Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 22 de Janeiro de 2012 Ano XX  Lição Nº 04


 

VENDE-SE UM CANTOR GOSPEL

Marcos Góes Brasil

Brasileiro, pastor, professor, articulista.


“Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras...” (Ezequiel 28.16). Eles estão por toda a parte e são fáceis de achar. Para todos os gostos e estilos, são capazes de trazer entretenimento a todo o tipo de pessoa ou culto, quer tradicional ou pentecostal. Contextualizados e treinados nos chavões e no evangeliquês convincente, eles contagiam de maneira eletrizante as multidões e são capazes de envolver a muitos numa atmosfera religiosa em nome de Deus. Para contratar os seus serviços não é tão simples assim, requer o cumprimento de uma gama de exigências, procedimentos inimagináveis que contando é impossível de se acreditar. Grandes somas em dinheiro, toalhas brancas, carros conversíveis ou limusines, hotéis do mais alto padrão e número exigido em cada culto, para que a audiência não seja medíocre, são algumas das exigências solicitadas por grande parte deles. Num resumo bem rápido, é este o perfil dos cantores gospel que perfazem nosso cenário musical evangélico do Brasil. Conheci o meio da música cristã em tempos remotos, lá pelo final da década de 70 e início da de 80, através de um cara magro, camisa semiaberta mostrando o peito cabeludo, com uma única mochila nas costa e um violão: Janires era o nome dele. Este veio a ser mais tarde um dos meus mentores e também meu padrinho da casamento. Líder do Rebanhão, toda a semana eu viajava com ele para as maiores aventuras que já vivi na vida em termos de evangelização comprometida com o Reino de Deus. Saíamos à noite em cima de um caminhão cheio de caixas de som rumo aos teatros do Rio de Janeiro para fazermos um culto. O que eu fazia? Eu era o carregador de caixas! Eu fazia isso muito feliz. Janires e o Rebanhão, juntamente com Helena Brandão iam aos teatros falar do amor de Deus não só para o povo mais simples, mas, principalmente, para os artistas. Na plateia vi muitas vezes artistas renomados chorando ao ouvir a música e também o forte testemunho daquela mulher. Eu chorava também! Num canto do auditório, às vezes na penumbra, ficava imaginando se algum dia teria a oportunidade de fazer aquilo através da musica, falando do amor de Deus, e constatar muitos se entregando ao Senhor Jesus através do meu testemunho e da manifestação do Senhor Jesus usando a minha vida. Janires morreu! O pão com mortadela, a boleia do caminhão e as caixas de som JBL pesadíssimas! Tudo isso se passou, mas algo ficou gravado com fogo dentro de mim: o forte testemunho daquele homem de Deus somente com as suas atitudes. Todas as vezes em que olhei para Janires, vi que ele não se preocupava com nada para si, as pessoas a sua volta vinham em primeiro lugar. Ao conversar com ele, você sentia sua enorme gratidão pela salvação de sua vida dada pelo nosso Deus, e por isso ele não parava de pregar esta maravilhosa salvação e graça sem requerer nada em troca. Sem casa para morar e muitas vezes dormindo lá em minha casa, sem sequer saber o que, e como, iria almoçar ou jantar no dia seguinte, ele foi para mim um grande exemplo de total dependência, compromisso e sinceridade no servir ao Senhor. Sem comprometimento com os homens, somente com Deus. Percebeu o contraste? Entendeu qual o sentimento que habitava no coração de alguns dos principais iniciantes da música evangélica em nosso país? O amor era o combustível e a motivação. Ministério não é negócio, não é emprego! Não se negocia, não se vende, não se troca o Reino nem o dom que vem da parte de Deus! A citação de Ezequiel acima foi para alertar sobre a multidão do comercio! Porque Satanás negociou o que Deus lhe deu, ele caiu, e caiu muito feio, pereceu!

 

NOVO TESTAMENTO

Mbaxi Divaldo Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, professor da Escola Bíblica Dominical, músico


A terminologia em pauta faz alusão à coleção de 27 manuscritos da Bíblia Sagrada que foram redigidos por homens inspirados pelo Espírito Santo de Deus num período de 1.600 anos. O vocábulo Testamento refere-se à aliança, concerto ou pacto. Em outras palavras o Novo Testamento é o novo pacto que Deus fez com o homem para salvá-lo através de sua graça por intermédio de Cristo (Lc 22.14-20; Jo 1.17, 3.16). A Bíblia Sagrada foi compilada em duas etapas. A primeira etapa foi escrita em hebraico desde o ano 1445 a.C. ao ano 450 a.C., e foi denominada de Antigo Testamento. A segunda etapa foi escrita em grego desde o ano 45 d.C. ao ano 90 d.C., e foi denominada de o Novo Testamento. Esta etapa abrange todos acontecimentos posteriores ao nascimento de Jesus encerrando com uma narrativa escatológica. Portanto, seu prólogo foi compilado num período de 50 anos, e compreende quatro principais divisões, a saber: (1) os Evangelhos sinópticos, (2) Atos dos Apóstolos ou do Espírito Santo, (3) as 21 Epístolas Paulinas e Gerais ou cartas, e (4) Apocalipse. Os Evangelhos são sinônimos de boas novas (Rm 1.16). Sua coletânea é de autoria dos seguintes apóstolos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Os evangelhos sinópticos são Cristocêntricos, retratando assim sobre o nascimento de Jesus, sua filiação, seu ministério, sua morte, sua ressurreição e ascensão; tendo uma visão homogênia em sua redação. Entretanto, sua narrativa tem uma conotação distinta em relação ao personagem central. No evangelho de Mateus, Jesus é apresentado como Rei; No evangelho de Marcos, Jesus é apresentado como Servo; No evangelho de Lucas, Jesus é apresentado como Filho do Homem; No evangelho de João, Jesus é apresentado como Filho de Deus. Os evangelhos foram remetidos para os seguintes destinatários: Mateus para os Judeus, Marcos para os Romanos, Lucas para os Gregos, e João para a Igreja. O livro de Atos foi escrito pelo doutor Lucas a Teófilo que fazia parte da igreja no ano 63 d.C. O apóstolo Paulo escreveu 13 epístolas ou cartas dirigidas aos romanos, aos coríntios, aos gálatas, aos efésios, aos filipenses, aos colossenses, aos tessalonicenses, a Timóteo, a Tito, a Filemon, e possivelmente aos hebreus, em que o seu escritor é anônimo. As restantes epístolas gerais foram de autoria dos apóstolos Tiago, Pedro, João e Judas. O livro de Apocalipse foi escrito por João. É importante realçar que depois do século II, devido a conversão de muitos gentios que não falavam o grego, o Novo Testamento foi traduzido para a versão latina e siríca. Em suma, a panorâmica histórica do Novo Testamento relata eventos inerentes à salvação da humanidade. Os Evangelhos abordam sobre o Salvador, Atos relata a abrangência da salvação entre muitos povos através do derramamento do Espírito Santo, as Epístolas frisam as doutrinas que envolvem a salvação, e Apocalipse revela o encerramento do plano salvífico entregue ao homem.

 

A PROSPERIDADE EM O NOVO TESTAMENTO

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, Departamento de Mídia, cooperadora, professora da EBD

 

Texto de Memorização

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."  (Rm 14.17).



  1. INAUGURAÇÃO DA NOVA ALIANÇA
  A porta da graça é aberta - Salvação: Jo 1.11,12; Ef 2.8; Tt 2.11
  A Igreja de Cristo é estabelecida - Cristãos: Mt 16.18; At 11.26; 2.41,46,47
  O Espírito Santo é derramado - Poder: At 2.1-4; 10.44-46; 19.6
  2. A IGREJA É ABENÇOADA ESPIRITUALMENTE
  Tem líderes com visão espiritual: Mt 9.37,38; 2Tm 1.5,6
  Tem obreiros com autoridade espiritual: At 3.4-7; 16.18
  Tem crentes com fidelidade ao Reino de Deus: 1Co 4.17; Ef 6.21; Cl 4.9
  3. A VERDADEIRA PROSPERIDADE
  É ter perfeita comunhão com Deus: At 6.8; 1Jo 1.3; Fp 1.23
  É ter abundância de paz na tribulação: Rm 5.3; 2 Co 8.2
  É ter todas as necessidades supridas: Mt 6.31-33; Fp 4.19



2 Coríntios 8.1-9 (ARC)


1 - Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedónia;
2 - Como em muita prova de tribulação houve abundáncia do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
3- Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.
4 - Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
5 - E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.
6 - De maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também acabasse esta graça entre vós.
7 - Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça.
8 - Não digo isto como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade de vosso amor.
9 - Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.


 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente. Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração. Vania DaSilva

Índice 2011

Imagem do Divino

Revisão. Manuela Barros

Índice 2012

 

home print top


©1996-2012 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved