Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 25 de Setembro de 2011 Ano XIX  Lição Nº 39


 

O CAMINHO E OS CAMINHANTES

Rev. Oswaldo Molarino Filho Brasil

Brasileiro, pastor, professor e articulista.


A gratidão é um atributo de quem realmente espera em Deus. Não se agradece o que se quer receber, mas aquilo que Deus ofereceu por meio das condições adversas. Nem tudo é proveitoso segundo nossa perspectiva, mas se olharmos para o futuro e crermos na presença de Deus, então o que semeamos hoje pela palavra de Deus terá a seu tempo colheita - “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”. Assim, temos que cultivar uma esperança persistente e uma paciência histórica, e não simplesmente emocional ou psicológica. A paciência do cristão tem raízes na esperança da vitória de Jesus Cristo. Não se alcança a vitória por nossos próprios méritos ou por nossas ações bem planejadas e executadas. O Senhor da história está presente nos acontecimentos e Ele é o Autor da própria esperança e Consumador da própria fé. Não demonstramos esperança quando somos guiados pela ansiedade na missão do Reino de Deus. O que se espera do cristão é a paciente expectativa de caminhar com seus irmãos para a realização da vontade de Deus. Quando somos caminhantes velozes e ágeis no caminho precisamos, por um gesto de amor e fé, aguardar aqueles que, apesar de caminharem lentamente, precisam de nossa ajuda para continuar a jornada da fé. Como prosseguir no caminho sabendo que deixamos alunas irmãos para trás? Será como correr inutilmente para alcançar um prêmio que já não existe mais. Apesar de todo o cansaço que a jornada cristã produz naqueles que caminham é preciso persistir com a esperança de que Cristo permanece conosco. Ele tem demonstrado o quanto é tolerante com a nossa falta de fé, falta de compromisso, falta de discernimento, falta de amor, falta de respeito pelos demais, falta de crença no trabalho dos outros, falta de tolerância com os fracos, falta de lealdade, e tantas outras faltas. O que seria de nós se Jesus não tivesse tanta paciência conosco? Precisamos desenvolver a tolerância pela paciência na história do povo de Deus. Reconhecer de que a ação de Deus acontece na trajetória do seu povo e é preciso aguardar o desfecho da realização da vontade do nosso Deus e não se deter em sintomas dos acontecimentos. Digamos assim, não se pode dizer onde está o formigueiro quando se segue apenas uma formiga, mas deve-se olhar toda uma legião em movimento para se saber a direção do formigueiro. Da mesma forma é preciso saber acompanhar as necessidades e fragilidades do povo que caminha. Devemos com paciente amor estar prontos para acolher todos, e manifestarmos a presença de Cristo em todo oportuno  momento — "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragráncia do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem." (2 Co 2.14-15).

 

M I L Ê N I O

João Luís de Sousa Cabral Estados Unidos

Angolano, diácono, Diretor da Divisão de Música e músico.


"E eis que em teu ventre conceberás e darás a luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado Filho do Altissimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de David, Seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim." (Lc 1.31-33). "Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai." (Fp 2.9-11) O cumprimento destas e outras profecias bíblicas, acerca do Messias e do seu reino, acontecerão no Milênio - Millennium, que será o reino milenial de Cristo, o qual durará mil anos literais, onde Jesus estabelecerá o seu Reino sobre a terra juntamente com o remanescente de Israel, a Igreja glorificada, e as nações que estiverem ao lado de Israel durante o periodo da Grande Tribulação. No final da grande tibulação, Cristo Jesus voltará com a Igreja, Sua noiva, para resgatar o remanescente de Israel, e instaurar o milênio (Zc 12.7-9; Ap 19.11-16). Ante a inauguração desta dispensação milenar, satanás será preso, amarrado e encerrado no abismo por esse periodo (Ap 20.2-3). Este período será um tempo de paz sobre toda a terra em manifestação da plenitude do governo divino sobre a terra (Is 11.1-11; ). “E converterão as suas espadas em enxadas, e as suas lanças em foíces: uma nação não levantará a sua espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra” (Mq 4.3). O milênio também será um período de abundância e bençãos terrenais temporais, e Deus cumprirá a promessa que Ele fez a Abraão e a sua semente, de possuir por herança, também, a terra que vai desde o Egipto até ao rio Eufrates (Gn 15.18). As nações verão a glória do Messias e seu Reino, O qual regerá os povos com equidade (Mq 4.1-4; Sl 98.2,9; Hb 1.8). O propósito precípuo do reino milenar é de exaltar e engrandecer a Cristo, o Messias prometido, Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19.6,16), manifestar a glória do Senhor (Sl 99.1-9), cumprir a promessa de Deus para Israel, seu povo (2 Sm 7.13-16), onde a Igreja, co-herdeira de Cristo com Ele reinará (Rm 8.17; 2 Tm 2.12). Entretanto, o diábo, incitador do pecado, será solto no final do milênio por um pouco tempo e ele sairá a enganar as nações contra a Igreja e Israel, mas logo estas mesmas nações serão consumidas pelo fogo do Senhor e satanás será lançado no lago de fogo e enxofre para todo o sempre (Ap 20.7-10). E no culminar de todas as coisas, Cristo Jesus passará todo o domínio de volta a Deus Pai, e a Trindade divina tomará a hierarquia orginal (1 Co 15.28). E, nós os salvos do Senhor, estaremos para sempre com Ele, como a Sua Palavra nos promete. “E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que aonde eu estiver estejais vós também.” (Jo 14.3). “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a sí mesmo, como Ele é puro” (1 Jo 3.3). Amém.

 

A PLENITUDE DO REINO DE DEUS

Pedro Marques Pereira Estados Unidos

Sul-Africano, diretor do Youth Alive, músico, professor da EBD

 

Texto de Memorização

“Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raizes um renovo frutificará."  (Isaías 11.1).



  1. O DEUS DA ESPERANÇA
  Quando o homem pecou no Éden: Gn 3.15; Rm 5.12,19, 21; 1 Co 15.45
  Quando o homem era escravo no Egipto: Ex 3.7-10; Gl 4.22-26; 1 Jo 2.15-17
  Quando o homem foi deportado para a Babilônia: Dn 9.2; Jr 29.10-14; Jó 14.7-9
  2. O DEUS DA SALVAÇÃO
  Deus separa um povo especial: Dt 4.20,32-34; 1 Pe 2.9,10; 1 Tm 3.15
  O Sacrificio vicário de Cristo: Is 53.4-7; Jo 3.15,16; Gl 4.4,5; Hb 10.10-12
  A missão do Espirito Santo: Jo 14.16-18,25; 16.8; Rm 8.9,26,27
  3. A CONCLUSÃO DO PROJETO DIVINO
  O Arrebatamento da Igreja: Jo 14.3; 1 Co 15.52; 1 Ts 4.16,17
  O Milênio com Cristo: Ap 20.6; Is 65.25; 1 Co 15.24-26
  A Eternidade com Deus: Jo 14.1-3; 1 Jo 2.25; Ap 21.1-7



Isaías 11.1-9 (ARC)


1 - Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raizes um renovo frutificará.
2 - E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
3 - E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
4 - Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
5 - E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
6 - E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
7 - A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. 8 - E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
9 - Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.




 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente. Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração. Vania DaSilva

Índice 2010

Imagem do Divino

Revisão. Manuela Barros

Índice 2011

 

home print top


©1996-2011 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved