8Fort Lauderdale, Flórida, 28 de Fevereiro de 2010
Ano XVIII
Lição Nº 09
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JERÔNIMO, O GENEROSO!
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Vania DaSilva
Estados Unidos |
Brasileira,
professora do STB e do SWM, Secretária da BPC |
Erudito das Escrituras e Tradutor da Bíblia para o Latim. Nascido por volta do ano 345 em Aquiléia (Veneza), extremo norte do Mar Adriático, na Itália, Jerônimo passou a maior parte da sua juventude em Roma estudando línguas e filosofia. Apesar da história não relatar pormenores de sua conversão, se sabe que se batizou quando tinha entre dezenove e vinte anos. Logo após, Jerônimo embarcou em uma peregrinação pelo Império que levou vinte anos. Sua viagem iniciou pela Gália, onde estudou Teologia por alguns anos, aperfeiçoou o grego e adotou a vida monástica. Voltando para Aquiléia esteve durante três anos trabalhando com o Bispo Valeriano. Em 375, Jerônimo partiu para Antioquia da Síria, onde aprendeu o hebraico e estudou intensivamente as Escrituras. Depois de dois anos foi ordenado a padre pelo Bispo Paulino. Partindo dalí, foi para Constantinopla, onde por dois anos foi discípulo de Gregório, grande mestre entre Gregório de Nicéia, Basílio de Cesaréia e outros eminentes Pais da Igreja. Sua peregrinação terminou no ano 382, quando fez-se secretário de Dâmaso, bispo de Roma, que lhe sugeriu a possibilidade de fazer uma nova tradução da Bíblia. Com a morte de Dâmaso, Jerônimo partiu de Roma em direção à Palestina, no ano 386. Graças à generosidade de Paula, uma rica senhora romana a quem tinha ensinado hebraico, viveu num retiro monástico em Belém, por 35 anos. Nestes anos, ele dedicou-se em escrever várias obras. A maior delas, foi a tradução da Bíblia para o Latim, conhecida como Vulgata. Jerônimo foi cuidadoso na busca de suas informações e procurou usar as versões mais antigas e manuscritos bíblicos já não existentes. Trabalhando sobre o princípio que o texto original da Bíblia estava livre de erros, ele começou um estudo profundo dos manuscritos juntamente com a Septuaginta, a fim de determinar, entre muitos outros, que texto poderia se considerar como original e verdadeiro. Entre os anos 386 e 390, ele completou a tradução, bem como os comentários do Novo Testamento. Entre os anos 390 e 398, ele escreveu muitas obras e comentários que são usados até o dia de hoje; traduziu escritos de outros eruditos para o Latim; e atualizou a obra de Eusébio de Cesaréia, "História Eclesiástica", gravando os eventos ocorridos na Igreja entre os anos 325 e 378. A partir do ano 398 até 405, Jerônimo terminou o seu grande projeto, a tradução completa em Latim do Antigo Testamento Hebraico. Esta versão da Bíblia tem sido amplamente usada pela Igreja Ocidental e tem sido, até recentemente, a única Bíblia oficial da Igreja Católica Romana desde o Concílio de Trento.
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GENEROSIDADE
João Luís Sousa Cabral
Estados Unidos |
Angolano, Diácono,
Líder Dep de Música |
Generosidade, proveniente do Latim generositas, está relacionado com os termos nobreza, excelência, bondade, benignidade, benevolência, magnificência, abundância, largueza, liberalidade e voluntariedade. Existem vários vocábulos tanto hebraico como grego que fazem referência a generosidade nas Sagradas Escrituras. O vocâbulo hebraico
nadib refere-se ao "coração que dá voluntariamente". O Senhor falou pelo ministério de Moisés ao seu povo para trazer oferta alçada, cada um, cujo coração estava voluntariamente disposto (Ex 35.5). Nas passagens de Salmos 37.2 e Salmos 112.5, generosidade refere-se o compadecer-se de alguém e demonstrar favor respectivamente.
Hanan se traduz quando o necessitado acha graça aos olhos daquele que é generoso, sendo este imerecedor de tal graça. Este é o exemplo do Senhor Jesus ao manifestar a graça
de Deus à humanidade caída (Ef 2.8). Generosidade é a virtude daquele que se dispõe a sacrificar os seus próprios interesses em benefício de outrem, desejo de dar ou compartir do que possui. O povo de Israel foi orientado por Deus a não apanhar as espigas que caíssem durante a sega para que os pobres da nação tivessem ração para a sua alimentação. A história de Rute nas campinas de Boás é um grande exemplo desta verdade bíblica (Rt 2.1-7). No
Novo Testamento, os vocábulos gregos,
haplos, haplotis,
e aphelotes, falam de dar com liberalidade e singileza de coração (2 Co 9.11,13; Tg 1.5). O apóstolo Paulo aconselhou aos crentes em Roma a dar com liberalidade (Rm 12.8). A generosidade, para o povo de Deus, começa com os domésticos da fé. Com efeito,
segundo o que o apóstolo Paulo menciona, as igrejas da Macedônia são reconhecidas por abundar em generosidade para com as suas co-irmãs, manifestando, assim, a graça de Deus (2 Co 8.1-5). O conselho paulino
às igrejas é o de comunicar com os santos em suas necessidades, para
que entre o povo do Senhor não haja necessitados (Rm 12.13). A igreja primitiva é o exemplo clássico destas verdades biblicas, onde os santos tinham tudo em comum, repartindo segundo cada um havia de mister, e havia unidade em singeleza de coração (At 2.42-47). Repartir de boa mente e voluntariamente faz parte da vida da igreja, tanto para a obra do Senhor como entre os santos.
“Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho da caridade que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis” (Hb 6.10).
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O PRINCÍPIO BÍBLICO DA GENEROSIDADE
Paulo Renato Damato Alves
Estados Unidos |
Brasileiro,
Presbítero, Líder Dep Jovens
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Texto de Memorização |
“Cada um contribua segundo propós no seu coraçäo; näo com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (2 Co 9.7) |
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1. FUNDAMENTOS DA GENEROSIDADE |
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Contribuir com sensibilidade –
com alegria: 2 Co 9.7; Gl 2.10; 6.10; Lv 23.22 |
Repartir com liberalidade –
de coração: Rm 12.8; 2 Co 9.12,13; At 2.46 |
Prover aos necessitados – com amor: At 4.34,35; 11.28-30; 2 Co 8.1,3,8,11 |
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2. EXEMPLOS DE GENEROSIDADE |
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Da igreja primitiva: At 2.42,44,45; 4.36,37; 2 Co 8.1-4; 2 Co 9.1,2 |
Do bom samaritano: Lc 10.31-37 |
Da pessoa de Jesus: 2 Co 8.9; 1 Co 1.5-7; Fp 2.5,6 |
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Texto da Lição
2 Coríntios 8.1-5
2 Coríntios 9.6,7,10,11 |
2 Co 8.1 - Também, irmäos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedónia; 2 Como em muita prova de tribulaçäo houve abundáncia do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
3 Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. 4 Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicaçäo deste serviço, que se fazia para com os santos.
5 E näo somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.
2 Co 9.6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundáncia, em abundáncia ceifará.
7 Cada um contribua segundo propós no seu coraçäo; näo com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê päo para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; 11 Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.
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