Fort Lauderdale, Flórida, 30 de Maio de 2010
Ano XVIII
Lição Nº 22
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ABANDONAI TODA A ESPERANÇA
Prof. Nils Bergstén
Brasil |
Brasileiro, professor, articulista |
O Texto de Lucas 16.19-26 afirma que há uma existência após a morte. Na verdade, o homem nunca morre; quem morre é o corpo, mas a alma do homem permanece viva e lúcida, dotada de consciência, memória e razão. Os justos
“irão para a vida eterna” (Mateus 25:46), uma existência infinitamente melhor que a daqui. Os pecadores
“serão lançados no inferno, e todas as gentes que se esquecem de Deus” (Salmo 9:17). Hades é a palavra grega que significa inferno. Não existe um lugar intermediário, uma “coluna do meio'”, onde os mortos purgam seus pecados para depois entrarem no céu. Quem morre sem que seus pecados tenham sido perdoados, é julgado no Trono Branco (Apocalipse 20.11-15), sentenciado à morte eterna, tendo como prisão o inferno para sempre, e
“não pode passar de lá para cá”. É doloroso demais para ser verdade! Quando Dante Alighieri escrevia sua obra imortal
"Divina Comédia”, com certeza tinha lido o Evangelho de Lucas, pois na entrada do inferno imaginou uma inscrição pavorosa:
Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate -
abandonai toda esperança, vós que entrais! Por que um homem é lançado no inferno? Porque foi julgado, e achado culpado diante de Deus.
“Deus há de julgar os segredos dos homens” (Romanos 2:16);
“pesado foste na balança e foste achado em falta” (Daniel 5: 27);
“tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho... os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna” (2 Tessalonicenses 1:8,9);
“aos homens esta ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o Juízo” (Hebreus 9:27). Quando um homem se apresentar perante o Tribunal de Deus, sem que seus pecados tenham sido perdoados, uma só será a sua sentença, pois
“a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4). Mas se a Bíblia diz que
“todos pecaram” (Romanos 3:23), e que Deus castiga “toda transgressão e desobediência” (Hebreus 2:2), quem pode então salvar-se? Ou será que Deus tem prazer em mandar pessoas para o inferno? Muito pelo contrário:
“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Único para que todo aquele que n'Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna” (João 3:16). E se Deus
“nem mesmo ao seu próprio Filho poupou, antes o entregou [à morte]
por todos nós” (Romanos 8:32), como teria Ele prazer com nossa desgraça?
"Não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei" (Ezequiel 18:32). Em Sua Palavra, Deus se comprometeu com nossa salvação:
“Eu os remirei da violência do inferno” (Oséias 13:14). Deus é amor, mas também é justiça! Quando o homem pecou, Deus o condenou à morte: provou que é Justo. Mas aplicou este castigo no seu próprio Filho, quando este levou
“em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro” (1 Pedro 2:24). Deus
“prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Por ter assumido as nossas culpas, Jesus morreu. Mas, por não ter pecado próprio Jesus ressuscitou e agora
“pode salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus” (Hebreus 7:25). Ele tem
“as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1 :18), e irá para o inferno quem rejeitar o seu perdão! Somente pela fé obteremos o perdão de Deus. E as boas obras?
“A obra de Deus é esta que creiais n'Aquele que Ele enviou” (João 6:29). A fé verdadeira se expressa em arrependimento e conversão:
“arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19);
“arrependei-vos e crede no Evangelho” (Marcos 1:15). Expressa-se também na entrega da vida a Jesus:
“que Cristo habite, pela fé, nos vossos corações” (Efésios 3:17). E,
“justificados pela fé, temos paz com Deus” (Romanos 5:1). É urgente? Sim Jesus
“tem, na terra, o poder de perdoar pecados” (Marcos 2:10), e
“eis aqui, agora, o dia da salvação” (2Coríntios 6:2). Ninguém pode garantir que estará vivo amanhã. Então, por que adiar a decisão mais importante de toda a vida?
“Vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, para que o pecado não vos leve à perdição” (Ezequiel 18:30).
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ESPERANÇA
Sokoloko Bangu Cabral
Estados Unidos |
Angolana, cooperadora, professora da Escola Bíblica Dominical |
Vocábulo que provém do latin esperantia, e significa expectação de um bem que se deseja. Os ímpios esperam em homens falíveis. Eles não têm esperança depois da morte, ou no futuro espiritual (1 Ts 4.13) porque eles não crêm no Deus eterno que dá a vida eterna. A esperança é acompanhada da fé e do amor Ágape:
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor." (1 Co 13.13). Portanto, a esperança é biblicamente uma virtude espiritual dada por Deus ao crente quando este aceita Jesus ( 2 Ts 1.16). É a expectativa que a pessoa tem em algo prometido ou esperado, que não se vê. A esperança do crente não deve desvanescer. Esta caminha lado a lado com a fé. São inseparavéis (Cl 1.23). Porque
“a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam”. Quem perde a fé, perde também a esperança. Quem não crê, não espera. No Antigo Testamento, existem exemplos de crentes que esperaram em Deus, a saber: Abrãao por uma terra e um filho;
o povo de Israel pela liberdade do Egito; Ana por um filho; Davi por vitórias, e tantos outros. Após a queda do homem no Édem, Deus prometeu um Redentor (Gn 3.15). Todos que criam nesta promessa a esperavam se cumprir. O povo de Israel esperava um Messias predito nos livros proféticos, para redimí-los. Que Deus levantaria um profeta como Moisés. Segundo a história, passaram 400 anos de silêncio, após a última profecia do Velho Testamento. Diz a Bíblia que, na plenitude dos tempos, veio Jesus, mas os judeus não creram ser Ele o Messias. Por isso, ainda hoje,
o esperam. No tabernáculo, o animal sacrificado era tipo do Cordeiro perfeito
- Jesus Cristo, que viria e tiraria o pecado do mundo, como afirmou João Batista. No Novo Testamento, todas as promessas esperadas se cumpriram como foi com Simeão que, antes de morrer, esperou ver o Messias, e assim foi ( Lc 2.26). Os discípulos esperaram Jesus ressuscitar dos mortos como havia prometido,
e o viram ressurreto. A igreja primitiva esperou o batismo no Espiríto Santo e recebeu no dia de Pentecostes. Portanto, a esperança não traz confusão, mas sim alegria, gozo e paz (Rm 5.5). O crente que espera o arrebatamento, tem azeite de reserva como foram as cinco virgens prudentes na parábola de Mateus 25. Para manter esta esperança é necessário ouvir, meditar e viver a Palavra de Deus. A maior esperança da Igreja é a vinda de Jesus, para arrebatar a Sua Noiva e morar, eternamente com Ele
nos céus. "E qualquer que tem esta esperança, purifica-se a si mesmo assim com Ele é puro."
(1 Jo 3.3).
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ESPERANDO CONTRA A ESPERANÇA
Manuela Costa Barros
Estados Unidos |
Brasileira, Professora, Deã Acadêmica do Seminário Teológico Betânia |
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Texto de Memorização |
“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e näo cessaräo os seus renovos. (Jó
14.7) |
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1. A CAUSA DE NÃO MAIS HAVER ESPERANÇA |
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A permanência obstinada no pecado: Sl 78.10,17,32; Ex 32.9; At 7.51,52 |
A insensibilidade à admoestação de Deus: Sl 78.52-58; Jr 7.25-28; Pv 29.1 |
A proclamação do juízo de Deus: Sl 78.59-62; Ez 5.15-17; Lc 21.24 |
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2. A CAUSA DE AINDA TER ESPERANÇA |
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Pela soberania divina: Sl 66.5-9; Is 48.3-5; Jo 19.10,11 |
Pelas promessas divinas: Jr 30.10; Ez 34.24,25,29-31; Mt 28.20; Jo 14.1-3 |
Pelo pacto divino: Sl 78.5-7; Hb 6.13-18; Rm 11-25-27 |
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Texto da Lição
Jr 30.7 - Ah! porque aquele dia é täo grande, que näo houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela.
8 Porque será naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço, e quebrarei os teus grilhöes; e nunca mais se serviräo dele os estrangeiros.
9 Mas serviräo ao SENHOR, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei.
10 Näo temas, pois, tu, ó meu servo Jacó, diz o SENHOR, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei de terras de longe, e à tua descendência da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e descansará, e ficará em sossego, e näo haverá quem o atemorize.
11 Porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te salvar; porquanto darei fim a todas as naçöes entre as quais te espalhei; a ti, porém, näo darei fim, mas castigar-te-ei com medida, e de todo näo te terei por inocente.
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