Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 22 de Novembro de 2009 Ano XVII  Lição Nº 47


 

A PURA ESSÊNCIA DO EVANGELHO

Aldair Ramos Rios Brasil

Brasileiro, Professor

O Evangelho de Jesus Cristo é essencialmente centralizado em Deus, e não no homem... o pecado foi introduzido ao mundo, e tem inteiramente corrompido todo o coração e natureza, de todos os homens. Assim, nós estamos separados de Deus por uma barreira infinita. A justiça e a santidade divina, demandam que nossos pecados sejam punidos. Em nosso estado de pecado, nós nem somos capazes de pagar pelos nosso próprios pecados, nos transformar, tampouco fazer as pazes com Deus. Nossa única esperança é que alguém maior que nós faça por nós o que não podemos fazer por nós mesmos, e nos fazer aceitáveis a Deus. Mas, quem pode pagar totalmente por todos os nossos pecados? Quem pode viver perfeitamente sem nenhum pecado e merecer o favor de Deus para nós? Quem pode nos fazer aceitáveis a Deus? A resposta bíblica é inequivocamente clara: somente Deus pode fazer tudo isto. Alguém já pensou em um abismo? ...existe um grande abismo entre Deus e os pecadores... onde estes jamais poderão caminhar em direção a Deus, a única alternativa parte de Deus, pois somente Ele pode caminhar em direção ao homem. E Ele tem feito isto de tal modo que os pecadores são salvos e a justiça ainda é mantida. O culpado segue livre, mas os padrões de justiça não são quebrados. Cristo, o Eterno Filho de Deus, veio a este mundo e se tornou um homem, viveu uma vida pura de obediência ao Pai, e morreu a morte que os pecadores mereciam morrer, satisfazendo por completo, todas as obrigações da lei. Assim nós lemos: Deus nos fez agradáveis a si no Amado (Ef 1:6). Aceitar é, sobretudo, a prerrogativa de Deus. A salvação é Seu ato, Sua iniciativa, Sua intervenção em um caso sem esperança. Do Senhor vem a salvação (Jonas 2:9). A salvação não é tanto o pecador aceitando a Deus quanto Deus aceitando o pecador, o qual, em desespero, se torna do pecado e se agarra em Cristo. Esta é a mensagem evangélica que exalta a Deus e que manifesta Ele no comando. Só podemos escolher aquilo que desejamos, e de fato a única coisa que um pecador deseja é pecar. Somente a graça de Deus poder convencer um coração endurecido de seu pecado e rebelião. A nossa resposta ao chamado do Salvador é consequência do seu agir em nós. "Por que Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Fp 2:13)

 

BATE-SEBA

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, Deã Acadêmica do Seminário Teológico Betânia

O nome hebraico Bate-Seba (2 Sm 11.3) significa “filha do juramento”. Seu segundo nome Sua (1 Cr 3.5), significa “riqueza”. Bateseba era filha de Eliã, e esposa de Urias, o heteu. Urias, seu marido era um soldado, e quando esteve na peleja contra os amonitas, Bateseba foi vista pelo rei Davi, o qual a desejou e a seduziu. Davi sabendo que era ela casada, adulterou com Bateseba, e pouco depois soube que ela engravidou (2 Sm 11.5). Para tentar cobrir seu pecado, Davi mandou chamar a Urias do campo de batalha, e tratou de que ele fôsse à sua casa, e tomasse a sua mulher. No entanto, Urias não traiu ao seu batalhão e, mesmo embreagado por Davi, não voltou  para sua casa, nem se deitou com sua esposa. Davi não pôde encontrar outra solução senão a de mandar ordem a Joabe, seu capitão, para que pusesse Urias para ser morto pelo inimigo, o que aconteceu. Uma vez viúva, Bateseba foi tomada por Davi para ser sua esposa. Depois de cometer este homicídio, Deus envia o profeta Natã a Davi, com uma palavra de juízo. Ao usar a história do pobre que tinha uma só ovelhinha, a qual foi tomada e morta por um homem rico, Natã revela a Davi, que esta figurava o que ele houvera feito a Urias. Davi se arrepende de seu pecado, e assume as consequências que Deus lhe quisera impor. Entre estas consequências, a primeira foi a morte da criança, fruto daquele adultério. Bateseba, agora esposa amada de Davi, deu-lhe quatro filhos: Siméia, Sobabe, Natã e Salomão (1 Cr 3.5). Salomão foi o filho da promessa o qual Deus houvera preparado para suceder o trono de Israel, e que viria a cumprir o grande desejo de Davi, que era o de edificar uma Casa ao Senhor (1 Cr 22.8-10). Por ser mãe do sucessor do trono de Davi, de cuja linhagem viria o Cristo; Bateseba é indiretamente mencionada na genealogia de Jesus descrita no evangelho de Mateus (Mt 1.6). Perto da morte de Davi, quando já Adonias fora aclamado rei; Bateseba é abordada pelo profeta Natã para que entrasse na presença de Davi e clamasse pela sucessão de Salomão ao reinado e contasse a notícia da aclamação de Adonias como rei. Davi ao ouvi-la, mandou enviar Salomão a Giom, na mula real, com Zadoque, o sacerdote, e com Natã, o profeta, e alí ungi-lo rei sobre Israel; e que depois voltasse a Jerusalém para reinar em seu lugar (1 Rs 1.11-35).”

 

O PECADO DE DAVI E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Prof. Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, Deã Acadêmica do Seminário Teológico Batânia

 

Texto Áureo da Lição

“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruissem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.” (2 Samuel 11.1)

 
1. A TENTAÇÃO AO PECADO
  A realidade da tentação: Mt 4.1; Gn 3.5,6; 1 Co 10.13
  A proveniência da tentação: Tg 1.13,14; 1 Ts 3.5; 1 Jo 2.1
  A vitória sobre a tentação: Tg 4.7; Gl 5.16; Mc 14.38
2. A PRÁTICA DO PECADO
  Instiga a encobrir: Gn 3.7; 2 Sm 11.10
  Instiga a fuga: Gn 3.8-10; Mc 14.72
  Instiga  a outro pecado: 2 Sm 11.14,15; Sl 42.7
3. A CONSEQUÊNCIA DO PECADO
  Consequências espirituais: Gn 2.16,17; 3.7,15; Is 59.2; Rm 6.23
  Consequências emocionais: Gn 3.8-10; Sl 38.6-10
  Consequências físicas: Gn 3.16-19; Sl 38.3,5

Texto da Lição

2 Samuel 11.2,4,14-17

2 Sm 11.2 - E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.

4  Entäo enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); entäo voltou ela para sua casa.

5  E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.4  E sucedeu que pela manhä Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mäo de Urias.

14  E sucedeu que pela manhä Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mäo de Urias.

15  Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.

16  Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pós a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.

17  E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.

(ARC)  

©1996-2009 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved