Fort Lauderdale, Florida, 25 de Março de 2001 Ano IX  Nº 13


 

O Batel da Obediência!

Rev. Ricardo César Brasil

Brasileiro, Pastor da Igreja Presbiteriana Memorial.


"Veio a Palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis”  (Jonas 1: 2,3-a). O Senhor é Eterno, Soberano e Perfeito, enquanto o homem, caído e dependente. Os Seus decretos não podem ser frustrados, Seu caminho é claro, objetivo e seguro; contudo, muitas vezes, nosso espírito - por natureza teimoso e contestador, nos leva a alongar demasiadamente a caminhada em direção à Sua vontade manifesta em nossos corações. Por isso, o linear caminho do Senhor pode eventualmente nos parecer tortuoso e incerto. Jonas entendeu muito bem qual era a vontade do Senhor quando Este determinou que fosse a Nínive, levar um recado Seu. Tratava-se de uma sentença de destruição e morte para aquela cidade. Por sua conta e risco, afrontou o comando divino e resolveu seguir por outro caminho, sem desconfiar do preço que pagaria por sua desobediência. Diz o texto que, depois de receber a ordem diretiva, ele se aprontou para fugir do Deus Eterno, e entrou num barco que ia em sentido oposto [Társis]. No final das contas, foi parar no ventre de um grande peixe, por três noites e três dias - tempo bastante para pensar no erro e nas conseqüências para aqueles que fogem da presença e da vontade de Deus! Entre a ordem do Senhor e o nosso obedecer há sempre um porto repleto de barcos – apenas um batel é o da obediência; quantos aos outros, nada mais são do que alternativas inócuas, falsas saídas de emergência, subterfúgios para descumprir a Sua determinação. Vez por outra encontramos pessoas sem norte, sem saída, em labirintos, desprezando e desistindo da direção de Deus para as suas vidas, lamentavelmente optando pelo “cômodo” barco do para mim não há mais jeito! Precisamos sim, buscar ardentemente a vontade do Senhor, sempre e sob quaisquer circunstâncias. Se, por algum erro “no embarque”, fomos parar no ventre do "grande peixe da desobediência", não há tempo, nem lugar mais adequado,  ainda que desconfortável, para clamar. Jonas clamou, e Deus o socorreu, reconduzindo-o ao centro da Sua soberana vontade. Por que seria diferente conosco?  

A Ressurreição

João Luís Cabral E.U.A.

Angolano, Professor e Diretor de Música.

É uma das doutrinas fundamentais das Sagradas Escrituras. Do latim, Resurrectione”  que significa regresso da morte à vida, ou seja, o ato de ressurgir (latim, resurgeré) - surgir de novo, ressiscitar, voltar à vida. A palavra  Ressurreição aparece mais de 40 vezes nas Escrituras e o seu vocábulo verbal mais de 160 vezes. Há dois termos originais gregos que dão o sentido natural da palavra ressurreição: 1) Anastasis’, que quer dizer tornar a vida, levantar-se; e, 2)  Egeiró’,  que significa acordar, despertar. Apesar de, o termo ressurreição não aparecer no Antigo Testamento de modo proeminente, temos exemplos de homens de Deus que criam nesta doutrina, como Abraão (Hb 11:17-19),  Jó (Jó 13:15; Jó 19:25-27); Daniel (Dn 12:2,3), e outros mais. A doutrina da ressurreição foi revelada de forma progressiva, pela expressão tenaz do patriarca Jó, “Ainda que ele me mate, nele esperarei; (Jó 13:15), também a determinante atitude de fé e obediência do patriarca Abraão no monte Moriá de tomar seu filho para sacrificar ao Senhor (Gn 22:1-16), chegando à revelação mais clara de Daniel 12:2, que espelhou duas fases da ressurreição: 1°) A Ressurreição do Santos, que ocorrerá no advento do arrebatamento da Igreja de Cristo Jesus; os quais comparecerão ante o Tribunal de Cristo para serem galardoados. (Hb 11:13-16; I Ts 4:16,17; Jo 5:28,29; I Co 15). 2°) A Ressurreição dos homens ímpios, que vai se dar no final do Milênio ao comparecerem ao Trono Branco para a condenação eterna (Ap 20:11-15). A Bíblia faz mensão de três tipos de ressurreição: a) A Ressurreição Nacional, relacionada directamente com a restauração de Israel; b) A Ressurreição Espiritual, que se refere a todo o homem, ressurreição do espirito do homem que está morto para com Deus; e, c) A Ressurreição Física, a qual está acima supracitada. Havia dois grandes grupos religiosos que disputavam acerca da ressurreição: Os Fariseus que nela criam, e os Saduceus que não criam, dos quais Jesus confrontou com palavras de sabedoria irresistível. (Mt 22:23,31,32). A maior e mais poderosa evidência da Ressurreição sucedeu na morte de Jesus no calvário, em que “ abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados.” (Mt 27:52,53). Aonde quer que estejam os corpos dos santos,  pela Palavra do Senhor se agregarão para a ressurreição, e nós os que ficarmos vivos seremos transformados, todos seremos glorificados para vida eterna com o Senhor; porém para os ímpios, os aguarda o lago de fogo e enxofre, para vergonha, desprezo e morte eterna, por não crerem no Nome do Unigênito Filho de Deus, o Primogênito dentre os mortos (Jo 3:18; Sl 9:17; Jo 11:25 Cl 1:18) .

A Ressurreição dos Mortos

Adriana Guimarães da Costa E.U.A.

Canadense, Professora e Membro da Diretoria.

 

Texto Áureo da Lição

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, de outros para vergonha e desprezo eterno. (Dn 12:2)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: RESSUSCITOU — 183 da Harpa Cristã.

 

1. Os três tipos de ressurreições

  • Ressurreição física — temporal: 2Rs 13:20,21; Lc 7:14; Jo 11:44.

  • Primeira Ressurreição — gloriosa: 1Co 15:12-20; Fl 3:21; Ap 20:6.

  • Segunda Ressurreição — corrompida: Jó 14:12; Is 26:19; Ap 20:13

2. A abrangência da Primeira Ressurreição

  • Os fiéis do arrebatamento da Igreja: 1Co 15:35,52; 1Ts 4:16,17.

  • Os procedentes da Grande Tribulação: Dn 12;2; Ap 7:9-14; 14:15.

  • Os rabiscos do Reino Milenial: Ap 7:15-17; 20:4-6

3. A  colheita da Segunda Ressurreição

  • Os perdidos desde Adão ao Arrebatamento: Jo 5:28,29; Jo 11:44.

  • Os ímpios durante a Grande Tribulação: Dn 12:2; Ap 20:12.  

  • Os apóstatas durante o Milênio: Jó 14:12; Ap 20:5 .

Texto da Lição:

 

1Coríntios 15:42-52

 42 Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção. 43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. 44 Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual. 45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante. 46 Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois, o espiritual. 47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. 48 Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. 49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. 50 E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. 51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.  (ARC)