Semeador Title 

 

8Fort Lauderdale, Flórida, 28 de Fevereiro de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 09


 

JERÔNIMO, O GENEROSO!

 

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, professora do STB e do SWM, Secretária da BPC



Erudito das Escrituras e Tradutor da Bíblia para o Latim. Nascido por volta do ano 345 em Aquiléia (Veneza), extremo norte do Mar Adriático, na Itália, Jerônimo passou a maior parte da sua juventude em Roma estudando línguas e filosofia. Apesar da história não relatar pormenores de sua conversão, se sabe que se batizou quando tinha entre dezenove e vinte anos. Logo após, Jerônimo embarcou em uma peregrinação pelo Império que levou vinte anos. Sua viagem iniciou pela Gália, onde estudou Teologia por alguns anos, aperfeiçoou o grego e adotou a vida monástica. Voltando para Aquiléia esteve durante três anos trabalhando com o Bispo Valeriano. Em 375, Jerônimo partiu para Antioquia da Síria, onde aprendeu o hebraico e estudou intensivamente as Escrituras. Depois de dois anos foi ordenado a padre pelo Bispo Paulino. Partindo dalí, foi para Constantinopla, onde por dois anos foi discípulo de Gregório, grande mestre entre Gregório de Nicéia, Basílio de Cesaréia e outros eminentes Pais da Igreja. Sua peregrinação terminou no ano 382, quando fez-se secretário de Dâmaso, bispo de Roma, que lhe sugeriu a possibilidade de fazer uma nova tradução da Bíblia. Com a morte de Dâmaso, Jerônimo partiu de Roma em direção à Palestina, no ano 386. Graças à generosidade de Paula, uma rica senhora romana a quem tinha ensinado hebraico, viveu num retiro monástico em Belém, por 35 anos. Nestes anos, ele dedicou-se em escrever várias obras. A maior delas, foi a tradução da Bíblia para o Latim, conhecida como Vulgata. Jerônimo foi cuidadoso na busca de suas informações e procurou usar as versões mais antigas e manuscritos bíblicos já não existentes. Trabalhando sobre o princípio que o texto original da Bíblia estava livre de erros, ele começou um estudo profundo dos manuscritos juntamente com a Septuaginta, a fim de determinar, entre muitos outros, que texto poderia se considerar como original e verdadeiro. Entre os anos 386 e 390, ele completou a tradução, bem como os comentários do Novo Testamento. Entre os anos 390 e 398, ele escreveu muitas obras e comentários que são usados até o dia de hoje; traduziu escritos de outros eruditos para o Latim; e atualizou a obra de Eusébio de Cesaréia, "História Eclesiástica", gravando os eventos ocorridos na Igreja entre os anos 325 e 378. A partir do ano 398 até 405, Jerônimo terminou o seu grande projeto, a tradução completa em Latim do Antigo Testamento Hebraico. Esta versão da Bíblia tem sido amplamente usada pela Igreja Ocidental e tem sido, até recentemente, a única Bíblia oficial da Igreja Católica Romana desde o Concílio de Trento.


 

GENEROSIDADE

João Luís Sousa Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Líder Dep de Música


Generosidade, proveniente do Latim generositas, está relacionado com os termos nobreza, excelência, bondade, benignidade, benevolência, magnificência, abundância, largueza, liberalidade e voluntariedade. Existem vários vocábulos tanto hebraico como grego que fazem referência a generosidade nas Sagradas Escrituras. O vocâbulo hebraico nadib refere-se ao "coração que dá voluntariamente". O Senhor falou pelo ministério de Moisés ao seu povo para trazer oferta alçada, cada um, cujo coração estava voluntariamente disposto (Ex 35.5). Nas passagens de Salmos 37.2 e Salmos 112.5, generosidade refere-se o compadecer-se de alguém e demonstrar favor respectivamente. Hanan se traduz quando o necessitado acha graça aos olhos daquele que é generoso, sendo este imerecedor de tal graça. Este é o exemplo do Senhor Jesus ao manifestar a graça de Deus à humanidade caída (Ef 2.8). Generosidade é a virtude daquele que se dispõe a sacrificar os seus próprios interesses em benefício de outrem, desejo de dar ou compartir do que possui. O povo de Israel foi orientado por Deus a não apanhar as espigas que caíssem durante a sega para que os pobres da nação tivessem ração para a sua alimentação. A história de Rute nas campinas de Boás é um grande exemplo desta verdade bíblica (Rt 2.1-7). No Novo Testamento, os vocábulos gregos, haplos, haplotis, e aphelotes, falam de dar com liberalidade e singileza de coração (2 Co 9.11,13; Tg 1.5). O apóstolo Paulo aconselhou aos crentes em Roma a dar com liberalidade (Rm 12.8). A generosidade, para o povo de Deus, começa com os domésticos da fé. Com efeito, segundo o que o apóstolo Paulo menciona, as igrejas da Macedônia são reconhecidas por abundar em generosidade para com as suas co-irmãs, manifestando, assim, a graça de Deus (2 Co 8.1-5). O conselho paulino às igrejas é o de comunicar com os santos em suas necessidades, para que entre o povo do Senhor não haja necessitados (Rm 12.13). A igreja primitiva é o exemplo clássico destas verdades biblicas, onde os santos tinham tudo em comum, repartindo segundo cada um havia de mister, e havia unidade em singeleza de coração (At 2.42-47). Repartir de boa mente e voluntariamente faz parte da vida da igreja, tanto para a obra do Senhor como entre os santos. “Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho da caridade que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis” (Hb 6.10).


 

O PRINCÍPIO BÍBLICO DA GENEROSIDADE

Paulo Renato Damato Alves Estados Unidos

Brasileiro, Presbítero, Líder Dep Jovens

 

Texto de Memorização

“Cada um contribua segundo propós no seu coraçäo; näo com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (2 Co 9.7) 

  1. FUNDAMENTOS DA GENEROSIDADE
  Contribuir com sensibilidade – com alegria: 2 Co 9.7; Gl 2.10; 6.10; Lv 23.22
   Repartir com liberalidade – de coração: Rm 12.8; 2 Co 9.12,13; At 2.46
  Prover aos necessitados – com amor: At 4.34,35; 11.28-30; 2 Co 8.1,3,8,11
  2. EXEMPLOS DE GENEROSIDADE
  Da igreja primitiva: At 2.42,44,45; 4.36,37; 2 Co 8.1-4; 2 Co 9.1,2
  Do bom samaritano: Lc 10.31-37
  Da pessoa de Jesus: 2 Co 8.9; 1 Co 1.5-7; Fp 2.5,6
  3. PROVISÃO DA GENEROSIDADE
  Provém recompensas: 1 Co 3.6,8; 2 Co 9.8; Hb 6.10; Mt 10.42; Ap 22.12
  Provém benefícios: Pv 19.17; Ml 3.10; 2 Co 9.6
  Provém suprimentos: Fp 4.19; Mc 4.23-25; Pv 28.27

Texto da Lição

2 Coríntios 8.1-5
2 Coríntios 9.6,7,10,11

2 Co 8.1 -  Também, irmäos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedónia;
2 Como em muita prova de tribulaçäo houve abundáncia do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
3 Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.
4 Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicaçäo deste serviço, que se fazia para com os santos.
5 E näo somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.
2 Co 9.6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundáncia, em abundáncia ceifará.
7 Cada um contribua segundo propós no seu coraçäo; näo com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê päo para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
11 Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.

Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved