Fort Lauderdale, Flórida, 05 de Setembro de 2010
Ano XVIII
Lição Nº 36
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ILOGISMO PROFÉTICO
Rev. Eronides DaSilva
Brasil |
Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA |
Ciência, por seu termo, é definida como o agrupamento de fatos lógicos, sistemáticos e verificáveis. Infelizmente o
Espiritismo, incorporado ao Animismo, ao Budismo e ao
Induísmo, se proclama como uma doutrina sensata e lógica, uma ciência teológica. Vejamos, portanto, que alguns exemplos abaixo comprovam que o espiritismo, como qualquer outra doutrina gnóstica, é incoerente, anormal, paracientífica, e comprovam exatamente ao contrário!
Assim é o ilogismo profético da Nova Era! A Reencarnação, por exemplo: que lógica há em passar por uma reciclagem no curso de milhares de nascimentos? Se a humanidade está num processo de evolução espiritual, por que as sociedades estão cada vez piores, mais depravadas, mais injustas e mais deterioradas? O Carma,
ou a Maldição Hereditária, nem se fala: como conceber a idéia de que se paga nessa vida pelos erros de encarnações anteriores, dos quais o recipiente sequer se lembra? Como alguém que pudesse aprender com os erros dos quais não se lembra e, por conseguinte, estas pessoas não deveriam ser ajudadas para lhes impor o pagamento por erros passados! A lei do carma é injusta e imoral, pois como poderia uma jovem de doze anos, por exemplo, que sofre uma morte agonizante de leucemia porque ela era Adolf Hitler em uma vida anterior, e que ela nunca chegou a saber deste fato! O Relativismo Ético, é como se diz no jargão brasileiro, “se meu coração não condena, bom é Deus”: absolutos morais se podem transcender. (Mt 5.17-20; Rm 13.8-10) O relativismo ético, ou
nós criamos nossa própria moralidade é ilógico. É difícil encontrar um relativista ético porque nossa tendência natural e lógica é de fazer declarações morais absolutas! O ladrão do automóvel não pode ser considerado como ladrão porque este era parte de sua própria “realidade moral”, ou do seu relativismo! É como o caso do traidor Americano, John Walker Linden, cuja cooperação criminosa com os Talibans e Osama bin Laden, foi
um gesto de amor nacional para expurgar o mal de sua Nação.
O genocídio de treze militares do Fort Hood, pelo
sargento mulçumano Nidal Malik Hasan foi um gesto de
purificação dos infiéis americanos. O cristianismo dos nascidos de novo, possui a realidade absoluta que falta ao espiritismo — a moral dos Evangelhos de Cristo! A comodidade do
sincretismo religioso: todas as religiões levam a Deus, e fazem parte do processo de evolução espiritual.
Como dizia o senhor José Costa da Linha, “todo caminho leva à Roma, mas nem todos levam ao Papa!” É difícil de compreender que religiões antagônicas, como islamismo, budismo, catolicismo e espiritismo possam surtir um mesmo resultado de levar o homem a Deus (At 4.12; Hb 9.27)! Esta é a maior verdade, e verdade absoluta:
“ninguém vem ao Pai (Deus Pai) a não ser por mim (Deus Filho).”
(Jo 14:6). |
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NOVO TESTAMENTO
William Valery Rivera
Estados Unidos |
Chileno, seminarista, professor, cooperador |
Parte da Bíblia composta por uma coleção canônica de 27 livros escritos por nove diferentes autores, durante um período de aproximadamente 50 anos. O uso do termo “Testamento”, vindo do hebraico
– Berit, ou do grego – Diatheke, que quer dizer aliança, pacto, convênio ou disposição entre partes. Portanto, seu significado original é Nova Aliança, Novo Pacto ou Novo Convênio. Sua composição apresenta em primeiro lugar os Evangelhos, nos quais cada um de seus autores mostra a Jesus como nosso Salvador e Redentor (Lc 19.10; Mc 16.16; Jo 3.16). Em segundo lugar, o livro de Atos dos Apóstolos, o autor mostra a expansão da Igreja Primitiva, as boas novas de salvação (At 4.12; 2.41,46,47) e também a promessa de Jesus, a respeito do batismo com Espírito Santo (At 2.1-4). Em terceiro lugar estão as Epístolas Pastorais, escritas para instruir e exortar tanto a Timóteo, como também a Tito. Elas abrangem os temas sobre administração, liderança e cuidado pastoral da Igreja (1 Tm 4.12-16; Tt 2.1). Em quarto lugar, o livro de Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo dada ao seu servo João, acerca das coisas que foram, das que são e das que hão de ser (Ap 1.19). O tema central do Novo Testamento é a salvação do homem. Paulo escreve aos Romanos: “Porquanto, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23);
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). Neste Novo Pacto, Jesus é agora o Cordeiro. Não se necessita mais sangue de animais como na
Antiga Aliança (Lv 16; Lv 4). O escritor aos Hebreus diz: “Porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados” (Hb 10.4). Com isto entendemos que no Novo Testamento, Cristo estabelece uma nova aliança através de seu próprio sangue. Ele mesmo disse:
“Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” (Mt 26.28). O profeta Jeremias já havia anunciado sobre esta nova aliança, entendendo que o antigo pacto era sombra do que havia de vir
- “Vem dias, diz o Senhor, em que farei novo pacto com a casa de Israel e com a cãs de Judá”.
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O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO NOVO TESTAMENTO
Rev. Eronides DaSilva
Estados Unidos |
Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA |
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Texto de Memorização |
“O qual noutros séculos näo foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; " (Efésios
3.5). |
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1. JESUS CRISTO, O PROFETA QUE HAVIA DE VIR |
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O perfil geral do Profeta: Gn 20.7; Jo 7.38-40; Jo
4.29 |
A
característica de Jesus como Profeta: Jo 1.1, 14; 4.34;
Lc 21.24 |
A perfeição de Jesus como Profeta: Jo 2.24-25; Mt 17.27;
Ap 19.10 |
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2. A tividade profÉtica no Seio da igreja |
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A revelação da profecia: At 10.19; 20.23; 16.6-7 |
A ciência da profecia:1 Co 2.10; Rm 11.33-34; 1 Pe 19.10; |
A superioridade da profecia: 2 Co 3.5-11; Hb 1.1; Ef 4.9-10 |
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9 - Mas, como está escrito: As coisas que o olho näo viu, e o ouvido näo ouviu, E näo subiram ao coraçäo do homem, Säo as que Deus preparou para os que o amam.
10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senäo o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senäo o Espírito de Deus.
12 - Mas nós näo recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 - As quais também falamos, näo com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
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