Os
Amuletos e a Fé Cristã!
Rev.
Airton Evangelista da Costa
Brasil |
Brasileiro,
Professor, Conferencista e Pastor. |
A
Enciclopédia Britânica diz que AMULETO é "designação
genérica de diferentes objetos aos quais se atribui a virtude mágica
de guardar ou proteger quem o porta. Usados tradicionalmente para
afastar o azar e trazer sorte". Enfim, amuleto é qualquer
objeto portátil a que supersticiosamente se atribui virtude
sobrenatural para livrar seu portador de males materiais e
espirituais, e para propiciar benefícios nessas áreas. Ao
aceitarmos o senhorio de Jesus, recebemos o Espírito Santo (1Co
6.19 Ef 1.13); nossos pecados são perdoados (Atos 10.43; Rm 4.6-8);
somos recebidos como filhos de Deus (Jo 1.12); se somos filhos, logo
somos também herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Rm 8.17);
passamos da morte espiritual para a vida espiritual (1 Jo 3.14);
somos novas criaturas (2 Co 5.17); o diabo se afasta e não nos toca
(Tg 4.7; 1 Jo 5.18); não estamos mais sujeitos às maldições (Jo
8.32,36); podemos usar o nome de Jesus para curar enfermos e
expulsar demônios (Mc 16.17-18); estamos livres da ira vindoura (Rm
5.91 Ts 1.10), além de fazermos jus a outras promessas.
O uso de qualquer objeto, seja no corpo, seja em nossa casa, não
melhora em nada a nossa condição de filho, de herdeiro, de abençoado,
de isento das investidas do diabo. Objetos não expulsam demônios,
não quebram maldições, não substituem o poderoso nome de Jesus.
O nome de Jesus não pode ser substituído por um objeto ou um
produto industrializado. O uso de amuletos evidencia não uma
atitude de fé, mas de falta de fé. Deus não opera por esse meio,
sejam cordões, pulseiras, pirâmides, cristais, velas ou qualquer
outro produto. A atitude de fé é o esperarmos no Senhor e nEle
confiarmos. Os amuletos, longe de serem veículos de bênçãos,
podem trazer maldições, porque a fé não está centralizada
exclusivamente em Deus. Podemos ler Isaías 13.1 assim: “Ai
dos que confiam no poder místico dos amuletos, mas não atentam
para o Santo de Israel, nem buscam ao Senhor.”
O Espírito que em nós opera não nos permite colocar coisas
impuras diante de nossos olhos (Salmos 101.3). O que transmite fé,
o que proporciona fé, o que dá origem à fé, é a palavra de Deus
(Rm 10.17). O uso de amuletos é incompatível com a vida cristã e
não proporciona prosperidade material ou espiritual a ninguém.
Quem deseja viver uma vida de paz e de abundância deve buscar
"primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas
coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6.33; Jo 10.10). Para
viver a sua fé o cristão não precisa de figas, de cordão de
ouro, varinha mágica, porque as maldições não prevalecem contra
nossas vidas. Do Egito já viemos. Das superstições já nos
libertamos. Do jugo do opressor já estamos livres. Cristo quebrou
na cruz todas as amarras, grilhões, embaraços; quebrou os fortes
laços que nos prendiam ao mundo das trevas (Gl 3.13). A Bíblia nos
dá a receita certa: "Submetei-vos, pois a Deus. Resisti ao
diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7). "Cristo nos
libertou para que sejamos de fato livres. Estai, pois, firmes e não
torneis a colocar-vos debaixo do jugo da escravidão" (Gl
5.1).
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O
Batismo no Espírito Santo
Domingos
Tito Sacataco
E.U.A. |
Angolano,
Evangelista e Professor. |
O
batismo no Espírito Santo é uma das doutrinas fundamentais das
Sagradas Escrituras. A respeito dela, a Bíblia nos ensina o
seguinte: quanto à sua promessa, ela foi feita muito antes do Novo
Concerto - NT (Pv 1.23); recalcada neste (Mt 3.11; At 4.1-8); e
cumprido no dia de Pentecostes (At 2.1-4). Ser batizado no Espírito
Santo significa receber a promessa (Lc 24.49; At 1.14), receber a
virtude (At 1.8), ser cheio do Espírito (At 2.4), ser revestido de
poder (Lc 24.49), para testemunhar com ousadia (At 1.8; 2.41), ter
poder sobre as enfermidades (At 3.8,9), renúncia pessoal ou poder
para sofrer por Cristo (At 7), poder para vencer o mundo e
para conhecer os mistérios de Cristo (I Jo 2.14,20,27).
O Batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da
salvação, uma experiência subsequente à outra, porém ambas
efetuadas por Jesus. O falar em línguas estranhas é a evidência
deste batismo (At 2.4; 10.46). O homem ou a mulher (crente) será batizado no Espírito
Santo, se tiver sede (Sl 42.2; Is 41.17,18), se crer (Jo 14.12-15),
se for à pessoa certa - Jesus (Is 55.1; Mt 11.28). A promessa diz
respeito aos convertidos (Jo 7.37), aos sedentos (Is 44.3), aos
novos e antigos crentes (At 10.44-48; 2.1-4), aos de longe, e a
tantos quanto nosso Senhor chamar (At 2.39). "E há de ser
que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos
filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos,
os vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos e sobre
as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito" (Jl
2.28,29).
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