Fort Lauderdale, Flórida, 01 de Abril de 2012
Ano XX
Lição Nº 14
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PARÁBOLAS DE JESUS — ODRE NOVO E VINHO NOVO
Rev. Eronides
DaSilva
Estados Unidos |
Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA |
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“Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Oh mulher,
grande é a tua fé” (Mt 15.25-27). Daí por diante, Jesus usou vastamente as parábolas para a comunicação dos mistérios Divinos:
“E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundancia; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem” (Mt 13.10-13). Os três sistemas de governo perpetuados entre os povos foram:
Teocracia – Deus governando; Monarquia – um homem governando; e
Democracia – um povo governando. Depois do silêncio profético de 400 anos após o cativeiro do Povo de Deus na Babilônia, apareceu João Batista anunciando o reino teocrático, através do arrependimento e batismo
nas águas dos seus potenciais integrantes. Ainda no ato do batismo de Jesus, as duas pessoas da Trindade testemunharam ser aquele o Messias – o Filho Amado que era muito bem recebido para a preparação e inauguração do Reino dos Céus, Reino Messiânico – o
Milênio! “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.16-17). Dos três grupos políticos e religiosos vigentes no tempo de Jesus —
Fariseus, Saduceus e Herodianos; o primeiro tinha a tutela de guiar e ensinar o povo no caminho proposto pela Lei na recepção do Messias. A população vigente, desde a Judéia, Samaria, Galiléia e os distantes da Síria e norte da África, anelavam receber o Messias:
“Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e anunciará aos gentios o juízo. Não contenderá, nem clamará, nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz; não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo; e
no seu nome os gentios esperarão” (Mt 12.21). Os líderes da nação, entretanto, foram determinantes em impedir que o povo o recebesse como o Messias prometido!
Nesse ponto, nosso Senhor Jesus Cristo proferiu a Parábola do
Odre Velho e Vinho Novo, e da Veste Velha e Remendo Novo: “E disse-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de uma veste nova para a coser em veste velha, pois que romperá a nova, e o remendo não condiz com a veste velha. E ninguém põe vinho novo
[Novo Pacto] em odres velhos [Antigo Pacto]; de outra sorte, o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.” (Lc 5.36-38). E Jesus antecipando aos seus vís pensamentos, afirmou:
“E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz:
Melhor é o velho” (vs 39).
Assim, pelo encolhimento do tecido novo, romperia parte da veste velha, e ambos ficariam inúteis. De igual forma, pela falta de elasticidade do couro velho, a expansão causada pela fermentação do vinho novo, faria ambos serem espoliados! Por essa Parábola, Jesus estava claramente demonstrando que o sistema antigo da Lei, assim como o do Farisaísmo estavam caducados! O Messias não veio para reformar nenhum sistema, ele veio para implementar uma nova e completa doutrina, que daria vida, não somente a nação, mas a todos que aceitassem a Graça proposta! Qualquer tentativa de miscigenar o Velho com o Novo, portanto,
teria o fim trágico de ambos! Era, portanto, imperativou haver ma mudança total e radical do sistema veterotestamentário, a fim de que o
Reino de Deus e o Reino dos Céus
pudessem ser ambos implementados. Vinho e tecido novos, representam o
Novo Pacto engendrado na graça de Deus! Vinho e
tecido velhos, repesentam o Antigo Pacto - a Lei, que conduziria a
nação até ao Messias. Jesus a recebeu, e a
cupriu na sua totalidade moral e espiritual! Nessa transição, e com muita
lástima, Jesus distanciou sua doutrina das dos fariseus e dos Saduceus, quando disse
à nação: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e
fariseus, de modo nenhum
entrareis no reino dos céus” (Mt 5.20). Ainda assim, com o seu imenso amor, se apiedou de ambos —
do Fariseu e do homem da mão mirrada — “E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e
foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra” (Mc 3.5). |
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A P O C A L I P S E
Vania DaSilva
Estados Unidos |
Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC -EUA |
O título deste livro no texto grego se intitula Apokalypsis Ioannou ou transliterado como
Revelação de João. A palavra Apocalipse se traduz como descobrir, tirar o véu, fazer conhecido, revelar. Assim como Gênesis é o livro dos princípios, Apocalipse é o livro da consumação. Apesar de existir inúmeras profecias nos Evangelhos e Epístolas, Apocalipse é o último e único livro do Novo Testamento cujo foco principal são os eventos futuros. Seu prólogo indica o propósito do livro: mostrar as coisas que
“em breve devem acontecer”. O livro de Apocalipse inicia com as palavras:
Apokalypsis Iesou Christou – Revelação de Jesus Cristo, a qual revela dois importantes fatores sobre este livro; primeiro que a revelação foi dada por Cristo, sendo João o recipiente, e segundo que a revelação é
sobre Cristo. Os ensinos básicos do Apocalipse podem ser encontrados nas profecias de Jesus registradas em Mateus 24. O livro gira em torno das visões e símbolos do Cristo ressurreto, o qual tem autoridade de julgar a terra, refazê-la e governá-la com justiça. O Apocalipse foi escrito pelo Apóstolo João, quando desterrado na ilha de Patmos
"por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo," entre os anos 95-96 d.C., pelo Imperador Domiciano (Ap 1.9). O livro de Apocalipse pode ser dividido em três etapas, para melhor compreensão e estudo (Ap 1.19): as coisas que
vistes – passado (Ap 1); as coisas que são – presente (Ap 2-3); e as coisas que depois destas
hão de acontecer – futuro (Ap 4-22). Segundo escreve o Pr. Orlando S. Boyer em sua enciclopédia bíblica, existem quatro linhas de interpretação do livro de Apocalipse: 1) a
Preterista – que ensina que todas as suas profecias já se cumpriram, especialmente nos tempos das perseguições do Império Romano; 2) a
Histórica – que ensina que as profecias do livro serão todas cumpridas, mas não existe concordância nas suas interpretações históricas; 3) a
Simbólica – que ensina que as visões são consideradas como figuradas de certas verdades; 4) a
Futurista – que ensina que a maior parte das profecias reveladas pertence aos últimos dias. Os acontecimentos principais do livro formam um esboço natural que se pode dividir em sete partes: i. As sete cartas às sete igrejas (1-3); ii. Os sete selos (4-8.1); iii. As sete trombetas (8.2-11); iv. As sete figuras místicas (12-14); v. As sete taças (15-16); vi. A aniquilação dos inimigos do Cordeiro, da Igreja e de Israel (17-20); e vii. As glórias da Nova Jerusalém (21-22). O livro de Apocalipse também provê um resumo profético do curso da História da Igreja desde o período apostólico até sua transladação na volta de Cristo. Ainda que muitos se esquivam de ler o Apocalipse, descrevendo-o como um livro obscuro, misterioso e de difícil entendimento; Jesus declara no princípio de sua revelação:
“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo” (Ap 1.3). |
APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS.
Rev. Eronides DaSilva
Estados Unidos |
Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA |
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Texto de Memorização |
"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo" (Apocalipse
1.3). |
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1. O LIVRO DO APOCALIPSE |
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O Livro de encerramento do Cânon divino — as que
foram: Ap 1.1,3,8 |
O Livro dos juízos divinos — as que são: Ap
5.1-5,8 |
O Livro das consolações divinas — as que haverão de
ser: Ap 21.1-6 |
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2. AUTORIA, DATA E LOCAL DO LIVRO Do APOCALIPSE |
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Autoria, João — filho de Zebedeu: Ap 1.1,4,9; 22.8 |
Data, o Livro foi escrito entre 90 e 96 d.C. —
Irineu de Lyon: Ap 1.9 |
Lugar, o Livro foi escrito em Patmos —
Dodecaneso, Mar Egeu: Ap 1.11 |
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1 - Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
2 - O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
3 - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
4 - João, às sete igrejas que estão na Asia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
5 - E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
6 - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
7 - Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
8 - Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
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