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Fort Lauderdale, Flórida, 06 de Março de 2011 Ano XIX  Lição Nº 10


 

A MAIOR CISÃO DA HISTÓRIA

Rev. Eronides DaSilva  Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA



"Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ángulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos." (Mt 21.42-43) A interpretação desse texto e a de Jo 1.5b, vista a olhos razos, parece-nos que Deus não soube entender o homem: “E a luz resplandece nas trevas e as trevas não a compreenderam”! Mas não é tanto assim como podemos imaginar superficialmente. Existem dois significados para o verbo entender – katalambanoo do grego moderno: 1) tomar posse, absorver e apoderar-se de alguma coisa, jogando-se sobre ela; 2) entender e absorver com a mente. O ser humano que está colhendo o resultado dos seus pecados, não pode, a princípio, entender à luz do Evangelho a ele manifestado. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Co 2.14). João Marcos, um dos líderes da igreja primitiva é autor do segundo Evangelho que leva o seu nome. Era ele filho de Maria, em cuja casa os discípulos oravam quando Pedro tinha sido preso a mando de Herodes Agripa (Atos 12.120). Algumas vezes ele era chamado pelo seu nome hebraico, João, e às vezes pelo latim, Marcos. Sendo ele influenciado pelo seu tio Barnabé (Cl 4.10), após ter terminado uma tarefa de ajuda humanitária à Jerusalém, partiu, juntamente com ele e Paulo à Antioquia da Picídea (Atos 12.25). Durante o percurso entre Antioquia, Chipre e Panfília (Atos 13.5), Marcos deixou Barnabé e Paulo, regressando à Jerusalém (Atos 13.13). A razão mais provável era porque Paulo se tinha transformado um missionário apaixonado pelos Gentios (Atos 13.4-12). Mas esta cisão ocorreu por causa desses seguintes fatos: a) o plano milenar de Deus foi calculadamente rejeitado (Jo 19.15); b) o reino de Deus foi tranferido aos gentios (Ef 2.15,16) e c) a incersão do milagre do novo nascimento. Ao Apóstolo Paulo, o legado de Deus aos gentios, lhe foi revelado o grande mistério da Encarnação e o da Noiva Cordeiro — a igreja! Na linguagem judaisante do Novo Testamento, descobrimos que ela é um povo zelozo e de boas obras (Tt 3.14). Povo oriundo de dois povos: judeus e gentios (Rm 10.11), chamados por um decreto (Rm 8.28), alistado para uma milícia (1 Tm 2.3-4), combatendo contra o mal, contra os inimigos da cruz de Cristo (Fp 3.18), e a favor dos salvos (Cl 3.12). Paulo nos seus ensinos exorta aos fiéis a permanecerem firmes, esperando o novo céu e a nova terra, quando Deus limpará todas as lágrimas dos que paumilharam neste mundo caliginoso, por amor a Cristo (Fp 3.20; Ap 21.4). O pragmatismo que a igreja vive hoje, e que deve ser profundamente agradecida a Deus por esta cisão, foi resultado direto destes históricos eventos: "E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam." (Rm 10.20). Foi por causa dessa rejeição que os gentios - zambujeiros foram inseridos na oliveira - Israel: "Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado." (Rm 11.24-25). E, porque estão agora na Oliveira, têm, fluindo em si mesmo, uma nova seiva.

 

G E N T I O S

Mbaxi Divaldo Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, professor da Escola Bíblica Dominical, músico


Termo oriundo do hebraico goyim, do grego ethnoi e do seu correspondente do latim gens, cujo significado refere-se a um clã, grupo ou nação que não é civilizada, que vive numa aldeia, ou que é rústica. Entretanto, biblicamente o vocábulo faz alusão a qualquer povo pagão que não pertence a linhagem judaica. Este substantivo em seus diferentes gêneros gramaticais é citado aproximadamente 150 vezes no Velho Testamento e 97 vezes no Novo. As nações gentílicas eram caracterizadas por sua crença politeísta nos deuses pagãos tais como: Baal (Jz 6:25, 1 Rs 16:31), Moloque (Lv 18:21, Am 5:26), Astarote (Jz 2:13, 1 Rs 11:5, Assera (1 Rs 18:18, 2 Rs 21:6); assim como também por suas práticas idólatras. A expressão “incircunciso” também é usada para distinguir o povo gentílico do povo de Deus. Por esta razão, o salmista Davi usou esta expressão quando soube que Golias, sendo filisteu, estava afrontando os exércitos de Israel — "...Quem é, pois, este incircunciso filisteu..." (1 Sm 17:26,36). Os livros históricos fazem pelo menos menção de duas narrativas trágicas na vida do Rei Salomão e de Sansão por abrirem o seu coração para as mulheres gentílicas (Jz 16:4-31; 1 Rs 10,11). Desde o período da Dispensação Patriarcal até a Dispensação da Lei, Deus usou todos os meios para fazer com que o seu povo pudesse viver uma vida de comunhão com Ele. Entretanto, seu povo o rejeitou. Existem duas portas dispensacionais para os Gentios nas Escrituras Sagradas: a porta do domínio político, e a porta da salvação espiritual. A porta de domínio político, estende-se desde a imigração de Israel para o Egito até o final da Grande Tribulação; quando Cristo tenha vitória sobre o Anticristo (Lc 21.24). Entretanto, a porta da salvação espiritual, conhecida como porta da graça de Deus oferecida aos Gentios, estende-se desde a ocasião da rejeição do Messias pelos Judeus (Jo 1:11; Mt 21:43) até o arrebatamento da igreja (Dn 9:24). Não é que a graça de Deus vai acabar, mas que o período da porta de salvação espiritual aberta graciosamente para todas as gentes terminará — "mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" (Jo 1:12). Na dispensação da graça, o plano salvifico foi estendido para os gentios, alcançando a mulher Siro-Fenícia (Mt 15:24-28, Mc 7:24:30), a Cornélio (At 10), e todos quantos aceitarem a Cristo (Jo 3:16, Hb 2:1-4). Paulo, denominado de Apóstolo dos Gentios, foi um instrumento de muita valia na propagação do evangelho por todo o mundo, começando com suas viagens missionarias pela Ásia Menor (Col 1:27; 2 Tm 1:11). No final dos tempos, as nações que ajudarem ao povo de Israel terão a oportunidade de fazer parte do Reino Milenial de Cristo; o qual Jesus ilustra em sua parábola na separação dos bodes e das ovelhas (Mt 25.31-46).

 

O EVANGELHO PROPAGA-SE ENTRE OS GENTIOS

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA

 

Texto de Memorização

“E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. " (Atos 10.45).



  1. OS GENTIOS NO ANTIGO TESTAMENTO
  Seu início em Caim, Abel e Sete: Gn 5.3,22,30
  Sua identidade em Sem, Cão e Jafé: Gn 10.1; 11.10, 26
  Sua cisão em Abraão, Isaque e Jacó: Gn 12.1-3; 13.10-11
  2. OS GENTIOS EM O NOVO TESTAMENTO
  Na sua aceitação -  a Círo-Fenícia: Jo 3.16; Mt 15.26, 28
  No sua autenticação - Cornélio: At 10.1; 34,44; Gl 3.27-29
  Na sua dispensação - evangelho da incircuncisão: Rm 2.28-29; Cl 2.11
  3. O AMÁLGAMA DOS DOIS POVOS
  O milagre da Cruz - o segundo malfeitor: Lc 16.22-23; 23.40-43; 
  O milagre da igreja - a universal assembléia: At 2.47; Hb 12.23
  O milagre do apostolado - o apóstolo dos gentios: At 13.1; 11.15-18



Atos 10.44-48; 11.15-18  (ARC)


Atos 10.44 - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo so-bre todos os que ouviam a palavra.
45 - E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
46 - Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
47 - Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
48 - E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
Atos 11.15 - E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio.
16 - E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.
17 - Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
18 - E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.



 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

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Editoração: Vania DaSilva

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