Editorial

A IMPORTÂNCIA EM DEFENDER SUA FÉ

Ev. Leonardo Macambira Brasil

Brasileiro, Evangelista, Professor

“Certamente, todos os cristãos evangélicos, em algum momento de sua vida, já foram confrontados com questionamentos quanto à fé que professam. Isso não vem de hoje. A história nos mostra que em todos os períodos da história humana Deus e o Cristianismo têm sido atacados. Na Bíblia, encontramos o texto áureo da defesa da fé cristã. "Antes santificai a Cristo em vossos corações e estejais sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1 Pe 3.15). Nesse trecho, Pedro nos dá as bases da defesa da apologia cristã. Em relação à pessoa de Cristo é necessário "santificá-lo em nossos corações"; em relação a nós mesmos: "estarmos preparados"; e em relação aos nossos oponentes: "responder com mansidão e temor". A defesa da fé é denominada "apologia" - que do grego significa "resposta" ou "discurso de justificação". Ela compõe um conjunto de respostas às perguntas feitas sobre Deus, Jesus e o pensamento cristão. A apologética é essencial à prática missionária. Existem vários tipos de apologética, mas o mais importante a considerar é que só é capaz de defender a fé aquele que tem convicção, certeza de salvação em Cristo Jesus. Não é objetivo da apologia tão somente ganhar debates/discussões no âmbito filosófico, científico ou teológico, antes pretende cumprir o Ide de Jesus, de forma a pregar o Evangelho de forma a dissipar todas as cosmovisões que sejam antagônicas ao Cristianismo. A apologética sempre teve grande importância na história da Igreja e foi vital no Novo Testamento para auxiliar os crentes em sua caminhada inicial diante de um mundo contrário à nova fé. Se a apologética foi importante naquela época, quanto mais agora, no mundo atual, que têm sido caracterizado por movimentos filosófico-teológicos denominados como secularismo, relativismo, ateísmo, pós-modernismo e pluralismo. Nesse contexto social, é de responsabilidade de cada cristão levantar a bandeira do Evangelho e defender as verdades bíblicas não apenas verbalmente, mas também com seu comportamento - é aí que entra o crescimento pessoal a partir da defesa da fé. Em Tiago 2:18 lemos: "Tu tens fé e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé". São nossas atitudes e nosso coração na obra que refletem a importância de Deus em nossas vidas. Fazer o bem, testemunhar é o comportamento natural de quem está integrado ao propósito de Deus. É necessário que o crente esteja respaldado por conhecimento a cerca de sua fé, a partir de um estudo sólido e permanente da Palavra de Deus. Nossas atitudes falam muito e o tempo todo. O amor pelas almas perdidas deve ser sempre nosso objetivo, pedindo sempre sabedoria à Deus na hora de defendermos nossa fé.

Glossário

FÉ E OBRAS

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Professor da EBD e Músico

“O justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hb 10.38). Daí, sem dúvida alguma, Deus se agrada das obras de fé dos que o buscam (Hb 11.6). O escritor aos Hebreus retrata duas características singulares da fé (Hb 11.1). Primeiramente, a fé é um fundamento firme da esperança divina, e também, a prova indubitável do invisível. Desde o arrependimento, justificação e redenção do homem, até uma vida de plena comunhão com Deus, a fé é o elemento preponderante na salvação, caminhada e partida dos salvos para a glória. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé… sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef 2.8; Rm 5.1). Sabemos, pois, isto pela palavra do Senhor (1Ts 4.13-18). As obras acompanham aquele que crê (Mc 16.15-20); porém, estas não salvam o homem, porque a salvação não vem das obras (Ef 2.9-10). De antemão, o apóstolo Paulo reitera, dizendo: “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gl 2.16). Entretanto, Deus preparou boas obras para que andássemos nelas (Tt 2.7,14). “Andai, pois, comos filhos da luz” (Ef 5.8). A fé coopera com as obras, e as obras aperfeiçoam a fé (Tg 2.22). O próprio apóstolo Tiago esclarece: “A fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé e eu tenho as obras: mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tg 2.17-18). O homem crê em Jesus Cristo e entrega a sua vida a Deus; crê no poder do Senhor e é curado; crê nas promessas do Espirito Santo e é revestido de poder; crê na promessa vindoura pela palavra do Senhor e será transformado e arrebatado (At 16.31; 3.16; 10.40-48; Fp 3.20-21). Todos os heróis da galeria da fé em Hebreus 11 manifestaram sua fé pelas suas obras. Pela fé, Enoque andou com Deus e foi transladado para não ver a morte; Noé, divinamente avisado, preparou uma arca para salvação da sua família. Pela fé, Abraão obedeceu e saiu para a terra da promessa, e Sara, sua mulher recebeu a virtude de conceber; este, ainda pela fé, ofereceu a Isaque, filho da promessa, crendo que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar. Pela fé, José fez menção da saída dos filhos de Israel do Egito. Pela fé Moisés, já sendo grande, recusou a realeza faraónica e escolheu ser maltratado com o povo de Deus. Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos; Gideão, com trezentos venceu os midianitas; e, tantos outros. “Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos” (Hb 11.33-34); e, até mesmo sofreram perseguição pelo nome do Senhor Jesus Cristo (Mt 5.10-12; At 5.40-42). Fé, firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem; por ela os antigos alcançaram testemunho (Hb 11.1-2). Certamente, as boas obras na vida dos filhos de Deus, refletem a fé e a glória de Deus neles. E, na visão do apóstolo João, diz as Escrituras: “Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. E ouvi uma do céu, que me dizia: Escreve: Bem aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espirito para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os acompanham” (Ap 14.12,13).

Esboço

PERSEVERANDO NA FÉ

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Professor da EBD e Músico


Texto de Memorização
"Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono." (Apocalipse 3.21)
Texto da Lição
2 Timóteo 4.6-8 2 Tm 4.6 - Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. 7 - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 - Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
    1. BATALHANDO PELA SANTÍSSIMA FÉ
  1. Em Obediência à Palavra: 1 Cr 28.7; 1 Tm 4.16; Tg 1.25; 2 Jo 1.9
  2. Esperando com Paciência: Rm 12.12; Tg 1.3,4; 5.7-8
  3. Crendo nas Promessas: Jo 14.1-3; Fp 3.20-21; Rm 8.18,35-39; 2Tm 1.7,12-14; Jd 1.3-4
    2. ENFRENTANDO OS DIAS MAUS
  1. Combatendo a Apostasia: Mt 24.4-13; Mc 13.13; Cl 1.23; 2.4-8; 2 Tm 3.1-5
  2. Rejeitando a Iniquidade: Gl 5.1,16-26; Ef 4.22-32; Cl 3.5-17; 1 Jo 3.2-11
  3. Vigiando em todo o Tempo: Lc 12.35-40; Ef 6.18; Cl 4.2
    3. HONRANDO AO SENHOR JESUS
  1. Sofrendo pelo Evangelho: Mt 5.10-12; 10.22; At 5.40-42; 2 Tm 4.5-7; 1 Pe 3.15-17
  2. Vivendo em Comunhão com os Santos: At 2.42-47; Gl 6.8-10; 1 Jo 1.7
  3. Caminhando e Servindo com Ousadia: Nm 32.11,12; Js 14.9; Lc 8.15; 1 Co 15.57-58