Editorial

AMIGOS FIEIS

Delmy Ochoa-Pereira Brasil

Hondurenha, primeira fiel do tesouro, cooperadora, Departamento de Senhoras.

Amizade é um sentimento excepcional que une a duas pessoas. Fiel é ser leal, honesto, próprio. É ser honrado, transparente, que se exprime sem artifício, que cumpre seu dever sem intenção de enganar ou disfarçar seu procedimento. Sobre tudo, amigos fiéis são aquelas pessoas sinceras, hospitaleiras, que consolam, que confortam e que exortam; são aquelas que com amor e verdade dizem que estão erradas, que não deixam cair ao abismo, mas pelo contrário, sempre estendem as mãos para ajudar a levantar - "Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro" (Ec 4.10). Amigos fiéis são aqueles que em todo tempo amam a seu amigo (Pv 17.17), que aconselham, que fazem o bem sem interesse próprio, que oram pelos outros, mesmo sendo injustiçados ou incompreendidos pelos próprios amigos (Jó 42.10). As Sagradas Escrituras revelam o exemplo de uma amizade pura, como a de Davi e Jônatas (1 Sm 18.1); de uma amizade que leva a carga e sofre pelo seu próximo, como a de Paulo e Silas, e seus demais companheiros, que o apoiaram em suas prisões, em sua escassez, em suas viagens missionárias e em suas tribulações (Cl 4.9,10; Rm 16.7; Fl 23; At 15.40; 16.25). Acima de tudo, o maior exemplo recai sobre a pessoa do Senhor Jesus Cristo — o Amigo Fiel, que fortalece (Fp 4.13); que salva e cura (Is 53.4,5); que protege, guia (Ef 6.22; Cl 2.2), que consola os corações abatidos (Sl 71.21; 2 Co 7.6); e ensina a sua igreja a experimentar e ter o mesmo sentimento que O levou a suportar a cruz (Fp 2.2; Rm 15.5); a amar uns aos outros (1 Jo 4.11) com esse amor que excede todo entendimento e que cresce cada dia (Ef 3.19). "O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Pv 18.24); e o maior desses amigos, certamente, é a pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Glossário

T E N T A Ç Ã O

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Diretor da Divisão de Música e músico

A infância é o período da vida do ser humano que vai desde o nascimento até mais ou menos aos sete anos. Este fato varia de criança para criança; algumas terminam aos doze anos, dando início a puberdade. A puberdade começa entre os onze e doze anos de idade, começando outra fase da vida. Na infância há mudanças físicas enormes porque é a fase da vida que a pessoa cresce mais. O desenvolvimento físico está relacionado ao peso, estatura e o mental com o intelecto. Sua frequência na respiração é mais lenta e regular que a de um adulto. Suas emoções e a temperatura do corpo variam de acordo ao ambiente ou a atividade que estiver efetuando no momento, porque o seu cérebro ainda não atingiu o seu completo desenvolvimento, somente 80%. Os músculos do abdômen estão em processo de desenvolvimento. Existem três fases da infância: a lactente, a primeira infância e a segunda infância. A capacidade mental de uma criança nesta fase de crescimento desenvolve mais rápido que a física. Já é capaz de fazer os seguintes movimentos: caminhar ao redor de obstáculos, ficar agachado por mais tempo, subir escadas, sustentar-se em um pé, atirar objetos sem perder o equilíbrio e subir em certas alturas, como por exemplo: numa cadeira. A capacidade de falar ou articulação de palavras está em processo de melhorar cada vez mais. Aprendem vocábulos através de histórias, ouvir os adultos falarem e quando não conhece os nomes dos objetos, usa sons e expressões para explicar-se. O cérebro infantil é considerado como esponja pela capacidade que tem de armazenar informações. A infância é a faixa etária em que as crianças mais brincam, se divertem e aprendem que a vida tem momentos de dor quando se golpeiam fisicamente. Não têm barreiras para amar, e não têm nenhum preconceito. São amigas de todo mundo. É na infância onde aprende os valores morais, a distinguir o bem e o mal, e suas consequências. A família desempenha um papel importantíssimo no crescimento da criança. Os pais devem aproveitar esta fase para ensinar a Palavra de Deus, valores bíblicos cristãos, tais como: orar, amar a Deus e ao próximo, sobre o perdão e salvação em sua linguagem infantil, etc. Como recebeu Timóteo através dos ensinamentos que recebeu de sua mãe Eunice e avô Loide - ”Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste... desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”.

Esboço

A TENTAÇÃO DE JESUS

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Youth Alive Band, Deã Acadêmica do STB



Texto de Memorização
"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado."  (Hebreus 4.15).
Texto da Lição
Lucas 4.1-13

Lc 4.1 - E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. 2 - E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. 3 - E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. 4 - E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. 5 - E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. 6 - E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. 7 - Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. 8 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. 9 - Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; 10 - Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, 11 - E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. 12 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. 13 - E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.
    1. AS ORIGENS DA TENTAÇÃO
  1. Originadas por Satanás: Lc 4.2,13; Mt 13.39
  2. Originadas pelo mundo: 1 Jo 2.15,16; Lc 8.14
  3. Originadas pelo nosso eu: Tg 4.1; Rm 7.18,24
    2. AS TRÊS ESFERAS DE ATUAÇÃO DA TENTAÇÃO
  1. Atua contra a carne do homem: Gn 25.30-34; 39.7; Lc 4.2-4
  2. Atua contra a alma do homem: Lc 4.5-8; At 8.18,19
  3. Atua contra o espírito do homem: Gn 3.5; Is 14.13,14; Nm 16.3
    3. AS ARMAS DE DEFESA CONTRA A TENTAÇÃO
  1. A Palavra de Deus: Lc 4.4; Ef 6.13,17
  2. A autoridade espiritual: Tg 4.7; Lc 4.8; 1 Pe 5.9
  3. A vigilância espiritual: Mt 23.41; 1 Pe 5.8; 1 Co 10.13; 16.13