Editorial

A LIÇÃO DA ÁGUIA

Pr. Marcos Amazonas Portugal

Brasileiro, pastor, missionário e articulista

"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão" (Isaías 40.31). A águia é uma ave extraordinária. Tem uma beleza única e uma longevidade que faz inveja. É interessante que o nosso texto compara as pessoas que esperam no Senhor com as águias. Sendo assim, precisamos ver quais são as lições que as águias nos ensinam. As águias não temem as tempestades. Elas enfrentam a tormenta. A águia segue em direcção as nuvens escuras, enfrenta a tormenta, pois sabe que para além das nuvens escuras, o sol brilha radiante e elas podem voar em paz. Sendo assim, a lição que temos é não fuja dos problemas, enfrente-os, vença-os e desfrute da verdadeira paz. Falei sobre a longevidade da águia. Elas vivem aproximadamente 70 anos. Contudo, aos quarenta anos ela precisa passar por um processo de renovação. Suas unhas estão grandes, flexíveis, por isso não há condições de agarrar mais suas presas. O bico está curvo, direccionado para o seu peito e as suas asas pesadas por causa da grossura das penas. Diante de um quadro tão caótico pensamos que ela desiste. Contudo, a águia decide renovar-se. Ela passa por um processo de 150 dias. Ela voa para um montanha muito alta e ali, recolhida num ninho próximo a um paredão dá início ao processo renovador. Ela bate com o seu bico na parede até conseguir arrancá-lo. Fica ali à espera que nasça um novo bico que irá arrancar as unhas crescidas e flexíveis. As novas unhas servirão para arrancar as velhas penas. Passado cinco meses, ela está no céu novamente voando renovada, preparada para mais trinta anos. Aprendemos que não devemos temer a mudança. Não devemos recear das coisas novas, pois elas são a oportunidade para prosseguirmos voando alto. Outro aspecto interessante, a águia sente quando vai morrer. Ela não teme a morte. Ele procura o pico mais alto e nas suas últimas forças e vai até o pico mais alto e espera resignadamente o seu momento final. A lição para nossas vidas é que não devemos ter medo da partida. Devemos compreender quando chega o momento da partida. Sem medo, quando este chegar, é hora de olhar para o alto e subir até as alturas. Muitas vezes, nós ficamos com medo das tempestades da vida. Nos escondemos como galinhas. Entretanto, precisamos ter a coragem da águia de seguir adiante, enfrentado a tormenta, pois prá lá da tormenta o sol brilha com bastante intensidade. Não fuja, não se esconda. Enfrente as tempestades da vida como a águia. Tenha coragem de mudar. Tenha a coragem de renovar-se. Não pare no tempo. Há muita coisa ainda para ser feita.

Glossário

V I R T U D E

Delmy Ochoa Pereira Estados Unidos

Hondurenha, primeira fiel do tesouro, cooperadora, professora da EBD.

Do Latim; virtute. É uma disposição habitual, firme e constante para a prática do bem; um modo austero de vida; uma qualidade de excelência moral. “Quanto ao mais, irmaos, tudo o que e verdadeiro, tudo o que e honesto, tudo o que e justo, tudo o que e puro, tudo o que e amavel, tudo o que e de boa fama, se ha alguma virtude, e se ha algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8). Uma pessoa virtuosa é honesta, eficaz, casta, valorosa, esforçada, reta em sua maneira de viver e principalmente temerosa ao Senhor, com um bom testemunho ante aos demais. “E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza…” (Ex 18.21). Se pode observar vários exemplos nas Sagradas Escrituras de pessoas virtuosas, tal como: Jó “…homen sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal” (Jó 1.1); Noé “…varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus” (Gn 6.9); e Ruth “…pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa” (Rt 3.11). Estes exemplos nos mostram pessoas com virtude, mas que acima de tudo, serviam e temiam a Deus. No livro de Provérbios, capítulo 31, se encontra uma explicação clara e em forma poética das características de uma pessoa com valores espirituais e morais. Este capítulo fala da mulher virtuosa, a qual o seu valor excede o de rubis. Ele descreve uma mulher fiel, respeitada, trabalhadora, empreendedora, de bom testemunho e temente a Deus. A mulher virtuosa prioriza os valores interiores e faz de Deus a fonte de tudo quanto ela é e representa. No Novo Testamento, o apóstolo Pedro relata as virtudes que o cristão deve desenvolver a fim de ser espiritualmente vitorioso e frutífero diante de Deus; uma vez que nos últimos tempos, os valores estéticos tem tido mais importância que os valores éticos (2 Pe 1.5-8). As virtudes têm sido ignoradas e Pedro exorta aos crentes a vigiar, e ter cuidado em estar ativamente empenhados no crescimento espiritual “Pois aquele em quem não há estas coisas e cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados” (2 Pe 1.9), e “O perverso de coração nunca achará o bem…” (Pv 17.20).

Esboço

A MULHER VIRTUOSA

Tabitha Amaral Lopes Estados Unidos

Brasileira, Segunda Fiel do Tesouro, professora da EBD, diretora do Setor de Senhoras

Texto de Memorização
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins" (Provérbios 31.10).
Texto da Lição

Provérbios
31.10-21,23-29 (ARC)
10 - Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. 11 - O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. 12 - Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. 13 - Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. 14 - Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. 15 - Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. 16 - Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. 17 - Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. 18 - Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. 19 - Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. 20 - Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. 21 - Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. 23 - Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. 24 - Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. 25 - A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. 26 - Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. 27 - Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. 28 - Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. 29 - Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
    1. A MULHER VIRTUOSA NO CASAMENTO
  1. Como esposa: 1 Pe 3.1-5; Sl 128.3,4; Ef 5.24
  2. Como ajudadora: Gn 2.18; Pv 31.13,16,27
  3. Como mãe: Pv 22.6; 31.28,29; 1 Sm 1.27,28; 2.19
    2. A MULHER VIRTUOSA NO SEU COTIDIANO 
  1. Como trabalhadora: Rt 2.2,7; Pv 31.13,15,22,24,27
  2. Como pessoa: Pv 14.1; 31.26; At 9.36,39
  3. Como crente: 1 Tm 2.9; 3.11; Pv 31.30; Et 4.15,16
    3. A MULHER VIRTUOSA NA SOCIEDADE  
  1. Respeitada pela família: Rt 2.11,23; Pv 31.11,28
  2. Reconhecida pela comunidade: Pv 31.10,23,29,30; Rt 3.11
  3. Recebida por Deus: Jz 4.4,8,9,21; 1 Sm 1.17,20; Rt 1.16