Fort Lauderdale, Flórida, 16 de Janeiro de 2011
Ano XIX
Lição Nº 03
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HOMO SAPIENS — HOMEM INTELIGENTE
André Luís Jaime Mendes
Estados Unidos |
Brasileiro, obreiro leigo |
"Que é o homem mortal para que te lembres dele ? E o filho do homem para que o visites?" (Sl 8.4). Desde os tempos mais remotos da humanidade são varias as especulações, teorias e afirmações de cunho acadêmico ou não, e principalmente cientifico a respeito da origem do homem
- Homo Sapiens. Porem, nenhuma delas leva em consideração a real e verdadeira fonte desse assunto, sendo portanto antagônicas a Bíblia Sagrada, a qual é a única fonte que nos relata acerca da criação do homem e descreve-nos de forma absoluta em todos os aspectos e parâmetros, o propósito pelo qual Deus, de forma especial fez o homem como obra-prima de Sua criação (Gn 1.26,27). E na Sua criação divina, Deus fez ao homem de forma tricotômica, corpo, alma e espirito, diferenciando-nos de toda e qualquer outra criatura por Ele também criado, nos constituindo numa forma de vida que se destaca por elementos como personalidade, vontade, sentimento e consciência. Fomos criados para Sua gloria e para nos relacionarmos com Ele (Is 43.7), e possuímos uma natureza biforme: material e espiritual, sendo que a natureza material procede do pó da terra, e a espiritual foi dada ao homem quando Deus soprou em suas narinas o fôlego da vida. (Gn 2.7) . Desmentindo assim qualquer ensino ou ciência que com suas teorias afirmam que o homem é resultado de um processo evolutivo apenas, ou simplesmente o resultado de um caráter biológico e psicológico, que nada mais resta depois da morte. Foi através de um ato voluntário da vontade do homem (Gn 3.1-12) ao ser convencido pela serpente, o Diabo (Gn 3.6,7), que o pecado foi introduzido no mundo, trazendo sobre si a morte (Gn2.17), a separação de sua comunhão com Deus (Gn 3.8-13) e o juízo de seu Criador (Gn 3.14-24), que ao mesmo tempo trouxe para a humanidade e ao homem sua promessa redentora (Gn 3.15), aonde a
"semente da mulher ", apontava profeticamente para Jesus, o Verbo que se fez carne, nascido de mulher, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). A Historia atual e os acontecimentos deste século que agora se inicia, nos mostram que o homem continua perdido em si mesmo, com o coração duro, e tentando das formas mais loucas e absurdas, consolo e resposta para sua alma. Aqui nos EUA já está em processo a clonagem de seres humanos, como também experiências das mais bizarras em termos genéticos, o homem querendo agir e ser como Deus, perdendo ainda mais sua identidade e referência, pois recusa-se a aceitar sua fragilidade e impotência, no que se refere a vida e a ter poderes sobre a mesma. O profeta Isaías já bradava com toda autoridade
"Ai do homem que com Deus contende, compra brigas com o Criador, caco entre outros cacos…"
(Is 45.9a). Mas louvado seja o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o qual veio a este mundo para resgatar e salvar ao homem, pagando um alto preço, não levando em conta nossa ignorância e rebeldia (Jo 3.16), para nos trazer de volta ao seu plano inicial e nos livrar daquilo que por opção e consequência do pecado nos estava destinado, ou seja, o inferno e vida eterna separados de Deus. Por isso a definição exata e inequívoca de "homem" se completa em Cristo,
"que sendo em forma de Deus não usurpou ser igual a Deus" (Fl 2.6 ), que provou aos céus, ao inferno, e ao próprio homem, que aquilo que Deus faz é perfeito e Nele se cumpre todas as coisas .
"E achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz" (Fl 2.8). Graças a Deus pelo Homem de Nazaré (Mt 2.23; Lc 2.39).
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PENTECOSTES
Vania DaSilva
Estados Unidos |
Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC |
A palavra Pentecostes de origem grega significa “quinquagésimo”. A Festa de Pentecostes é denominada em hebraico de
Shavuot, que é o plural de semana. Por isso, é também conhecida como Festa das Semanas, por ser celebrada sete semanas após a Páscoa. Deus decretou três festas anuais, as quais deveriam ter santa convocação, ou seja, onde todos os varões deveriam apresentar-se no Tabernáculo, ou posteriormente no Templo (Dt 16.16): A
Festa dos Pães Asmos, relacionada com a Páscoa (Dt 16.1-8); a
Festa das Semanas,
Festa das Primícias ou
Festa do Pentecostes, relacionada com as primícias da colheita de grãos, especialmente a do trigo e cevada (Dt 16.9-12; Ex 23.16; 34.22); e a Festa dos Tabernáculos ou Festa da Colheita, relacionada com o fim da colheita (Dt 16.13-16). A Festa de Pentecostes ou das Semanas era comemorada no verão, no dia seis de Sivã, no principio da sega do trigo. Na mesma época, dava-se o amadurecimento dos figos, tâmaras, cerejas e ameixas. Segundo a Lei, todo o povo de Israel deveria trazer um molho das primícias de sua sega ao sacerdote, o qual era oferecido como oferta de movimento ao Senhor, a fim de serem aceitos diante de Deus. Por esta razão, este dia é também denominado de
Festa das Primícias (Lv 23.9-14). A Festa de Pentecostes era uma festa de agradecimento pelos primeiros frutos da terra, e ao mesmo tempo, uma súplica para que a benção de Jeová repousasse sobre o restante dos meses de colheita que adviriam. Sete semanas eram contadas a partir da Páscoa e no quinquagésimo dia, era celebrada a Festa do Pentecostes, onde havia santa convocação (Lv 23.15-21). No dia desta solenidade, dois pães eram oferecidos em oferta de movimento ao Senhor e sacrifícios em agradecimento e reconhecimento do absoluto domínio de Deus, o Todo-Poderoso sobre Israel. Os dois pães apontavam para os judeus e gentios, que receberiam o revestimento do Espírito Santo, uma vez regenerados através do sangue de Jesus, o Sumo-Sacerdote. Em tempos mais tarde, a Festa de Pentecostes também passou a observar a entrega da Lei (Torah) a Moisés no Sinai. É interessante lembrar, que no dia em que Moisés desceu do monte com as Tábuas da Lei, três mil almas morreram devido à desobediência e adoração ao bezerro de ouro. No entanto, no dia de Pentecostes, três mil almas receberam vida, ao receber a Cristo, o Cordeiro de Deus (Jr 31.33). A Festa das Primícias apontava para Jesus e sua ressurreição, como as primícias dos que dormem (1Co 15.20). Porque seu sacrifício foi aceito diante do Pai, a colheita tem sido abundante durante todos os séculos.
“Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” (Jo 12.24). Durante o tempo neotestamentário, muitos judeus devotos de vários países iam a Jerusalém para observar a Festa da Páscoa e ficavam até a Festa de Pentecostes. Daí a razão, de haver em Jerusalém
judeus, varões religiosos de todas as nações que estão debaixo do céu. (At 2.5b) Por isso, foi de grande importância a observância da palavra de Jesus, em que os discípulos ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder (Lc 24.49). A festividade judaica do dia de Pentecostes assumiu outro rumo com a descida do Espírito Santo, sobre o cento e vinte que se encontravam reunidos no cenáculo, transformando a mente, coração e comportamento dos apóstolos, para o desafio da pregação do Evangelho. Jerusalém se tornou naquele ano, o local determinado para a inauguração da Igreja viva de Jesus e a base de lançamento das missões transculturais, a qual se espalhou até os confins da terra.
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O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO NO PENTECOSTES
Mbaxi Divaldo Cabral
Estados Unidos |
Angolano, Diácono, professor da Escola Bíblica Dominical, músico |
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Texto de Memorização |
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
" (Atos 1.5). |
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1. UMA PROMESSA FEITA PELO PAI |
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No tempo dos reis (961 a.C.): Pv 1.23 |
No tempo dos profetas (727 a.C.): Is 32.15; Ez 39.29; Jl 2.28,29 |
No tempo de Cristo (25 d.C.): Mt 3.11; Lc 3.16; 24.49 |
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2. POSIÇÃO DOS QUE BUSCAM O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO |
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Deve ser regenerado: Jo 3.5; Rm 6.3-6, 1Co 12.13; Gl 3.27 |
Deve ter sede e fé: Sl 42.2; Is 41.17-18; Mc 16.16; At 5.32 |
Deve ir à fonte e beber: Is 55.1; Mt 11.28; Jo 7.37; Ap 22.17 |
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1 - E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2 - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 - E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as naçöes que estão debaixo do céu.
6 - E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
12 - E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
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