Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 15 de Janeiro de 2012 Ano XX  Lição Nº 03


 

CAMINHOS OBSCURECIDOS

Rev. Joseph Chambers Estados Unidos

Americano, pastor, professor, articulista.


O espírito de Jezabel inclui homens e mulheres. Quando um homem negocia a sua própria masculinidade por um estilo de vida fácil, ele está agindo conforme um espírito efeminado, o que, infelizmente, tem sido uma das características de boa parte da cultura masculina atual, especialmente no mundo carismático. Uma igreja que oferece entretenimento para agradar aos seus frequentadores é uma igreja do mundo e não do Senhor. A blasfêmia contra o Deus Santo, conforme Ele é mostrado na Bíblia, está em apresentar o erro como se ele fosse a verdade. No entanto, a exposição da verdade é a força mais poderosa contra a malignidade do mundo. Satanás não está preocupado com o lugar para onde as pessoas seguem, contanto que elas trabalhem no sentido de desacreditar a Palavra de Deus, que é a arma mais temida pelo "príncipe deste mundo”. O mundo carismático emergente se preocupa mais com a visão, o som e as sensações carnais do que com o poder real do Espírito Santo, que ele invoca, blasfemamente, a todo momento. Vejamos as palavras do senhor Jesus Cristo, dirigidas à igreja de Tiatira, num contexto semelhante ao de hoje: “E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha”. (Ap 2:18-25). O pregador condescendente com a onda atual de alegria e prosperidade, a qual está varrendo as igrejas, comete um atentado contra o legítimo Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Estes costumam viajar pelos Estados Unidos, e outros países, apresentando o seu evangelho otimista, enchendo as pessoas de alegria humana, com a pregação de que Cristo veio ao mundo com o precípio objetivo de lhes dar saúde e prosperidade. Estes embusteiros não acreditam que um relacionamento com Cristo seja indispensável para alguém chegar ao céu. Seus sermões focalizam sempre a Teologia da Prosperidade, a Confissão Positiva, a Segunda Chance e a Nova Unção, como se a riqueza material e o bem-estar pessoal fossem um tipo de recompensa aos que contribuem generosamente com a obra do Senhor. Para  completar suas declarações polêmicas, eles declaram saber que a Escritura condena o homossexualismo, porém eles jamais sairão por aí criticando os gays, mesmo porque na Escritura existem outros tipos de pecados! Eles afirmam que preferem mostrar somente o amor e a bondade de Deus do que falar de pecado. Mesmo porque falar de pecado não resolve nada! Como se pode ver, os líderes da prosperidade estão mais interessados no vil metal e na fama do que na salvação dos pecadores, os quais, infelizmente, vão acabar caindo no Lago de Fogo, porque acreditam no falso evangelho e não em João 14:6 — “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

 

O B E D I Ê N C I A

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, Departamento de Mídia, cooperadora, professora da Escola Bíblica Dominical


Obediência, do latin obedientia, significa sujeição, ato de obedecer, de cumprir, de submeter-se voluntariamente à outrem. Nas escrituras sagradas, a palavra obedecer é traduzida como: ouvir e confiar, ou seja, ouvir a palavra de Deus e praticá-la como Jesus advertiu: "Quem tem ouvidos para ouvir ouça" (Mt 11.15) . A pessoa que obedecia a palava de Deus, evidenciava, assim, sua fé em Deus. Uma vida de obediência à Deus é requerida de todos os cristão, como viveram muitos personagens bíblicas. A saber: Noé, mandado por Deus, construiu a arca em obediência para salvação de sua família; Abraão, chamado por Deus, obedeceu, indo para uma terra que não conhecia, e recebeu a promessa (Hb 11:8); Josué foi vitorioso por ter obedecido a estratégia Divina para destruição de Jericó. Eliezer, obedeceu à Abraão, seu senhor, em favor de Isaque; Ester obedeceu à seu tio Mardoqueu em tudo. Isaias e Jeremias aceitaram a chamada de Deus para serem profetas da nação em tempos difíceis; Paulo e Barnabé obedeceram a chamada do Senhor para obra missionária. A obediencia é uma qualidade muito importante; mais do que sacrifícios. Assim mostrou claramente o profeta Samuel ao rei Saul, que desobedeceu a ordem sacrificial estabelecida por Deus (1 Sm 15.22). Existem muitas leis humanas, mas a Lei de Deus é superior a todas elas; esta tem de ser a primeira a ser obedecida. Declaração dos apóstolos, após serem presos e proibídos de anunciar as maravilhas de Jesus. "Eles porém disseram: ... mais nos importa obedecer à Deus do que os homens" (At 5.29). Todo aquele que ama e teme à Deus obedece os seus mandamentos. O escritor aos Hebreus enfatiza à obediência e sujeição dos salvos à seus pastores. Obediência, também, expressa a gratidão de quem recebeu algo de alguém. Paulo em sua Epístola aos Efésios manda que os filhos obedeçam à seus pais e que os servos obedeçam à seus senhores (Ef 6.1,5). A obediência vem de um coração que confia em Deus. Tem de ser sincera, não de aparência, porque Deus vê o coração. Da obediência advêm: comnhão com Deus, temor à Deus, fé, espererança e vida eterna. Se o povo de Deus O obedecer será abençoado. Disse Jesus: "Bem aventurado é aquele ouve as minhas palavras e as cumpre". Jesus é o maior exemplo de obediência. Viveu uma vida santa e morreu na cruz, consumando o plano do Pai. Por sua obediência ao Pai, muitos são feitos justos (Rm 5.19). Diferente de Adão que desobedeceu. Quem desobedece é castigado e disciplinado, e sofre as consequências. Ser obediente é ser fiél à Deus que o chamou das trevas para sua maravilhosa luz.

 

OS FRUTOS DA OBEDIÊNCIA NA VIDA DE ISRAEL

Pedro Marques Pereira Estados Unidos

Sul-Africano, diretor do Youth Alive, músico, professor da EBD

 

Texto de Memorização

"E será que, quando o SENHOR teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal."  (Dt 11.29).



  1. AS CARACTERÍSTICAS DOS FRUTOS
  Semeados com paciencia: Tg 5.7; Sl 40.1; Sl 126.6
  Regados com esperanca: 1 Co 9.10; Jó 14.7,9; Hb 11.1
  Prosperados por Deus: 1 Co 3.6,7; At 16.5; At 19.20
  2. O DIRECIONAMENTO DOS FRUTOS
  Para com os Pais — Família: Ex 20.5; Mt 26.39; Ef 6.1; Pv 12.1
  Para com as autoridades — Governo: Rm 13.1; Tt 3.1; 2 Pe 2.13
  Para com a igreja — Deus: At 5.29; 1 Sm 15.11; At 5.1-5
  3. OS RESULTADOS DOS FRUTOS
  Prosperidade material — corpo: Sl 1.3; Dn 1.20; Ml 3.10
  Prosperidade emocional — alma: Rt 4.13-17; Et 2.17; Pv 14.1
  Prosperidade espiritual — espírito:Pv 26.12; Dt 28.2; Pv 10.22; Lc 12.15-21



Deuteronômio 11.26-32 (ARC)


26 - Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
27 - A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando;
28 - Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
29 - E será que, quando o SENHOR teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal.
30 - Porventura não estão eles além do Jordão, junto ao caminho do pór do sol, na terra dos cananeus, que habitam na campina defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré?
31 - Porque passareis o Jordão para entrardes a possuir a terra, que vos dá o SENHOR vosso Deus; e a possuireis, e nela habitareis.
32 - Tende, pois, cuidado em cumprir todos os estatutos e os juízos, que eu hoje vos proponho.


 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente. Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração. Vania DaSilva

Índice 2011

Imagem do Divino

Revisão. Manuela Barros

Índice 2012

 

home print top


©1996-2012 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved