Editorial

SÓ JESUS LIMPA A MANCHA NO CORAÇÃO

Rev. José Wellington Bezerra da Costa Brasil

Pastor e Antigo Superitendente da CGADB — Artigo do cpadnews (24/Setembro/2014)

Um homem limpava uma enorme vitrine usando uma escada. Com muito esforço, esfregava o vidro procurando tirar uma mancha, mas não conseguia. Embaixo, um menino que acompanhava o esforço do limpador sorria sem parar. Irritado, o homem lhe perguntou o porquê do riso. Ele respondeu: “Eu quero ver quanto tempo você levará para descobrir que a mancha está do lado de dentro”. Ou seja, o pobre homem queria tirar a mancha do lado errado! Desse jeito, ela nunca sairia mesmo. Essa realidade se repete na vida de muitas pessoas. Muitas pessoas se encontram com problemas em seus corações, mas se voltam para a aparência externa como se o problema fosse externo. Com o desenvolvimento da ciência médica, os esteticistas conseguem tirar manchas na pele, restauram partes do corpo que foram mutiladas, fazem adaptações, enxertos, colocam botox, porém tudo do lado de fora, quando há pessoas com manchas na alma, no coração, na consciência. Alguns tentam limpá-las, mas polindo do lado errado. De nada adianta vestir bem o corpo quando a alma está manchada pelo pecado. Há muita sujeira que necessita ser tirada: infidelidade, enganos, mentiras, calúnias que causaram danos etc. Só o bondoso Jesus pode tirar as manchas do lado de dentro. Lembremos do cego de nascença de João 9, da mulher samaritana de João 4 e do endemoninhado gadareno, que depois de ser liberto por Jesus, encontraram-no assentado, vestido e em perfeito juízo (Lucas 8.35). Não podemos esconder a nossa alma manchada dos olhos de Deus, pois Ele vê todas as coisas. Há muitas crianças e jovens cujas manchas são congênitas, nasceram em lares com sérios problemas morais; são pessoas com péssima formação espiritual e de caráter, pois presenciaram seus pais e irmãos viverem com as mãos manchadas, drogando-se e prostituindo-se. Para os tais, escola, prisão, violência, nada resolve, só a operação do bondoso Jesus pode transformá-las. A mancha do pecado está do lado de dentro, só o sangue de Jesus pode limpar. Davi clamava em Salmos 51: “Cria em mim um coração reto” e “Torna a dar-me a alegria da tua salvação”. Ele dizia: “Sara a minha alma, porque pequei contra ti”. Em Salmos 41.4, vemos que o rei Davi, que parecia estar bem, estava, na verdade, manchado do lado de dentro, pois havia cometido um adultério e um assassinato. Tudo estava oculto, até Deus mandar o profeta Natã desmascarar o rei pecador. Davi confessou, arrependeu-se e Deus o perdoou, mas ele pagou um alto preço pelo seu pecado. Não adianta trocar de religião, dar esmolas e até fazer sacrifícios. Não adianta lavar com sabão ou salitre. Só o sangue de Jesus nos limpa dos nossos pecados! “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13).

Glossário

PERDÃO

Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, Professora da EBD, Secretária do STB, Departamento de Mídia, na Flórida

O homem foi criado perfeito. Não precisava de perdão por causa da ausência do conhecimento experimental do pecado. Depois de haver desobedecido à Deus, no Édem, o homem passou a necessitar de perdão. O vocábulo perdão provêm do grego aphesis e do latin perdonare que significa remissão de pena, falta, dívida ou de uma ofensa entre dois ou mais seres morais: ofensor e ofendido. É o ato de autoridade de reverter a sentença do culpado, absolvendo, assim, sua culpa. Perdão, entretanto, é uma virtute concedida aos salvos em Cristo Jesus. Deus é a fonte do perdão (Dn 9.9). No Antigo Testamento, Ele proveu perdão através do sistema sacrificial para Israel. Deus estabeleceu a Lei e o Tabernáculo. Havia o perdão individual: onde um israelita que pecasse, tinha que levar o animal designado pela lei, ao sacerdote, que ferecia-o em sacrificio no Altar de Holocausto a fim de ser perdoado por Deus. Havia, também, o perdão coletivo: onde o povo de Israel, através de um só sacrifício anual, oferecido pelo sumo-sacerdote, recebia o perdão como nação, dia conhecido com Dia Anual da Expiação ou Yon Kippur. Este apontava para um maior e grande sacrifício expiatório, que Jesus faria para perdoar a toda humanidade que se tornara inimiga de Deus. (Rm 5.10). Para perdoar é preciso amar. “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu a Seu Filho unigénito...” por isso ELE perdoa a qualquer tipo de pecado que o homem cometa, mostrando assim, Sua Graça e misericórdia. Os únicos pecado que não tem perdão é o de apostasia (Hb 6.4-6) e o de blasfemia contra o Espírito Santo, que é responsável de trazer arrependimento para obter o perdão (Mt12.31,32). Davi, após ter cometido adultério e homicídio, experimentou o perdão Divino, alcançado através de sua oração expressada no Salmos 51. Exemplos de homens que perdoaram: José perduou à seus irmãos que o venderam ( Gn 50.14-21); Salomão perduou à Adonias seu irmão, que o traiu (1 Rs 1.53); Estevão perduou os que o apedrejaram à morte (At 7.60) e Jesus, já pendurado na cruz, perduou os judeus que o cruxificaram, dizendo: “Pai perdoa-lhes , porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34). Quando Deus perdoa, Ele já não lembra mais. A Bíblia diz que Ele joga no mar do esquecimento (Mq 7.18,19). Para ser perdoado é necessário haver arrependimento sincero e confissão do pecado ou ofensa cometida, como está claro na parábola do fariseu e o publicano que saiu perdoado e restaurado. O crente não somente deve pedir perdão, mas deve sempre perdoar a quem lhe ofende, como ensinou Jesus na parabola do credor incompassivo (Mt 18.23-35) e em Sua oração dominical: “E perdoa as nossas dívidas, assim com nós perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6.6-1). Paulo roga aos irmãos de Éfeso que vivam uma vida santa, perdoando uns aos outros como Deus os perdou. O perdão deve ser parte intrínseca da vida quotidiana do crente, porque este mantém o canal da comunhão com Deus aberto.

Esboço

SALVAÇÃO - O AMOR E A MISERICÓRDIA DE DEUS

Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, Professora da EBD, Secretária do STB, Departamento de Mídia, na Flórida


Texto de Memorização
"Vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tinheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia." (Êxodo 6.6)
Texto da Lição
1 João 4.13-19 1 Jo 4.13 - Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. 14 - E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. 15 - Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. 16 - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 17 - Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. 18 - No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 19 - Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
    1. O MARAVILHOSO AMOR DE DEUS
  1. É Sua natureza - Deus é Amor: 2 Co 13.11; 1 Jo 4.8,16
  2. É incomensurável - sem limite: Is 49.15; Jo 3.16; Ef 3.17-19
  3. É incondicional - não muda: Is 1.18; Rm 5.8; 1 Jo 4.10
    2. A INEXPLICÁVEL MISERICÓRDIA DE DEUS
  1. Sempre pronto a salvar: Lc 10.30-37; 18.38,42; Tt 3.5
  2. Sempre pronto a perdoar: 2 Sm 12.13; Pv 16.6
  3. Sempre pronto a restaurar: Lc 15.22-24; 1 Pe 1.3
    3. AS MARCAS DO EVANGELHO NA VIDA CRISTÃ
  1. Amando a Deus e ao próximo: Dt 6.5; Mt 19.19; Lc 10.27
  2. Servindo uns aos outros em amor: Lc 1.1-3; Jo 13.14; 1 Jo 3.18
  3. Obedecendo a Palavra de Deus: Jo 14.15,21,23; Mt 7.24,25; Tg 1.22