Editorial

SINAIS DA VINDA DE JESUS - PARTE 3: ISLÃ

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB

O relato bíblico reconta que dois povos saíram dos lombos de Abraão. Isaque, o filho da promessa, por Sara, e Ismael, o filho de Agar, a serva egípcia. Ao filho de Agar, Deus prometeu que seira um povo numeroso, guerreiro e que habitaria diante da face de seus irmãos (Gn 16.10-12). Ismael é genealogicamente o pai do povo árabe. No séc. VII, os descendentes de Ismael já era um povo deveras populoso, enquanto os descendentes de Isaque, os judeus, estavam nesta época, dispersos por diversas nações, desde a diáspora causada pela destruição de Jerusalém pelos romanos em 70 d.C. Em 610, um jovem árabe, chamado Maomé, recebeu sua primeira revelação da parte de Alá (segundo ele o único Deus, mesmo dos judeus e cristãos). Essas revelações deram luz ao Alcorão ou Corão, o livro sagrado desta nova religião chamada islamismo. As revelações lhes eram trazidas, em sua maior parte, por um anjo chamado Gabriel. Vale destacar que neste tempo a humanidade já contava com a totalidade das Escrituras Sagradas, tanto o Antigo como o Novo Testamento. O Corão, possuindo relatos históricos destorcidos das Escrituras, levou Maomé a acusar os judeus e cristãos de falsificarem a Palavra de Deus, sendo assim necessário uma derradeira revelação fiél à Alá. O islamismo cresceu muitíssimo nos séculos seguintes pela força, e como vemos hoje, domina o Oriente Médio. Vejamos alguns importantes ensinos com base no Corão e no hadith (coleção literárica de tradição islâmica, escrito por seguidores de Maomé, em relação às suas palavras e ações): • Paraíso é merecido pelas obras (Surah 36:54) • Jihad – guerra santa pelo islamismo (Surah 8:16; 9:38,39) • Infiéis devem se converter ou morrer (Surah 9:5) • Os judeus foram rejeitados por Alá por sua incredulidade, seus pecados, sua ganância e suas heresias (Surah 5:78; 2:91; 2:75; 9:30) • O islamismo deve e vai tornar-se a religião mundial (Surah 8:39) • Todos os judeus devem morrer, e Israel não pode tomar a terra santa islâmica (Al-aqsa Mosque, Mesquita de Omar – Surah 17:1) • O dia da ressurreição só virá depois que o último judeu for morto (Al Bukhari) A formação do Estado de Israel em 1948 foi o estopin para os islâmicos. Tentaram promover guerras e perderam. Nasce a Muslim Brotherhood (Irmandade Islâmica) e a partir dela grupos de guerreiros do jihad (conhecidas no oeste como grupos terroristas) que querem derrubar os governos corruptos do Oriente Médio e substituí-los por governos puramente islâmicos. Israel é conhecido por eles como o pequeno Satã e os EUA como o grande Satã, os quais são inimigos do islã. Os islâmicos fora durante a história um império – Califado, substituido pelo Otomano. Hoje, islâmicos em todo o mundo propagam o renascimento do Califado, e conferências tem sido realizadas em todo o mundo, inclusive nos EUA. A Igreja Católica recém divulgou que já o número de mulçumanos suplantou o número de católicos. O que é ainda mais fascinante é a crença dos Xiitas (seita islâmica dominante no Irã) sobre os fins dos tempos. Eles estão esperando o reaparecimento do 12th Imam, conhecido por Mahdi, seu “messias”, um homem que governará o Império Mulçumano e os levará a dominar o mundo, para um mundo islâmico de paz e prosperidade. O presidente e o líder supremo do Irã é um exemplo vivo dessa fé, a qual ele, Ahmadinejad, tem declarado abertamente, inclusive em reuniões das Nações Unidas, em Nova Yorke. Mas o que é ainda mais traumático é que eles creem que podem apressar o aparecimento do Mahdi provocando cáos na humanidade, por isso, o Irã é relutante em adquirir bombas nucleares. Este Mahdi liderará os islâmicos na conquista do mundo, liderará o mundo por sete anos. A escatologia islâmica é uma cópia idêntica, mas revertida, da escatologia bíblica. O inimigo está preparando a estes fiéis islâmicos para apoiarem o Anticristo quando este se manifeste. Mas quem é o Irã na profecia bíblica? O primeiro aliado de Gogue – a Pérsia (Ez 38.3-5)!

Glossário

RECOMPENSA DO FIEL

Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, camerógrafa, Grupo Shebach, cooperadora e professora da EBD

Recompensa significa ato ou efeito de recompensar, premiar, retribuir, galardoar. Existem dois tipos de recompensas: material e espiritual. A material é aquela que pode ser dada por um irmão em Cristo, um membro de família, por um patrão no trabalho; um carro, dinheiro, etc. Mas a maior e melhor é a espiritual que somente Deus pode dar. O vocábulo bíblico mais usado para recompensa é galardão. Todo o crente fiel receberá um galardão prometido por Jesus à sua igreja. "Eis que cedo venho e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo as suas obras" (Ap 22.12). No Antigo Testamento existem três palavras da raiz hebraica que se refere ao galardão, das quais as principais são: sãkhãr e shõhadl. Estas significam salário ou pagamento por um trabalho realizado honestamente. Por exemplo, o rei Saul ofereceu como recompensa sua filha e riquezas, para quem enfrentasse e matasse a Golias. Asa, um rei que buscou a Deus no tempo de seu reinado, juntou o povo de Israel, e convidou-os a trabalharem esforçadamente. Eles tiraram os ídolos, limparam a casa do Senhor, ofereceram sacrifícios a Deus, jejuaram e serviram com sinceridade ao Senhor. Por isso, Deus os prometeu uma recompensa fiel (2 Cr 15.7). Todo galardão expressa o caráter e o coração de quem está proporcionando. Recompensa não é uma dádiva. A dádiva se recebe de graça e muitas vezes sem nenhum mérito. Mas a recompensa ou galardão é um pagamento de reconhecimento a alguém por um ou mais feitos. Não se galardoa alguém que não fez nada. A Palavra de Jesus é clara em Apocalipse, que Ele tem o galardão para dar aqueles que trabalharam, de acordo com as obras que Ele reconhece (1 Co 3.8). Ele não somente recompensará as obras, mas também a obediência e fidelidade de cada salvo em prol do Reino de Deus. A igreja que ama ao Senhor trabalha não para receber um galardão, mas pelo que Deus faz e é pra ela. O apóstolo Paulo ao escrever sua carta aos irmãos da igreja de Corinto os assegurou da promessa divina - a recompensa do seu trabalho, incentivando a não desfalecer, mas a continuar fiéis Àquele que os chamou e salvou: ”Portanto meus amados irmãos, sede firmes e constantes sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Co 15.58). Deus é justo e fiel para cumprir o que Ele prometeu.

Esboço

O TRIBUNAL DE CRISTO E OS GALARDÕES

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, Presidente da Regional Sudeste – CONFRADEB, na Flórida, EUA



Texto de Memorização
"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal." (2 Corintios 5.10).
Texto da Lição
1 Corintios 3.11-15

1 Co 3.11 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 - E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 - A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 - Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 - Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
    1. Os Três Julgamentos do Fim
  1. O Julgamento da Igreja: Rm 14.10; 2 Co 5.10
  2. O Julgamento de Israel: Mt 25.34; Ap 14.4
  3. O Julgamento das Nações: Mt 25.34; Jl 3.1,2
    2. O Tribunal de Cristo
  1. Sua Localização — Terceiro Céu: 1 Ts 4.13-17
  2. Seu Tempo — Seguido do Arrebatamento da Igreja: 2 Ts 2.1
  3. Sua Finalidade — Recompença dos Justos: Ap 22.12
    3. Os Fatos do Julgamento
  1. O Trabalho dos Crentes: Jo 6.27
  2. Os Talentos dos Crentes: Mt 25.15
  3. A Atitude dos crentes: Mt 16.16