Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 15 de Agosto de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 33


 

QUANDO A PALAVRA DE DEUS NÃO É A VERDADE

Dr. Anibal Pereira dos Reis Brasil

Brasileiro, ex-padre, professor e escritor.



E pode ser isso? Quando a Palavra de Deus não é a verdade? O que significa: Não é a verdade? Quer dizer: Mentira? Então? E a Palavra de Deus pode ser mentira? Isso é blasfêmia!!! É blasfêmia, sim! Mas, acontece. E muito! Elias, o grande profeta, ao ser perseguido por Jezabel, a ímpia rainha de Israel, refugiou-se na casa da paupérrima viúva de Zarefate. Prodigiosamente o Senhor multiplicara-lhe o pão e o azeite tendo em vista o sustento do ministério de Elias. Enfermara o filho da pobre viúva, vindo a morrer. Aflitíssima, a mãe reclamou do profeta: “Que tenho eu contigo, homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniquidade, e matares a meu filho?” (1Rs 17.18). Clamou ao Senhor Elias e o rapaz ressuscitou. Ao contemplá-lo redivivo, em grande júbilo, a mãe exclamou: “Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a Palavra do Senhor na tua boca é verdade.” (1Rs 17.24). Na boca de Elias a Palavra de Deus é a Verdade. Na boca de Moisés, de Abraão, de Davi, de Daniel, de Isaías, de Jeremias, de João Batista, de Paulo a Palavra de Deus é a Verdade. Na boca de Jesus Cristo, o próprio Verbo Divino, a própria Verdade, a Verdade por excelência, a Palavra de Deus é a Verdade. Porém, a Palavra de Deus na boca do diabo ao induzir Eva, ao investir contra o Mestre, ao tentar os pobres mortais, é mentira. A Palavra de Deus na boca dos escribas e fariseus, conhecedores das Escrituras, é mentira. Na boca de Herodes, de Judas Iscariotes, dos falsos profetas, de Anás e Caifás, do médium espírita, do pastor mercenário, do missionário curandeiro, do sacerdote católico, na boca do diabo é mentira. A Palavra de Deus na boca de quem contrafaz a mensagem divina é mentira. Em si mesma, em sua intrincidade, a Palavra de Deus sempre é a Verdade! Torna-se mentira quando contrafeita, quando deturpada, quando inquinada, quando infectada, quando poluída, quando podada, quando enxertada, quando forçada, quando subjugada a maus propósitos, quando avacalhada por seus falsos e hipócritas seguidores. Enquanto os espíritas e macumbeiros querem encontrar nos Evangelhos um Cristo dando passes, os padres querem encontrar nos gestos de Jesus Cristo a base para suas benzeduras e sacramentos, obras de feitiçaria. O Evangelho é o Poder de Deus! É o poder de Deus em favor de quem? De todo aquele que crê. Para quem não crê deixa de ser o poder de Deus. Para o incrédulo, o ímpio, o contrafeitor, torna-se em mentira.

 

 

FALSOS PROFETAS

Paulo Renato Damato Alves  Estados Unidos

Presbítero, Diretor do Departamento de Jovens, Professor da EBD


Há numerosas referências no Antigo Testamento aos falsos profetas, como também no Novo. Estes homens que pretendiam falar em nome de Deus, não tendo contudo, autoridade para isso; pois não tinham recebido do Senhor mensagem alguma. Havia uma punição para aqueles que falassem falsamente em nome de Deus: “Porém o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu não tenho mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá” (Dt 18.20). A Bíblia apresenta tal profeta “que ensina mentiras”(Is 9.15). Na época de Jeremias havia muitos profetas, irrealistas e falsos, que desencaminhavam o povo com profecias enganosas, que profetizavam contradizendo a palavra de Deus. “Eis o que diz o Senhor dos Exércitos: Não escuteis as palavras dos profetas que vos profetizam e que vos enganam. Eles publicam as visões de seus corações e não o que aprenderam da boca do Senhor. Dizem aos que de mim blasfemam: O Senhor o disse, tereis paz; e a todos os que andam na corrupção de seus corações: Nenhum mal vos acontecerá. Mas, qual dentre eles assistiu ao conselho de Deus? Qual o que o viu e escutou o que ele disse? Eu não enviava esses profetas; eles corriam por si mesmos; eu absolutamente não lhes falava; eles profetizavam de suas cabeças. Eu ouvi o que disseram esses profetas que profetizavam a mentira em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando essa imaginação estará no coração dos que profetizam a mentira e cujas profecias não são senão as seduções do coração deles? Se, pois, este povo, ou um profeta, ou um sacerdote vos interrogar e disser: Qual o fardo do Senhor? dir-lhe-eis: vós mesmos sois o fardo e eu vos lançarei bem longe de mim, diz o Senhor” (Jr 23.16-18, 21, 25-26 e 33). Jesus disse aos seus discípulos que acautelassem dos falsos profetas (Mt 7.15). O Espírito Santo adverte repetidas vezes nas Escrituras que surgirão muitos falsos profetas querendo enganar mesmo os escolhidos. É tempo de pedirmos a Deus discernimento de espírito, para combater e lutar contra os pricipados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas desse século, contra as hostes espirituais da maldade (Ef 6.12).
 

 

OS FALSOS PROFETAS

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB

 

Texto de Memorização

“Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra näo se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR näo falou; com soberba a falou aquele profeta; näo tenhas temor dele." (Deuteronômio 18.22).



  1. A MENSAGEM DOS FALSOS PROFETAS
  É semelhante à verdadeira – na aparência: 2 Tm 3.5; Jr 28.2-4; Ex 7.10-12
   É antagônica à verdadeira – na virtude: 2 Pe 2.1,2; Mt 23.14,15; 1 Tm 4.1,2
  É oposta à verdadeira – no conteúdo: Gn 3.4,5; 1 Rs 13.18; 22.12,29,37
  2. CARACTERÍSTICAS DOS FALSOS PROFETAS
  Cheios de arrogância: Mt 4.8,9; 1 Rs 22.11,24; 2 Pe 2.10,18; Dt 18.22
  Repletos de interesse próprio: Is 14.13,14; 1 Rs 22.13; 2 Pe 2.3,13,14
  Vazios de amor: Jo 10.12,13; At 20.29,30; 1 Jo 4.7,8
  3. ARMAS CONTRA OS FALSOS PROFETAS
  Uso da Doutrina Bíblica: 1 Jo 4.2,3,6; 1 Tm 4.16; Gl 3.1,2
  Uso da autoridade da Palavra: Mt 4.10,11; 1 Rs 22.14,28; Gl 1.8
  Uso do Dom de Discernir Espíritos: 1 Jo 4.1; At 16.17,18; 1 Co 12.10; 14.29



Jeremias 28.2-4, 12-15 (ARC)


2 Assim fala o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Eu quebrei o jugo do rei de Babilónia.
3 Depois de passados dois anos completos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da casa do SENHOR, que deste lugar tomou Nabucodonosor, rei de Babilónia, levando-os a Babilónia.
4 Também a Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, e a todos os do cativeiro de Judá, que entraram em Babilónia, eu tornarei a trazer a este lugar, diz o SENHOR; porque quebrarei o jugo do rei de Babilónia.
12 Mas veio a palavra do SENHOR a Jeremias, depois que Hananias, o profeta, quebrou o jugo de sobre o pescoço de Jeremias, o profeta, dizendo:
13 Vai, e fala a Hananias, dizendo: Assim diz o SENHOR: Jugos de madeira quebraste, mas em vez deles farás jugos de ferro.
14 Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas estas naçöes, para servirem a Nabucodonosor, rei de Babilónia, e servi-lo-äo, e até os animais do campo lhe dei.
15 E disse o profeta Jeremias ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: Näo te enviou o SENHOR, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras.
 

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved