Editorial

ABANDONAI TODA ESPERANÇA

Prof. Nils  Bergstén Brasil

Brasileiro, professor, articulista e missionário.

O Texto de Lucas 16.19-26 afirma que há uma existência após a morte. Na verdade, o homem nunca morre; quem morre é o corpo, mas a alma do homem permanece viva e lúcida, dotada de consciência, memória e razão. Os justos “irão para a vida eterna” (Mateus 25:46), uma existência infinitamente melhor que a daqui. Os pecadores “serão lançados no inferno, e todas as gentes que se esquecem de Deus” (Salmo 9:17). Hades é a palavra grega que significa inferno. Não existe um lugar intermediário, uma coluna do meio, onde os mortos purgam seus pecados para depois entrarem no céu. Quem morre sem que seus pecados tenham sido perdoados, é julgado no Trono Branco (Apocalipse 20.11-15), sentenciado à morte eterna, tendo como prisão o inferno para sempre, e “não pode passar de lá para cá”. É doloroso demais para ser verdade! Quando Dante Alighieri escrevia sua obra imortal Divina Comédia, com certeza tinha lido o Evangelho de Lucas, pois na entrada do inferno imaginou uma inscrição pavorosa: “Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate” - abandonai toda esperança, vós que entrais! Por que um homem é lançado no inferno? Porque foi julgado, e achado culpado diante de Deus. “Deus há de julgar os segredos dos homens” (Romanos 2:16); “pesado foste na balança e foste achado em falta” (Daniel 5: 27); “tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho... os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna” (2 Tessalonicenses 1:8,9); “aos homens esta ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o Juízo” (Hebreus 9:27). Quando um homem se apresentar perante o Tribunal de Deus, sem que seus pecados tenham sido perdoados, uma só será a sua sentença, pois “a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4). Mas... se a Bíblia diz que “todos pecaram” (Romanos 3:23), e que Deus castiga “toda transgressão e desobediência” (Hebreus 2:2), quem pode então salvar-se? Ou será que Deus tem prazer em mandar pessoas para o inferno? Muito pelo contrário: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Único para que todo aquele que n'Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna” (João 3:16). E se Deus “nem mesmo ao seu próprio Filho poupou, antes o entregou [à morte] por todos nós” (Romanos 8:32), como teria Ele prazer com nossa desgraça? "não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei" (Ezequiel 18:32). Em Sua Palavra, Deus se comprometeu com nossa salvação: “Eu os remirei da violência do inferno” (Oséias 13:14). Deus é amor, mas também é justiça! Quando o homem pecou, Deus o condenou à morte: provou que é Justo. Mas aplicou este castigo no seu próprio Filho, quando este levou “em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro” (1 Pedro 2:24). Deus “prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Por ter assumido as nossas culpas, Jesus morreu. Mas, por não ter pecado próprio Jesus ressuscitou e agora “pode salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus” (Hebreus 7:25). Ele tem “as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1 :18), e irá para o inferno quem rejeitar o seu perdão! Somente pela fé obteremos o perdão de Deus. E as boas obras? “A obra de Deus é esta que creiais n'Aquele que Ele enviou” (João 6:29). A fé verdadeira se expressa em arrependimento e conversão: “arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19); “arrependei-vos e crede no Evangelho” (Marcos 1:15). Expressa-se também na entrega da vida a Jesus: “que Cristo habite, pela fé, nos vossos corações” (Efésios 3:17). E, “justificados pela fé, temos paz com Deus” (Romanos 5:1). É urgente? Sim Jesus “tem, na terra, o poder de perdoar pecados(Marcos 2:10), e “eis aqui, agora, o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2). Ninguém pode garantir que estará vivo amanhã. Então, por que adiar a decisão mais importante de toda a vida? “Vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, para que o pecado não vos leve à perdição” (Ezequiel 18:30).

Glossário

PROFETA ELISEU

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, camerógrafa, Grupo Shebach, cooperadora e professora da EBD..

Eliseu foi um homem de Deus que tinha convição da sua chamada. Seu nome é derivado do hebraico e significa Deus é Salvação. Foi escolhido por Deus para ser sucessor do profeta Elias (1 Rs 19.16). Ao saber disto, não deixou Elias até o último momento de sua vida. Ele foi servo fiel à Elias até ao fim (2 Rs 2.15; 3.11). Ao acompanhar de perto o ministério de Elias, ele sabia que para servir ao Deus de Israel, tinha que ter unção do Espírito de Deus. Por isso antes de Elias ser levado ao céu num redemoinho, Eliseu pediu porção dobrada do Espírito. Seu pedido foi atendido. Assim reconheceram e testificaram os filhos dos profetas ao presenciarem seu primeiro milagre. Exerceu seu ministério profético no século IX a.C nos reinados de Acabe, Acazias, Jeorão, Jeú, Jeoacaz e Joás, num período de mais de cinquenta anos. Como profeta, Eliseu trazia mensagens de Deus, não somente para o povo, mas principalmente para os reis que eram os líderes da nação. Trazendo solução e resposta, como foi no tempo de fome em Samaria, estando esta cercada. Deus, atravéz de Eliseu, anuncia abundância de comida para breve, mostrando assim, a intervenção Divina sobre seu povo. Portanto, a história de sua vida foi marcada pela porção dobrada dos milagres realizados por Elias. Entre estes, a Bíblia relata 16 milagres realizados por Deus através de Eliseu: Dividiu as águas do rio jordão com a capa e passou em seco (2 Rs 2.13,14); Tornou saudáveis as águas más do manancial em Jericó (que até hoje regam um bananal que se situa perto da cidade, por isso, a terra é fertil - 2 Rs 2.19-22); Amaldiçou a 42 rapazes que o chamaram de calvo, e uma ursa os devorou a todos (2 Rs 2.23); Mandou os reis de Israel, Judá e Edom cavarem covas no deserto, e água surgiu para dar de beber ao exército (2 Rs 3.9-19); Multiplicou o azeite da viúva no tempo da seca (2 Rs 4.1-7); Profetizou e Deus deu um filho a Sunamita (2 Rs 4.14-17); Ressucitou o filho da mulher sunamita (2 Rs 4.18-37); Purificou um guisado envenenado (2 Rs 4.38-41); Mutiplicou 20 pães das primícias, que saciou a cem homens (2 Rs 4.42-44); Curou a Naamã da lepra (2 Rs 5.1-14); Tornou a Geazi leprozo (2 Rs 5.15-27); Fêz o ferro do machado flutuar no rio (2 Rs 6.1-7); Orou para que Deus abrisse os olhos de seu servo (2 Rs 6.15-17); Feriu o exército dos síros, de cegueira (2 Rs 6.8-18); Profetiza abundancia de víveres e morte do príncipe do rei (2 Rs 7). No fim de sua vida, Eliseu adoece e morre. O último milagre foi o mais extraordinário: depois de morto, lançaram o cadáver de um homem na sua sepultura; o qual, a tocar nos ossos do profeta, reviveu (2 Rs 13.20,21).

Esboço

OS MILAGRES DE ELISEU

Mbaxi Divaldo Cabral Estados Unidos

Angolano, presbítero, professor da Escola Bíblica Dominical e músico.



Texto de Memorização
“Ora o rei falava a Geazi, servo do homem de Deus, dizendo: conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito" (2 Reis 8.4).
Texto da Lição
2 Reis 2.9-14  (ARC) 9 - Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. 10 - E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. 11 - E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12 - O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. 13 - Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. 14 - E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.
    1. REALIZADOS NO PRINCÍPIO DO SEU MINISTÉRIO
  1. Manifestam um Deus onipotente: 2 Rs 2:13,14; Ex 14.15-31; Js 3:1-17
  2. Manifestam um Deus que muda situações: 2 Rs 2:19-22; Ex 15:22-25
  3. Manifestam um Deus de provisão: 2 Rs 4:1-7; Sl 37:25; Mc 6.35-42; Fp 4:19
    2. REALIZADOS NO MEIO DO SEU MINISTÉRIO  
  1. Alegam um Deus que ressuscita mortos: 2 Rs 4:18-37; Lc 7:11-17; Jo 11:38-45
  2. Alegam um Deus que sacia o homem: 2 Rs 4:42-44; Lc 9:10-17; Jo 7:37-39
  3. Alegam um Deus que cura: 2 Rs 5:1-14; Ex 15:26; Lucas 17:11-19
    3. REALIZADOS NO FINAL DO SEU MINISTÉRIO  
  1. Revelam um Deus que não tolera o pecado: 2 Rs 5:15-27; Js 7:1-26; Gl 6:7
  2. Revelam um Deus superior as leis da ciência: 2 Rs 5:15-27; Mt 14:22-33
  3. Revelam um Deus que peleja pelos seus: 2 Rs 6:8-23; Jz 7:9-21