P O V O DE D E U S
Manuela Costa
Barros
Estados Unidos |
Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB |
“Pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé; então não
te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme
que te não poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus:
para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a benignidade de Deus, se
permaneceres na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado.”
(Rm 11.20-22). Até a revelação do grande mistério de Deus, a Igreja, o povo de
Deus no mundo era Israel. A Palavra de Deus, a voz de Deus pelos profetas o agir
de Deus através da história diferenciava claramente entre Israel, seu povo, e as
demais nações pagãs. Deus pelas leis ditou para Israel sua conduta e sua cultura,
suas cerimônia e seus deveres. Toda a lei os diferenciava das demais nações do
mundo, e para aqueles que dentre o povo de Deus não quisesse viver segundo os
seus ditames, deveriam ser extirpados da congregação de Israel. Ela esperava um
líder formoso, de voz autoritativa, que liderasse o povo em guerra contra Roma e
ao vencer, os pusesse por líderes do mundo. Esperava um libertador social, um
benfeitor dos pobres e oprimidos. Esperavam um homem que fizesse justiça na
terra, e lutasse para que a humanidade vivesse em paz e harmonia. No entanto,
esse Jesus se apresentou muitíssimo diferente de suas expectativas, quando disse:
“O meu Reino não é deste mundo... Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e
para isso vim ao mundo, a fim dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da
verdade ouve a minha voz.” (Jo 18.36,37) Jesus veio primordialmente
libertar espiritualmente cada indivíduo que nele cresse. A salvação oferecida
por Jesus era e é individual, e não coletiva como advoga o Marxismo! O fruto da
salvação, pela presença do Espírito Santo faz-se sentir no interior de cada vida
transformada pela fé em Cristo. Jesus condenando a Israel por sua incredulidade,
abriu caminho para todos os indivíduos, quer israelitas ou gentios, para que
experimentassem o novo nascimento, promulgado por Jesus a Nicodemos. A Igreja
passa a ser, nesse contexto, o povo de Deus na terra. E agora as Escrituras
fazem clara separação entre a o Povo de Deus — a igreja e o mundo, como a luz
das trevas, como a Igreja do Estado laico. A missão do povo de Deus em ambos os
Pactos, foi demonstrar que Deus quer salvar o homem, ensinar-lhes o caminho do
arrependimento dos pecados, da fé em Jesus, de um novo nascimento, de uma vida
eterna e, consequente, morte para o mundo. Jesus nunca aceitou a injustiça, no
entanto nunca foi um líder sindicalista contra a injustiça entre os povos. Jesus
andou com os pobres e pecadores porque estes reconheciam com muito mais
facilidade sua necessidade do perdão e da graça de Cristo. (Mc 2.17). Paulo
nunca fez campanha de alimentos para os pobres do mundo, mas para os
necessitados da igreja. Reconhecia ele, que o mundo, através dos instrumentos
constituídos e dos impostos pagos pelos membros da sociedade, cuidam os governos.
Nenhuma criança deve ser privada de escola e todo jovem deve ter acesso à
universidade. Melhor situação econômica para todos é uma extrema necessidade.
Mas não nos iludamos: o problema básico do ser humano não é pobreza ou
ignorância. O Senhor, através do gesto caritativo da igreja, não permite que
nada lhes falte, principalmente aos domésticos da fé, como bem afirmou no Sermão
do Monte (Mt 5.3-12). É antibíblico dizer que a igreja é
agente transformador da sociedade, em verdade ela é,
espiritualmente, agente transtornador da sociedade (At 17.6).
Jesus não operou transformação da sociedade mas sim transformação dos corações e
vidas arrependidas que se chegaram a Ele pela fé.
Agente Transformador, Justiça Social,
Teologia Negra e
Teologia da Libertação são primariamente jargões, com cara de
filosofia, de uma agenda globalizada ateísta, que veio à luz através do
Comunismo e o Facismo Europeu! Infelizmente a igreja em geral, ou pelo menos
seus líderes, à semelhança de Israel, abraçou uma agenda politicamente correta e
secular, deixou uma vida de obediência à Palavra, uma postura humilde de verdade,
esfriou-se no espírito, e agora não mais aceita ser transtornadora da sociedade,
à semelhança de seu Mestre. A luz não pode transformar as trevas, se ela chega,
as trevas se vão! Amada Igreja do Senhor Jesus, sejamos luz, luz que incomoda
por apontar o pecado do homem, mas luz que mostra o caminho de regresso a
Deus. Não sigamos a história de Israel que quis um Messias defensor abrangente
dos pobres e oprimidos, um que melhorasse a sociedade. O Anticristo será esta
figura, no princípio de seu governo, um líder social que tentará fazer do mundo
um lugar melhor, mais igual e mais sem Deus! Jesus sim, depois do arrebatamento
da Igreja, e na posterior instalação do Reino dos Céus, reinará nesta terra por
mil anos em perfeição, santidade e justiça. É de tremer por dentro e por fora,
ao ver seguimentos das nossas Assembléias de Deus, no Brasil, marco indelével da
Sã Doutrina bíblica, nos Estados Unidos, na Europa e em outras regiões mais
carentes do hemisfério, ensinando um
evangelho emergente que se mescla com o mundo — no
perfil socialista do Austríaco Friedrich A. Hayek — no engano de fazê-lo melhor,
mas comprometendo a verdade Divina. O Reino de Deus não é deste mundo, e nós em
breve sairemos dele — Ora vem Senhor Jesus!
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S O C I E D A D E
Sokoloko Bangu Cabral
Estados Unidos |
Angolana, Departamento de Mídia, cooperadora, professora da EBD |
O vocábulo Sociedade provêm do latin societate que significa
compartilhar; pessoas reunidas que compartilham culturas, língua, propósitos, meio geográfico, formando assim uma comunidade submetida a leis comuns. Cada família forma uma sociedade natural, que é regida por um corpo social. A palavra sociedade é mencionada apenas uma vez na Bíblia;
mas seu sinónino é encontrado várias vezes. Um dos sentidos é associação como está em 2 Coríntios 6.14. Deus criou o homem, um ser gregário, para viver em sociedade e em comunhão perfeita com ELE e o próximo (Gn 1.26). O Antigo testamento mostra que após o homem ter pecado, Deus chama Abraão para dos seus descendentes formar uma comunidade santa, separada das demais. Deus estabelece para Israel, leis, a saber:
morais, civis e sociais. Uma delas era chamada
leis agrárias. Segundo esta lei, os israelitas deviam deixar as terras descansarem de sete em sete anos. Em israel havia uma sociedade denominada agrária (de agricultura) onde cada família tinha direito a uma porção de terra que era repartida entre as tribos como herança de acordo ao número dos nomes alistados ou recenseados que formava um clã. Quanto maior era o clã maior era a herança de terra que recebia (Nm 33.54). No contexto atual, o termo sociedade é mais usado com relação ao mundo social. A história da Igreja registra o cuidado dos apóstolos para com as viúvas da igreja primitiva, com a instituição dos diáconos (At 6.1-7). Com o aparecimento de Constantino, nos anos 300 d.c, a igreja se uniu ao estado, provocando assim uma decadência espiritual. A igreja não é responsável pelos assuntos sociais. Ela vive em comunidade mas separada espiritualmente do mundo. Ela foi chamada do mundo
— eklesia — para um propósito o de proclamar o reino de Deus. Jesus disse à Pilatos:
"O meu reino não é deste mundo senão, se o meu Reino fosse deste mundo , lutariam os meus servos." (Jo 18.36). A igreja foi chamada para amar, servir e adorar ao seu Deus.
“...Dai, pois, a César o que é de César".
IGREJA — AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE
Manuela Costa Barros
Estados Unidos |
Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB |
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Texto de Memorização |
“E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento."
(Mc 2.17). |
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1. DEFINIÇÃO CULTURAL DA SOCIEDADE |
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Família – célula da sociedade: Gn 1.27,28; 2.24; Ex 20.12; Sl 127.3 |
Estados – membros da sociedade: Gn 14.1,2; 46.3,4; Mt 22.20,21 |
Humanidade – corpo da sociedade: Gn 10.5; 11.4,9; Sl 33.10 |
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2. INDENTIDADE ESPIRITUAL DA SOCIEDADE |
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Israel – aguarda a promessa de Deus: Sl 33.12; Rm 11.24-28 |
Igreja – desfruta da graça salvívica de Deus: Mt 16.18; Rm 8.1; Ef 2.8,19 |
Mundo – vive em total separação de Deus: Rm 3.23; 5.12; 1 Jo 2.15; 4.5,6 |
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Marcos 2.13-17
Atos 2.37-41 (ARC)
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Mc 2.13 - E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava.
14 - E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.
15 - E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.
16 - E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?
17 - E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.
At 2.37 - E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
39 - Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
40 - E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41 - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;
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