Editorial

VIVEMOS PARA O SENHOR

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, Presidente Região Sudeste – CONFRADEB, na Flórida, EUA

Bem que Deus poderia ter-nos transladado aos céus no momento de nossa decisão. Com certeza, como foi com o ladrão da cruz, não haveria nenhuma necessidade de sofrermos todas as expectativas e sofrimentos da vida, enquanto aqui caminhamos como peregrinos na preparação da nossa tão almejada vida eterna. E todos nós sabemos que o processo de nossa santificação é continuo, e só terminará quando tombarmos nossos corpos mortais, dando cumprimento ao grande juízo Divino em Gênesis 3:19, “até que tornes a terra, porque dela fostes tomado; pois és pó, e ao pó tornarás”. Mas foi assim que ele quis! Existe um propósito soberano, porque de outra forma ele poderia ter nos perdoado, nos regenerado e nos transladado aos céus a fim de se evitar deslizes, sofrimentos e, muitas vezes, perda da salvação. Mas foi assim que ele quis! Por que estamos aqui? Por que ele não nos transportou para o nosso futuro paraíso? Porque o exército santo do Senhor, todavia está no campo arriçado da batalha, e que muitas vezes parece infinda? Por que o povo eleito e santo do Senhor caminham a vândalo nesta terra, neste mundo cão, quando ele simplesmente por um dito dos seus sacrossantos lábios poderia nos tomar todos para está com ele na sua glória? A resposta é única e veraz: estamos aqui para “vivermos para ele”! Estamos aqui para sermos o sal da terra, afim de ela não se apodreça antes do tempo de milhares virem às praias do Reino de Deus! Estamos aqui para sermos o farol indicador para que esta grande nave não naufrague indo de encontro aos icibergues desta vida, e seus escombros se percam nas tormentas deste mundo provocado pelo seu príncipe - Satanás! Sim, meu amado irmão, minha amada irmã, você está aqui para que o juízo de Deus não apanhe adolescentes, jovens, velhos e famílias inteiras despreparadas sem terem sequer um advogado para interceder pela sua causa no grande juízo! Estamos aqui para glorificarmos seu nome através de nossas vidas, nosso incansável trabalho e nossa contínua exposição ao mal. Por esta exposição de causa, Estevão, o grande expositor histórico do apostolado, teve sua vida prematuramente ceifada ao paraíso! Estamos aqui como, pela fé, vendo os príncipes andando a pé, e nós pujantes a cavalo – “pois nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus.”! Sim, estamos aqui, e daqui não sairemos até que ele diga: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Amém!

Glossário

PATRIARCA ABRAÃO

Domingos Tito Sacataco Estados Unidos

Angolano, Evangelista na IPB, na Florida, EUA

O nome Abraão é originário do hebraico Abhrãhãm que significa "pai de uma multidão". Abraão foi um dos patriarcas bíblicos e um nome célebre em todo o Oriente antigo. Sobre sua genealogia sabe-se que era filho de Terá e descendente de Sem. Nasceu em Ur dos Caldeus onde casou-se com Sarai (Gn 11.27-31) e foi mais tarde chamado por Deus para possuir uma terra prometida (At 7.2-4). Saiu da Mesopotâmia acompanhado de sua esposa, seu pai e seu sobrinho Ló. Em Harã, seu pai veio a falecer e logo depois por intrigas estre seus trabalhadores Abrão se separa de Ló. Deus então esclarece um pouco mais a chamada a Abrão. Primeiro muda seu nome para Abraão, e o de sua esposa para Sara; promete-lhe um filho  e mais tarde estabelece o pacto da circuncisão. Ainda que Sara era estéril e já em sua muita idade perdido o costume das mulheres, Deus fez Abraão ser pai de Isaque aos 100 anos de idade (Gn 21.5). Antes porém, Abraão gerou de Hagar, serva de Sara um filho cujo nome era Ismael de cuja raíz genealógica descende o povo Árabe. Em Isaque, o filho da promessa, Abraão torna-se o pai da nação de Israel, portanto, do povo judeu. Tendo sida provada a sua fé, através do pedido de Deus em sacrificar a Isaque , Abraão torna-se o "pai da fé", através do qual tornam-se benditas as nações da terra, fazendo todo o salvo em Cristo Jesus, descendente de Abraão como filhos da fé (Gl 4.7-9). Depois da morte de Sara, Abraão ainda casa-se com Quetura da qual lhe nasceram outros seis filhos ((Gn 25.1-2). Abraão morreu em boa velhice e farto de dias e foi sepultado por Isaque e Ismael, na cova de Macpela, no campo de Efrom, em Hebrom.

Esboço

ABRAÃO, A ESPERANÇA DO PAI DA FÉ

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Secretária Executiva da IPB e SWM, Professora EBD na Flórida, EUA



Texto de Memorização
"Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia." (Hebreus 11.8).
Texto da Lição
Gênesis 12.1-10

Gn 12.1 - Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 - E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 - Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 - E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. 6 - E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra. 7 - E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 8 - E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. 9 - Depois caminhou Abrão dali, seguindo ainda para o lado do sul. 10 - E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.
    1. TENDO FÉ PARA OBEDECER O CHAMADO DE DEUS
  1. Deixando sua terra: Gn 12.1; 15.7; Hb 11.8
  2. Deixando sua parentela: Gn 12.1; At 7.3,4
  3. Deixando seus deuses: Js 24.2; Gn 31.53

 

    2. QUANDO AS CRISES DESAFIAM A PROVISÃO DE DEUS
  1. No contrito dos servos e familiares: Gn 13.5-9
  2. Na escassez da terra: Gn 12.8-10; 26.1
  3. Na esterelidade da esposa: Gn 11.30; 15.3; 16.1-2; Hb 11.11
    3. ABRAÃO CRÊ E RECEBE AS PROMESSAS DE DEUS
  1. A promessa de uma terra: Gn 12.7; 13.14,15; 15.18-21
  2. A promessa de uma descendência: Gn 13.16; 15.4,5; Hb 11.12
  3. A promessa de abençoar as nações: Gn 12.3; 20.17,18