Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 04 de Abril de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 14


 

DETERMINISMO GENÉTICO

William Shakespeare Inglaterra

Dramaturgo Inglês (1564-1616)



Sempre que uma pessoa afirma, confiantemente, "eu sou assim", note que ela está simplesmente procurando uma desculpa para um comportamento que ela própria sabe não ser o melhor. Quando faltam argumentos e uma razão real, objetiva e emocionalmente integrada, alguns somente repetem o velho e "seguro" chavão: "eu sou assim" e continuam a fazer as coisas da mesma forma. Isso é chamado de "crença no determinismo genético". Quem diz isso abdica de qualquer responsabilidade sobre si mesmo, jogando a culpa na genética ou nos deuses, como se a própria pessoa não tivesse meios de alterar sua vida. Existe um meio melhor: quem diz "eu sou assim", faz de conta que não está pensando, faz de conta que não possui liberdade de escolha, faz de conta que há algo programado dentro dela, e que não existem meios de alterar essa programação. A quase totalidade das pessoas que insistem em dizer eu sou assim, tem receio de mudar e são complacentes com elas próprias, agindo como uma avestruz, colocando a cabeça em um buraco na areia. Assim, nós nunca "somos" coisa alguma; sempre "estamos". Estamos jovens, estamos sadios, estamos acordados, estamos educados, estamos esforçados, estamos atentos, estamos felizes e assim por diante. O que "está" pode ser mudado, mas o que "é" não pode! Há uma enorme diferença entre ser e estar. Quando dizemos que estamos sem dinheiro, estamos solitários, estamos tristes, estamos sem imaginação, estamos com problemas... deixamos claro para os outros, e para nós mesmos, que esta é uma condição transitória e que estamos trabalhando para mudar o quadro. Dizer: "eu estou acima do peso" é muito diferente de dizer "eu sou gordo". Quando usamos o verbo "ser", definimos uma condição de vida que independe de nossa vontade. Sou do planeta Terra: é uma condição imutável. Estou na França: é uma condição transitória. Escute o que você diz para os outros e para si mesmo. Se você disser algo começando com a frase "eu sou assim mesmo", verifique imediatamente se não está somente tentando explicar o inexplicável para seu próprio coração. Não tente se enganar, porque, no fundo, você vai saber que é uma afirmação falsa. Somente quem muda, sobrevive! E, somente Deus e você mesmo, pode mudar suas situações, que por si mesmas, são transitórias!

 

JEREMIAS

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC


Jeremias, cujo nome em hebraico significa “Jeová estabelece”, era filho de Hilquias, sacerdote na reforma de Josias, que foi bisavô de Esdras (Ed 7.1). Jeremias era natural de Anatote, uma cidade sacerdotal na tribo de Benjamin (1 Cr 6.60), ao sul de Micmás e a 6 Km ao nordeste de Jerusalém (Jr 1.1). Pela sua linhagem, poderia ter exercido o ofício levítico, que lhe teria proporcionado prestígio e segurança. Entretanto, Jeremias foi escolhido para o ministério profético antes do seu nascimento, iniciando-o durante o 13º ano do reinado de Josias, aproximadamente 70 anos após a morte do profeta Isaías (Jr 1.2). Ele foi celibatário por ordem do próprio Deus (Jr 16.2). Ele trazia uma mensagem severa, a qual desagradava à nobreza e ao povo, porém tinha um coração sensível e quebrantado pelo seu povo. Ao profetizar muitas vezes chorava por ver a desgraça do seu povo. Por isso ele é conhecido como o “profeta das lágrimas”. Jeremias ministrou 40 anos em Jerusalém e cinco anos no Egito, entre os anos 626 a 586 a.C., alcançando os reinados de Josias, Jeoiaquim e Zedequias. Seu ministério ocorreu na época mais sombria da história de Israel, e o mesmo profetizou que Judá seria levado ao Cativeiro da Babilônia, onde estariam por 70 anos. Por causa de sua mensagem, Jeremias padeceu uma grande perseguição da parte do rei e da corte. Jeremias foi lançado na prisão (Jr 37); foi lançado em uma cisterna cheia de lama (Jr 38); foi rejeitado por seus vizinhos, família, sacerdotes, e reis (Jr 11,12,20,36); e foi levado para o Egito contra sua vontade (Jr 43). Segundo a Tradição, Jeremias morreu apedrejado pelos judeus no Egito, e seus ossos foram sepultados em Alexandria.


 

JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA

 

Texto de Memorização

“Mas o SENHOR me disse: Näo digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás." (Jr 1.7) 



  1. ORIGEM DO PROFETA JEREMIAS
  Sua família - sacerdotal: Jr 1.1; At 13.1-3
   Sua personalidade - determinada: Jr 20.7-9; Rm 1.8-10
  Sua formação - oráculo: Jr 36.32; 2 Tm 3.15
  2. VOCAÇÃO DO PROFETA JEREMIAS
  Sua tenra idade - adolescência: Jr 1.6; 2 Cr 34.3
  Sua chamada - obstinada: Jr 1.5; Jo 1.47
  Sua limitação humana - símplice: Jr 1.7-8; Jz 6.14-16
  3. ANATOMIA DO PROFETA JEREMIAS
  Defendendo o seu ministério: Jr 20.3; At 20.24
  Cuidando da palavra profética: Jr 29.1,10; 2 Tm 4.1-2
  Agradando àquele que o chamou: Jr 20.9; Gl 1.15



Texto da Lição

Jeremias 1.1-10

Jr 1.1 -  Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim;
2 Ao qual veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.
3 E lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
4 Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às naçöes te dei por profeta.
6 Entäo disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que näo sei falar; porque ainda sou um menino.
7 Mas o SENHOR me disse: Näo digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
8 Näo temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
9 E estendeu o SENHOR a sua mäo, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
10 Olha, ponho-te neste dia sobre as naçöes, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.

Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved