Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 05 de Setembro de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 36


 

ILOGISMO PROFÉTICO

Rev. Eronides DaSilva Brasil

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA



Ciência, por seu termo, é definida como o agrupamento de fatos lógicos, sistemáticos e verificáveis. Infelizmente o Espiritismo, incorporado ao Animismo, ao Budismo e ao Induísmo, se proclama como uma doutrina sensata e lógica, uma ciência teológica. Vejamos, portanto, que alguns exemplos abaixo comprovam que o espiritismo, como qualquer outra doutrina gnóstica, é incoerente, anormal, paracientífica, e comprovam exatamente ao contrário! Assim é o ilogismo profético da Nova Era! A Reencarnação, por exemplo: que lógica há em passar por uma reciclagem no curso de milhares de nascimentos? Se a humanidade está num processo de evolução espiritual, por que as sociedades estão cada vez piores, mais depravadas, mais injustas e mais deterioradas? O Carma, ou a Maldição Hereditária, nem se fala: como conceber a idéia de que se paga nessa vida pelos erros de encarnações anteriores, dos quais o recipiente sequer se lembra? Como alguém que pudesse aprender com os erros dos quais não se lembra e, por conseguinte, estas pessoas não deveriam ser ajudadas para lhes impor o pagamento por erros passados! A lei do carma é injusta e imoral, pois como poderia uma jovem de doze anos, por exemplo, que sofre uma morte agonizante de leucemia porque ela era Adolf Hitler em uma vida anterior, e que ela nunca chegou a saber deste fato! O Relativismo Ético, é como se diz no jargão brasileiro, “se meu coração não condena, bom é Deus”: absolutos morais se podem transcender. (Mt 5.17-20; Rm 13.8-10) O relativismo ético, ou nós criamos nossa própria moralidade é ilógico. É difícil encontrar um relativista ético porque nossa tendência natural e lógica é de fazer declarações morais absolutas! O ladrão do automóvel não pode ser considerado como ladrão porque este era parte de sua própria “realidade moral”, ou do seu relativismo! É como o caso do traidor Americano, John Walker Linden, cuja cooperação criminosa com os Talibans e Osama bin Laden, foi um gesto de amor nacional para expurgar o mal de sua Nação. O genocídio de treze militares do Fort Hood, pelo sargento mulçumano Nidal Malik Hasan foi um gesto de purificação dos infiéis americanos. O cristianismo dos nascidos de novo, possui a realidade absoluta que falta ao espiritismo — a moral dos Evangelhos de Cristo! A comodidade do sincretismo religioso: todas as religiões levam a Deus, e fazem parte do processo de evolução espiritual. Como dizia o senhor José Costa da Linha, “todo caminho leva à Roma, mas nem todos levam ao Papa!” É difícil de compreender que religiões antagônicas, como islamismo, budismo, catolicismo e espiritismo possam surtir um mesmo resultado de levar o homem a Deus (At 4.12; Hb 9.27)! Esta é a maior verdade, e verdade absoluta: “ninguém vem ao Pai (Deus Pai) a não ser por mim (Deus Filho).” (Jo 14:6).

 

NOVO TESTAMENTO

William Valery Rivera Estados Unidos

Chileno, seminarista, professor, cooperador


Parte da Bíblia composta por uma coleção canônica de 27 livros escritos por nove diferentes autores, durante um período de aproximadamente 50 anos. O uso do termo “Testamento”, vindo do hebraico – Berit, ou do grego – Diatheke, que quer dizer aliança, pacto, convênio ou disposição entre partes. Portanto, seu significado original é Nova Aliança, Novo Pacto ou Novo Convênio. Sua composição apresenta em primeiro lugar os Evangelhos, nos quais cada um de seus autores mostra a Jesus como nosso Salvador e Redentor (Lc 19.10; Mc 16.16; Jo 3.16). Em segundo lugar, o livro de Atos dos Apóstolos, o autor mostra a expansão da Igreja Primitiva, as boas novas de salvação (At 4.12; 2.41,46,47) e também a promessa de Jesus, a respeito do batismo com Espírito Santo (At 2.1-4). Em terceiro lugar estão as Epístolas Pastorais, escritas para instruir e exortar tanto a Timóteo, como também a Tito. Elas abrangem os temas sobre administração, liderança e cuidado pastoral da Igreja (1 Tm 4.12-16; Tt 2.1). Em quarto lugar, o livro de Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo dada ao seu servo João, acerca das coisas que foram, das que são e das que hão de ser (Ap 1.19). O tema central do Novo Testamento é a salvação do homem. Paulo escreve aos Romanos: “Porquanto, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23); “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). Neste Novo Pacto, Jesus é agora o Cordeiro. Não se necessita mais sangue de animais como na Antiga Aliança (Lv 16; Lv 4). O escritor aos Hebreus diz: “Porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados” (Hb 10.4). Com isto entendemos que no Novo Testamento, Cristo estabelece uma nova aliança através de seu próprio sangue. Ele mesmo disse: “Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” (Mt 26.28). O profeta Jeremias já havia anunciado sobre esta nova aliança, entendendo que o antigo pacto era sombra do que havia de vir - “Vem dias, diz o Senhor, em que farei novo pacto com a casa de Israel e com a cãs de Judá”.
 

 

O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO NOVO TESTAMENTO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA

 

Texto de Memorização

“O qual noutros séculos näo foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; " (Efésios 3.5).



  1. JESUS CRISTO, O PROFETA QUE HAVIA DE VIR
  O perfil geral do Profeta: Gn 20.7; Jo 7.38-40;  Jo 4.29
   A característica de Jesus como Profeta: Jo 1.1, 14; 4.34; Lc 21.24
  A perfeição de Jesus como Profeta: Jo 2.24-25; Mt 17.27; Ap 19.10
  2. A tividade profÉtica no Seio da igreja
  A revelação da profecia: At 10.19; 20.23; 16.6-7
  A ciência da profecia:1 Co 2.10; Rm 11.33-34; 1 Pe 19.10;
  A superioridade da profecia: 2 Co 3.5-11; Hb 1.1; Ef 4.9-10
  3. atividade profÉtica no Seio MINISTERIAL
  A manifestação profética por Paulo: 1 Co 3.12-15; At 20.29-30; 1 Ts 4.13-17
  A manifestação profética por Pedro: 2 Pe 2.1-3; 2 Pe 3.7-18; 1 Pe 4.6
  A manifestação profética por João: 1 Jo 3.2; 5.7; 2 Jo 1.7




1 Coríntios 2.9-13 (ARC)



9 - Mas, como está escrito: As coisas que o olho näo viu, e o ouvido näo ouviu, E näo subiram ao coraçäo do homem, Säo as que Deus preparou para os que o amam.
10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senäo o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senäo o Espírito de Deus.
12 - Mas nós näo recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 - As quais também falamos, näo com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
 

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

 

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved