Editorial

A PURA ESSÊNCIA DO EVANGELHO

Prof. Aldair Ramos Rios Brasil

Brasileiro, Professor e Articulista

O Evangelho de Jesus Cristo é essencialmente centralizado em Deus, e não no homem... o pecado foi introduzido ao mundo, e tem inteiramente corrompido todo o coração e natureza, de todos os homens. Assim, nós estamos separados de Deus por uma barreira infinita. A justiça e a santidade divina, demandam que nossos pecados sejam punidos. Em nosso estado de pecado, nós nem somos capazes de pagar pelos nosso próprios pecados, nos transformar, tampouco fazer as pazes com Deus. Nossa única esperança é que alguém maior que nós faça por nós o que não podemos fazer por nós mesmos, e nos fazer aceitáveis a Deus. Mas, quem pode pagar totalmente por todos os nossos pecados? Quem pode viver perfeitamente sem nenhum pecado e merecer o favor de Deus para nós? Quem pode nos fazer aceitáveis a Deus? A resposta bíblica é inequivocamente clara: somente Deus pode fazer tudo isto. Alguém já pensou em um abismo? ...existe um grande abismo entre Deus e os pecadores... onde estes jamais poderão caminhar em direção a Deus, a única alternativa parte de Deus, pois somente Ele pode caminhar em direção ao homem. E Ele tem feito isto de tal modo que os pecadores são salvos e a justiça ainda é mantida. O culpado segue livre, mas os padrões de justiça não são quebrados. Cristo, o Eterno Filho de Deus, veio a este mundo e se tornou um homem, viveu uma vida pura de obediência ao Pai, e morreu a morte que os pecadores mereciam morrer, satisfazendo por completo, todas as obrigações da lei. Assim nós lemos: Deus nos fez agradáveis a si no Amado (Ef 1:6). Aceitar é, sobretudo, a prerrogativa de Deus. A salvação é Seu ato, Sua iniciativa, Sua intervenção em um caso sem esperança. Do Senhor vem a salvação (Jonas 2:9). A salvação não é tanto o pecador aceitando a Deus quanto Deus aceitando o pecador, o qual, em desespero, se torna do pecado e se agarra em Cristo. Esta é a mensagem evangélica que exalta a Deus e que manifesta Ele no comando. Só podemos escolher aquilo que desejamos, e de fato a única coisa que um pecador deseja é pecar. Somente a graça de Deus poder convencer um coração endurecido de seu pecado e rebelião. A nossa resposta ao chamado do Salvador é consequência do seu agir em nós. "Por que Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Fp 2:13)

Glossário

MELQUISEDEQUE

Dc. João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Professor e Músico

Rei da Justiça. Do hebraico "Malkï-çedheq" (Sedeque é meu rei), era Rei de Salém, ou Jerusalém, cidade de Luz (Sl 76.2). Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo, recebeu de Abraão o dízimo de tudo (Gn 14.18-20; Hb 6-9). Na época em que Ló, sobrinho de Abraão, vivia nas planícies de Sodoma, os reis de Sinar, de Elasar, do Elão e de Goim fizeram contra Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar, seus tributários. Com a vitória desses reinos confederados, Sodoma e Gomorra são levados cativos; e com eles Ló e a sua família (Gn 14.8-12). Abraão, informado disso, armou trezentos e dezoito de seus servos, perseguiu aos inimigos, e livrou a Ló e aquele povo que era levado cativo. Neste episódio de vitória do patriarca Abraão, surge Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14.13-19). Este Melquisedeque saiu ao encontro de Abraão trazendo pão e vinho,  e o abençoou (Hb 7.6-7). "A quem Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos" (Hebreus 7.1-4). Enquanto que o Antigo Testamento, em Gênesis, faz referência ao encontro do patriarca Abraão com Melquisedeque, o escritor aos Hebreus, no Novo Testamento, faz ênfase a Tipologia do sacerdócio de Cristo segundo a ordem de Melquisedeque (Hb 6.20-7.28). No Salmo 110, Deus Pai testifica do sacerdócio do Filho, dizendo: "Assenta-te a minha direita..." e "Jurou o Senhor e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque" (Sl 100.1,4). "Pelo que, querendo Deus mostrar, mais abundantemente, a imutabilidade do seu conselho, aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento; para que, por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta, a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque" (Hb 6:17-20 ARC). Melquisedeque como sacerdote e rei é um Tipo de Cristo e de seu sacerdócio eterno e universal.

Esboço

MELQUISEDEQUE, O REI DE JUSTIÇA

Dc. João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Professor e Músico



Texto de Memorização
"Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque. (Hebreus 7.17)
Texto da Lição
Gênesis 14.18-19; Hebreus 7.1-7,17

Gn 14.18 - E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. 19 - E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; Hb 7.1 - Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; 2 - A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; 3 - Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. 4 - Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. 5 - E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. 6 - Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas. 7 - Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. 17 - Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
    1. A REALEZA DE MELQUISEDEQUE
  1. Primeiramente rei de justiça: Hb 7.2-3
  2. Jesus satisfez a justiça de Deus: Is 53.1-3; Jr 33.15-16; Rm 3.21-25; Hb 6.16-19
  3. O crente é justificado pelo Calvário: Rm 5.1,8; Ef 5.9; 1 Jo 2.29; 3.7,10
    2. O CARÁTER PACÍFICO DE MELQUISEDEQUE
  1. Rei de Salém - Rei de Paz: Hb 7.1,4
  2. Jesus é o Príncipe da Paz: Is 9.6-7; Jo 14.27; Fp 4.7; Cl 3.15
  3. O salvo é pacificador: Mt 5.9; Rm 12.18; Hb 12.11,14a
    3. O MINISTÉRIO DE MELQUISEDEQUE
  1. Sacerdote do Deus Altíssimo: Gn 14.18-20
  2. Jesus é o Sacerdote Eterno: Sl 110.4; Hb 5.5-6; 6.20; 7.5-7,17
  3. A Igreja é Sacerdócio Real: 1 Tm 2.1-4; 1 Pe 2.9; Ap 1.6