Editorial

BÊNÇÃO PARA QUEM?

Manuela Barros Guimarães USA

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Youth Alive Band, Deã Acadêmica do STB

Guiado pelo Espírito, Jesus foi para Nazaré, e num sábado entrou na sinagoga, e levantou-se para ler. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaias, e quando abriu o livro, achou o lugar que estava escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para...” (Lc 4.18,19) A sequência do texto é só bênção: evangelizar os pobres, curar os quebrantados de coração, a apregoar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, e pôr em liberdade os oprimidos. Jesus ainda, depois de ler este texto de Isaias, fecha o livro, devolve ao ministro, e se senta. Mas como todos ainda o estavam olhando, ele diz: “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.” Naquele dia os homens que o ouviram, não creram nele. No entanto, Jesus, durante seu ministério distribuiu cada uma destas bênçãos a ele profetizadas. Jesus evangelizou, curou, deu vista e deu liberdade a muitos, e isto ninguém pode negar. Mas muito mais do que os que foram abençoados, foram os que não foram abençoados. Deixe-me esclarecer, em termo de número, a percentagem dos abençoados era muito pequena. E porque? Simples, é só voltar à profecia que ele disse estar cumprindo e ver para quem eram as bênçãos: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos...” Viu quem foram os recebedores da bênção de Deus através de Jesus? Não muito depois, Jesus se encontrou na casa de Mateus, comendo e se alegrando com muitos publicanos e pecadores. Os escribas e fariseus, ambos parte da elite religiosa da época, murmuraram contra o que Jesus fazia. Mas Jesus lhes respondeu: “Não necessiatam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento.” Pergunto agora, os fariseus e escribas eram justos e estavam espiritualmente sãos? Ou eles se achavam justos e sãos? Portanto, analogicamente, Jesus entra no coração para abençoar, libertar e curar, todos quantos se veem pobres, quebrantados, cativos, cegos, oprimidos, injustos e enfermos. Mas vermo-nos assim não condiz em nada com o nosso brio humano, e pela experiência histórica só há duas maneiras do homem se ver assim e encontrar o Jesus libertador. Primeiro através da dor, todo sabe que quando a doença é incurável, o dinheiro não chega nem para o alimento, ou os filhos tomaram um rumo de prisões em drogas, ou outro mal, ou quando somos postos na justiça em risco de perder tudo que temos e até a nossa liberdade, quando estamos presos, ou em qualquer outro cenário de desgraça, muitos, nessa situação, se humilham diante de Deus, ouvem do Jesus que tem poder sobre estes problemas, confessam sua real posição e então são abençoados. A segunda maneira, é a melhor, é deixar-se ser constrangido pelo Espírito Santo, ele nos faz ver-nos na maneira certa para alcançarmos a nossa bênção. Como? Quando lemos a Palavra de Deus ou a ouvimos ser anunciada. Termino lembrando aquela mulher que foi ter com Jesus na casa de um fariseu. Ela seguramente se sentia cativa, pobre, oprimida e muitíssimo pecadora, não digna da presença do Mestre, mas ela queria o perdão, queria a salvação, queria a oportunidade de adorar a Jesus, e ela o fez, com o que de mais precioso possuía, um vaso de alabastro. A cena é conhecida, regava os pés de Jesus com suas lágrimas, secava com seus cabelos, e derramou seu maior tesouro aos pés de Jesus. E o Mestre, em resposta às críticas disse: “... os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado, pouco ama.” (Lc 7.47)

Glossário

IDOLATRIA

Vania DaSilva Estados Unidos

Angolano, Diácono, Professor da EBD e Músico - EUA

Eidololatria (grego), culto a uma imagem material ou física, sendo considerada divina. É um dos frutos da carne e uma abominação contra Deus (Gl 5.20). Sabemos que os antepassados de Abraão, bem como os habitantes da Mesopotâmia, eram adoradores de uma diversidade de deuses, mas em Ur dos Caldeus, o deus-lua era a imagem mais sagrada. O povo de Israel, ao chegar no Sinai, foi advertido por Deus que não deveria, em nenhuma condição, adorar aos deuses dos povos que eles haveriam de conquistar, nem tão pouco, fazer imagens de escultura (Ex 20.4,5). Não durou muito, e após 40 dias que Moisés havia subido ao monte para falar com Deus, o povo se rebelou e pediu que lhes dessem um deus visível, semelhante aos deuses do Egito. O resultado daquela desobediência foi a morte de 3,000 pessoas (Ex 32.28). Dois reis, Jeroboão (Israel) e Manassés (Judá), levaram o povo ao auge da idolatria, e a recompensa de ambos os reinados foi serem levados cativos para Assíria e Babilônia (II Rs 17.14-23; 23.26,27). Não só o povo de Israel, mas nós crentes, somos todos os dias tentados a servirmos outros deuses. Talvez não uma imagem, mas um carro, a família, o dinheiro ou até mesmo a si próprio. Todo idólatra é um escravo de seu ídolo (demônio) e das idéias depravadas que eles representam (Gl 4.8,9). A Bíblia diz que a avareza é como idolatria (Cl 3.5), e que devemos fugir dela (I Co 10.14). Os deuses adorados por Israel, quando se desviavam, eram: Baal, Astarote, Asera, Moloque, Milcon, Quemós e toda sorte de terafins.

Esboço

MANSIDÃO: TORNA O CRENTE APTO PARA EVITAR PELEJAS

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC, na Flórida - EUA



Texto de Memorização
"...que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor." (Efésios 4.1,2).
Texto da Lição
Efésios 4.1-7

Ef 4.1 - Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 - Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 - Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4 - Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 - Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 - Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. 7 - Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
    1. A AUTORIDADE DA MANSIDÃO NO SALVO
  1. Na defesa pacífica de seu território - Isaque:
  2. Na coragem de confrontar o erro - Moisés:
  3. Na paciência de sofrer pela causa - Estevão:
    O EXERCÍCIO DA MANSIDÃO NA VIDA DIÁRIA
  1. Suportando a injúria: At 7.60
  2. Dominando o temperamento próprio:
  3. Mantendo a unidade do corpo: Ef 4.2,3;
    3. EVITANDO AS PELEJAS E CONTENDAS EM MEIO
  1. A arrogância:
  2. Ao ressentimento:
  3. A contenciosidade: