Fort Lauderdale, Flórida, 22 de Novembro de 2009
Ano XVII
Lição Nº 47
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A PURA ESSÊNCIA DO EVANGELHO
Aldair Ramos Rios
Brasil |
Brasileiro, Professor |
O Evangelho de Jesus Cristo é essencialmente
centralizado em Deus, e não no homem... o pecado foi introduzido
ao mundo, e tem inteiramente corrompido todo o coração e
natureza, de todos os homens. Assim, nós estamos separados de
Deus por uma barreira infinita. A justiça e a santidade divina,
demandam que nossos pecados sejam punidos. Em nosso estado de
pecado, nós nem somos capazes de pagar pelos nosso próprios
pecados, nos transformar, tampouco fazer as pazes com Deus.
Nossa única esperança é que alguém maior que nós faça por nós o
que não podemos fazer por nós mesmos, e nos fazer aceitáveis a
Deus. Mas, quem pode pagar totalmente por todos os nossos
pecados? Quem pode viver perfeitamente sem nenhum pecado e
merecer o favor de Deus para nós? Quem pode nos fazer aceitáveis
a Deus? A resposta bíblica é inequivocamente clara: somente Deus
pode fazer tudo isto. Alguém já pensou em um abismo? ...existe
um grande abismo entre Deus e os pecadores... onde estes jamais
poderão caminhar em direção a Deus, a única alternativa parte de
Deus, pois somente Ele pode caminhar em direção ao homem. E Ele
tem feito isto de tal modo que os pecadores são salvos e a
justiça ainda é mantida. O culpado segue livre, mas os padrões
de justiça não são quebrados. Cristo, o Eterno Filho de Deus,
veio a este mundo e se tornou um homem, viveu uma vida pura de
obediência ao Pai, e morreu a morte que os pecadores mereciam
morrer, satisfazendo por completo, todas as obrigações da lei.
Assim nós lemos: Deus nos fez agradáveis a si no Amado (Ef 1:6). Aceitar é, sobretudo,
a prerrogativa de Deus. A salvação é Seu ato, Sua iniciativa,
Sua intervenção em um caso sem esperança. Do Senhor vem a
salvação (Jonas 2:9). A salvação não é tanto o pecador aceitando
a Deus quanto Deus aceitando o pecador, o qual, em desespero, se
torna do pecado e se agarra em Cristo. Esta é a mensagem
evangélica que exalta a Deus e que manifesta Ele no comando. Só
podemos escolher aquilo que desejamos, e de fato a única coisa
que um pecador deseja é pecar. Somente a graça de Deus poder
convencer um coração endurecido de seu pecado e rebelião. A
nossa resposta ao chamado do Salvador é consequência do seu agir
em nós. "Por que Deus é o
que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua
boa vontade" (Fp 2:13)
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BATE-SEBA
Manuela Barros
Estados Unidos |
Brasileira, Deã Acadêmica do Seminário Teológico Betânia |
O nome hebraico Bate-Seba (2 Sm 11.3) significa “filha
do juramento”. Seu segundo nome Sua (1 Cr 3.5), significa “riqueza”.
Bateseba era filha de Eliã, e esposa de Urias, o heteu. Urias, seu
marido era um soldado, e quando esteve na peleja contra os amonitas,
Bateseba foi vista pelo rei Davi, o qual a desejou e a seduziu. Davi
sabendo que era ela casada, adulterou com Bateseba, e pouco depois
soube que ela engravidou (2 Sm 11.5). Para tentar cobrir seu pecado,
Davi mandou chamar a Urias do campo de batalha, e tratou de que ele
fôsse à sua casa, e tomasse a sua mulher. No entanto, Urias não
traiu ao seu batalhão e, mesmo embreagado por Davi, não voltou
para sua casa, nem se deitou com sua esposa. Davi não pôde
encontrar outra solução senão a de mandar ordem a Joabe, seu capitão,
para que pusesse Urias para ser morto pelo inimigo, o que aconteceu.
Uma vez viúva, Bateseba foi tomada por Davi para ser sua esposa.
Depois de cometer este homicídio, Deus envia o profeta Natã a Davi,
com uma palavra de juízo. Ao usar a história do pobre que tinha uma
só ovelhinha, a qual foi tomada e morta por um homem rico, Natã
revela a Davi, que esta figurava o que ele houvera feito a Urias.
Davi se arrepende de seu pecado, e assume as consequências que Deus
lhe quisera impor. Entre estas consequências, a primeira foi a morte
da criança, fruto daquele adultério. Bateseba, agora esposa amada de
Davi, deu-lhe quatro filhos: Siméia, Sobabe, Natã e Salomão (1 Cr
3.5). Salomão foi o filho da promessa o qual Deus houvera preparado
para suceder o trono de Israel, e que viria a cumprir o grande
desejo de Davi, que era o de edificar uma Casa ao Senhor (1 Cr
22.8-10). Por ser mãe do sucessor do trono de Davi, de cuja linhagem
viria o Cristo; Bateseba é indiretamente mencionada na genealogia de
Jesus descrita no evangelho de Mateus (Mt 1.6). Perto da morte de
Davi, quando já Adonias fora aclamado rei; Bateseba é abordada pelo
profeta Natã para que entrasse na presença de Davi e clamasse pela
sucessão de Salomão ao reinado e contasse a notícia da aclamação de
Adonias como rei. Davi ao ouvi-la, mandou enviar Salomão a Giom, na
mula real, com Zadoque, o sacerdote, e com Natã, o profeta, e alí
ungi-lo rei sobre Israel; e que depois voltasse a Jerusalém para
reinar em seu lugar (1 Rs 1.11-35).”
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O PECADO DE DAVI E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Prof. Manuela Barros
Estados Unidos |
Brasileira, Deã Acadêmica do Seminário Teológico Batânia |
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Texto Áureo da Lição |
“E aconteceu que, tendo decorrido um
ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi
a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para
que destruissem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém
Davi ficou em Jerusalém.” (2 Samuel 11.1)
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1. A TENTAÇÃO AO PECADO |
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A realidade da tentação: Mt 4.1; Gn 3.5,6; 1 Co 10.13 |
A proveniência da tentação: Tg 1.13,14; 1 Ts 3.5; 1 Jo 2.1 |
A vitória sobre a tentação: Tg 4.7; Gl 5.16; Mc 14.38 |
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2. A PRÁTICA DO PECADO
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Instiga a encobrir: Gn 3.7; 2 Sm 11.10 |
Instiga a fuga: Gn 3.8-10; Mc 14.72 |
Instiga a outro pecado: 2
Sm 11.14,15; Sl 42.7
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Texto
da Lição
2 Sm 11.2 -
E aconteceu que numa
tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço
da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e
era esta mulher mui formosa à vista.
4 Entäo enviou Davi
mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela
(pois já estava purificada da sua imundícia); entäo voltou ela para
sua casa.
5 E a mulher concebeu;
e mandou dizer a Davi: Estou grávida.4 E sucedeu
que pela manhä Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mäo
de Urias.
14 E sucedeu que pela manhä Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha
por mäo de Urias.
15 Escreveu na carta,
dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e
retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
16 Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pós a Urias no lugar onde
sabia que havia homens valentes.
17 E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos
de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
(ARC)
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