Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 18 de Abril de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 16


 

CORRENDO ATRÁS DO VENTO

Dilson Bezerra Brasil

Brasileiro, pastor, professor, articulista.



"Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e afliçäo de espírito." (Eclesiastes 1:14). O livro de Eclesiastes começa revelando a conclusão da busca incansável de Salomão pelas coisas desta vida. O conselho do sábio, parece querer nos alertar de que não precisamos perder o nosso tempo, se encantando com as coisas que existem debaixo do sol - sobre esta terra. Salomão levou tempo, não só observando a natureza, mas as obras das pessoas em busca dessa grandeza tão desejada. Nós, como seres humanos, sentimos uma sede de aplausos, uma ância de ser admirados. Nós não deveríamos viver a vida buscando a aprovação da sociedade, mas buscando a aprovação de Deus. O sábio depois de olhar para todas as obras humanas debaixo do sol, chegou a conclusão que tudo que o homem faz é vaidade, é subterfúgio. Tudo que fazemos, parece ser motivado por uma intenção, que sempre termina beneficiando a nós mesmos. Nossa vida deveria ser vivida para ter a aprovação de Deus, e não de homens. Se o que fazemos não glorifica a Deus, é vaidade, é aflição de espírito - correr atrás do vento. Essa definição de correr atrás do vento é muito própria, porque nós sempre estamos correndo por algo que não temos. E é por isso que nunca estamos satisfeitos. E eu digo isso, porque os filmes, os carros, as casas, a moda, e tudo enfim, sempre está se reciclando, sempre está mudando. As coisas daqui sempre vão sofrendo mutações. Elas perecem, se degeneram, ficam velhas, e nós saímos como loucos correndo pelas novas, as quais, cedo envelhecerão! As coisas de Deus são estáveis. Permanecem, duram para sempre. Elas são eternas, que alívio! E o sábio então questiona a natureza humana, em sua loucura de correr atrás do vento; em passar a vida buscando o que não tem, perdendo oportunidades de ouro de viver o presente com Jesus, no Reino de Deus. Nós valorizamos tanto o que não temos, que perdemos completamente a capacidade de valorizar o que possuímos, e passamos a vida toda correndo atrás do vento. Não, você não vai ser feliz buscando os seus interesses. O vazio não vai se apartar de você até que venha dizer: "Cristo vive em mim!" Lembre-se meu irmão, minha irmã, Deus vai fazer você muito maior do que você pensa e imagina. Deus, quando glorificar você, vai lhe levar para às alturas, vai lhe colocar uma roupa nova, vai lhe dar um novo nome, vai lhe dar uma coroa de glória. E ai, você vai ser grande, e muito grande! Grande, porque Jesus lhe fez grande, e grande será a tua vida por toda a eternidade!



 

PALAVRA DE DEUS

Dorcas Baptista Copque Estados Unidos

Brasileira, Segunda Secretária, professora da EBD, cooperadora


A palavra Bíblia vem do vocábulo grego Biblios, que quer dizer conjunto de livros. A Bíblia contem 66 livros e é dividida em duas partes, o Antigo Testamento com 39 livros, e o Novo Testamento com 27 livros. Ela foi escrita por aproximadamente 40 autores em diferentes lugares e abrangendo um período de aproximadamente 1.600 anos (2 Pe 1.21). Apesar de todas as circunstâncias, ela testifica de um Deus, relata a continuidade de uma história; revela uma verdade, fala de uma redenção, e contem um tema — a pessoa e obra de Jesus Cristo. Suas doutrinas são santas, seus preceitos justos, suas histórias verdadeiras, e suas decisões imutáveis. O Antigo Testamento foi escrito na sua maior parte em Hebraico com algumas passagens em Aramaico, e o Novo Testamento em Grego, com a excepção do Evangelho de Mateus. A divisão em capítulos e versículos foi feita no ano 1550 por Robert Stephens, um tipógrafo em Paris, França. O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, e o menor, o 117. A Bíblia é a revelação escrita de Deus, acerca de sua vontade para os homens; enquanto Jesus Cristo é a revelação viva do Pai, "para que todo aquele que nele crê näo pereça, mas tenha a vida eterna." Seu tema principal é a salvação mediante Jesus Cristo, "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." Sua mensagem, divinamente inspirada pelo Espírito Santo, é clara do princípio ao fim, sem haver nenhuma contradição. Ela se interpreta a si mesmo, como afirma o estudo da Hermenêutica Bíblica. Consequentemente, por ser esta a Palavra viva, ela é indestrutível (Mt 24.35), incorruptível (1 Pe 1.23-25), indispensável (Dt 8.3), infalível (Mt 5.18) e inesgotável (Sl 92.5). A Bíblia dá resposta as perguntas fundamentais da vida, e é tão contemporânea hoje, como foi para os apóstolos. A Bíblia foi escrita com um tríplice propósito: a. providenciar um fundamento para nossa fé (Rm 10.17); b. levar-nos ao conhecimento da salvação (2 Tm 3.15); c. nos ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça (2 Tm 3.16). Uma das grandes necessidades da Igreja presente é voltar às Escrituras Sagradas como base da sua autoridade. Devemos lê-la para tornar-nos sábios, crê-la para estarmos seguros, e praticá-la para sermos santos.


 

ANUNCIANDO OUSADAMENTE A PALAVRA DE DEUS

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Professora, Deã Acadêmica do Seminário Teológico Betânia

 

Texto de Memorização

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, entäo eu ouvirei dos céus, e per-doarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Cr 7.14) 



  1. ANUNCIANDO NA PORTA DO TEMPLO
  Anunciando o erro: Jr 7.24,26,30,31; 2.11,13; Ap 3.15-17
   Anunciando o arrependimento: Jr 7.2-7; 3.13,14; Ap 3.18-19
  Anunciando o juízo: Jr 7.16,32-34; 2.19; Ap 21.27; 22.15
  2. DESMISTIFICANDO A FIGURA DO TEMPLO
  O perdão não vem do templo: Jr 7.9,10; At 3.19
  A proteção não vem do templo: Jr 5.13; Sl 127.1
  A santificação não vem do templo: Jr 7.11; Lc 19.45,46
  3. DENUNCIANDO A TEOLOGIA DO TEMPLO
  Presença dos falsos profetas: Jr 5.13; 2.8; Mt 23.27-33
  Presença dos falsos ensinos: Jr 7.4,8; 1 Tm 6.3-5; Gl 1.6-9
  Presença dos falsos sacrifícios: Jr 7 21-23,30; Sl 51.16-19; Mt 15.6-9



Texto da Lição

Jeremias 7.1-11

Jr 7.1 -  A palavra que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo:
2 Pöe-te à porta da casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR.
3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.
4 Näo vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este.
5 Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo;
6 Se näo oprimirdes o estrangeiro, e o órfäo, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,
7 Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.
8 Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam.
9 Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que näo conhecestes,
10 E entäo vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominaçöes?
11 É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR.

Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved