na vida. O que hoje é mais importante para você: comer a comida que perece ou a chegada do Reino de Deus com grande glória em nossos dias? A Bíblia recomenda: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33). Isto significa que trabalhar pela concretização dos valores do Reino de Deus aqui na terra deve inquietar o seu coração. O verso 36 sintetiza esse princípio: "Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem." Ora, quem ceifa, é você. E você quando ceifa, isto é, quando colhe os resultados de seus sonhos e projetos na vida, você já está recebendo sua recompensa, e está também ajuntando fruto para a vida eterna. Agora, o texto termina dizendo: "para o que semeia (ora quem semeia é Deus, ele é o doador da vida), e o que ceifa (você é quem ceifa) juntamente se regozijem." Por isso, nossas vitórias antes de serem nossas são de Deus, isto porque, nossas lutas antes de serem nossas são de Deus!

Glossário

CONTENDA

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC, na Flórida - Estados Unidos

Alteração, controvérsia, debate, disputa, litígio, demanda ou guerra. Segundo a definição, a contenda pode vir como fruto de uma discórdia entre duas ou mais pessoas, entre dois ou mais grupos. Ao lermos a carta do Apóstolo Paulo aos Gálatas no capítulo cinco, vemos a contenda como obra da carne em muitas palavras sinônimas como: inimizades, porfias, emulações (rivalidades), pelejas e dissensões (Gl 5.20). A contenda como a inimizade, portanto, é fruto da natureza pecaminosa que está no homem. Deus não criou o homem para que este contendesse com o seu próximo mas para que o amasse e tivesse paz uns com os outros. A inimizade em geral é resultado da soberba (Pv 6.16,17), e muitas vezes, as inimizades acabam gerando facções e divisões, até mesmo dentro da igreja (1 Co 1.12,13). Há uma antagonia entre a contenda e o amor. Basicamente a contenda vem pelo homem buscar o seu próprio interesse, o amor ao contrário, pois “não busca os seus interesses" (1 Co 13.5). Ao lermos sobre a contenda entre os pastores de Abrão com os pastores de Ló vemos que o problema básico era que tanto um quanto outro queriam habitar em um lugar que não podia conter a todos, era um conflito de interesses (Gn 13.6,7). Outro antagonismo entre a contenda e o amor está em sabermos que a contenda é inflamada pelo ódio (Pv 10.12a, 30.33), enquanto o amor promove a união (At 2.44; 1 Jo 4.7). O ódio no coração pecaminoso do homem busca as mais diversas diferenças entre o próprio ser humano para incitar contendas e colocar pessoas ou grupo de pessoas umas contra as outras. Mas o amor de Deus é aquele que nos ensina que todos somos criados com igual capacidade independentemente de raça, cultura ou condição social. E esse amor prova-nos isso ao colocar juntos em um só grupo o varredor de rua com o gerente do banco, o Iraquiano com o Americano, o formado em engenharia nuclear com o analfabeto. Esse grupo é chamado Igreja que, mesmo mostrando que há diferenças entre os homens, também mostra que elas não são motivo para qualquer contenda. A Bíblia ainda nos ensina que as pessoas altivas são grandes levantadoras de contendas (Pv 13.10a; 28.25a). Uma vez que não conseguem se humilhar nunca concordam com nada. Não sejamos contenciosos! Deus chama o crente para usufruir paz com Deus, paz com seu próximo e paz consigo mesmo.

Esboço

PAZ DE DEUS: ANTÍDOTO CONTRA AS INIMIZADES

Pb. Mbaxi de Sousa Cabral Estados Unidos

Angolano, Presbítero, Professor da EBD, Músico e Diretor do Youth Alive



Texto de Memorização
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração , nem se atemorize" (João 14.27)
Texto da Lição
Efésios 2.11-17

Ef 2.11 - Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens. 12 - Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. 13 - Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, 15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, 16 - E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. 17 - E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto.
    1. INIMIZADES NA ÉPOCA VETEROTESTAMENTÁRIA
  1. Causada por Lúcifer – Contra o Reino de Deus: Is 14:12-14; Ez 28:13-17
  2. Causada por Absalão – Contra o Trono de Davi: 2 Sm 15:1-6; 18:12-15
  3. Causada por Adonias – Contra o Reinado de Salomão: I Rs 2:12-26
    2. JESUS, O PRINCIPE DA PAZ
  1. Faz do crente um pacificador: Mt 5:9; 2Cor 5:17-20
  2. Reconcilia governos: Lc 23:8-12
  3. Reconcilia o homem com Deus: Rm 5:1; Ef 2:14-17
    3. COMBATENDO AS INIMIZADES NA VIDA CRISTÃ
  1. Exercitando a reciprocidade do amor: Rm 12:9,10,15-19; 13:8; Cl 3:14,15; 1Pe 3:8,11
  2. Exercitando o perdão mútuo: Mt 5:22-24; Cl 3:12,13; Heb 12:14-15
  3. Rejeitando a sedição contra a liderança: Nm 12:1-10, 14:26-30; Rm 13:1-2