Fort Lauderdale, Flórida, 24 de Agosto de 2003 Ano XI  Lição Nº 34


 

deste ninguÉm escapa!

Pr. Robinson   Brasil

Brasileiro, pastor,  escritor e articulista.

O que a avareza, a luxúria, a ira, a gula, a inveja e a preguiça têm em comum? Se você respondeu: "são os sete pecados capitais", sua resposta está parcialmente certa. São pecados capitais, mas falta aquele que está na raiz de todos: o orgulho. Esta classificação de pecados capitais e veniais é da teologia católica-romana, e embora não seja aceita pelos meios protestantes, explicita a verdade de que há transgressões que são mais sérias do que outras, seja pelas conseqüências que provocam ou por quem atingem. O orgulho encontra-se no limite entre o exercício saudável do que Deus nos dá e as falsas sensações que podemos ter. Por exemplo, o orgulho está intimamente relacionado ao exercício do poder e à falsa sensação de onipotência. O exercício do poder em suas múltiplas formas (liderança, domínio, avanço tecnológico, criatividade, etc) é mais do que desejável. O mandato cultural dado por Deus ao homem é o de transformar a natureza, respeitando-a e protegendo-a contra abusos, num desenvolvimento sustentável. Assim também deve ser a organização social e política que, deveriam usar o bem público para o benefício de todos. Infelizmente, nem sempre é isto que se vê, com a natureza ou com a sociedade humana. Há uma falsa sensação de onipotência, cujo remédio é a consciência da prestação de contas, seja aos homens ou diante de um Deus santo e justo. O orgulho também está intimamente relacionado ao exercício da liberdade e à falsa sensação de independência. O exercício multifacetado da liberdade (de ir e vir, de expressar-se, de culto, de divergir, de escolher etc) é tão fundamental, quanto inquestionável. A liberdade humana é uma necessidade que faz parte do nosso ser. A perda dela sempre traz terríveis conseqüências e deveria acontecer apenas quando infringimos a liberdade do outro. Neste caso, a minha liberdade termina quando começa a do outro. Paradoxalmente, a liberdade excreta uma toxina relacional chamada independência que em ambiente propício dá cria ao individualismo, ao hedonismo, ao egoísmo etc. Ser livre não é sinônimo de ser independente, porque independência de tudo ou todos é uma utopia malévola. Depender de outros, consciente e intencionalmente, é o tratamento para nosso ensimesmamento. Finalmente, o orgulho está intimamente relacionado ao exercício da justiça e à falsa sensação de perfeição. O senso de bem e mal, embora seja culturalmente transmitido e mensurado, é universal ao ser humano, trazendo-o para uma categoria sobre-animal. O prazer de organização, de justiça, de igualdade e de todas as outras virtudes correlatas é o que nos humaniza. É bom ser moral e desejar o que é certo, o que é justo, mesmo que isto soe ultrapassado em dias de nova moralidade e relativismo ético. Lamentavelmente, o senso moral é confundido com falso moralismo, perfeccionismo, hipocrisia, farisaísmo etc. Ser moral não é ser perfeito. É o equilíbrio entre o que você gostaria de ser sempre e o que você normalmente é, conectados pelo oponente do orgulho: a humildade.

cORPO E mENTE

Pedro Pereira Estados Unidos

Português, professor, diretor Sonotécnica e membro da Diretoria.

“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26). Estas são as palavras do próprio Deus no momento de criar o homem. O ser humano foi criado com os Atributos Morais da Divindade (imagem): Amor, Justiça, Verdade, Sabedoria e Santidade; e também foi criado como ser Triuno à semelhança da Trindade Divina – Corpo, Alma e Espírito. Na queda de Adão, o homem perdeu os atributos morais de Deus, pois passou a ser um pecador, e o espírito que nele estava, morreu, e só desperta quando este novamente entra em contacto com o seu criador, pois Deus é um ser espiritual. Isto só acontece quando alguém aceita a Jesus como seu Salvador, arrependendo-se e confessando-o pela sua boca (Rm 10.9). O espírito é aquele que faz o contacto com o mundo espiritual, a alma faz o contacto entre o espiritual e o material, e o corpo faz o contacto com o mundo material. Ou seja, o corpo está ligado, em comunicação com tudo o que é material. A palavra corpo pode ser encontrada 235 vezes na Bíblia, e o nosso Senhor Jesus nos exorta para que: “não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mt 10.28). O Apóstolo Paulo adverte para que cuidemos do nosso corpo, pois ele é a morada do Espírito Santo (I Co 6.19), e que há uma promessa para todos aqueles que vencerem: de receberem um novo corpo, incorruptível e glorificado (Fp 3.21)! A palavra mente pode ser encontrada 68 vezes na Bíblia, e é a parte intelectual e emotiva do nosso ser. Ela é a responsável por captar, interpretar e enviar comandos ao nosso ser. O Apóstolo Paulo diz que temos a mente de Cristo (I Co 2.16), querendo dizer que possuímos o discernimento para distinguir entre o que é espiritual e o que é material, porque o Espírito de Deus já habita em nós.

 CUIDANDO DO CORPO E DA MENTE

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, professora, diretora evangelismo e tesoureira da Igreja.

Texto Áureo da Lição

 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma (3 Jo 2)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: Ó DESCE FOGO SANTO, número 5 da Harpa Cristã.

 
1. CUIDANDO PARA UM CORPO SÃO
Equilibrio na alimentação: Gn 1.29; Ex 16.12; Lv 3.17; Gl 5.21.
Equilibrio no exercício corporal: 1Tm 4.3; 1Co 9.24,25.
Equilibrio no descanso fisico: Mc 6.31; Sl 4.8; 127.2b.
2. AFETAM UMA MENTE SÃ
O que o homem vê: 1Jo 1.1-3; Sl 101.3; At 4.16-20.
O que o homem ouve e lê: Rm 10.17; Hc 2.2,3; Sl 101. 6,7; Gl 2.11-13.
 O que o homem guarda: Lc 15.29; Fp 4.10,15 2Tm 1.13,14.
3. DIETA PARA UM AMENTE SÃ
Alimentada pela Palavra: Sl 119.9-11; Fp 4.8; At 2.42.
Calcada na Fé:  Hb 11.13-16; 1Ts 4.17,18.
Ancorada no perdão: Gn 33.3,4; Lc 15.20-22; Gn 45.4,5.

 

 

Texto da Lição:

Exodo 15.26

26 E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus
estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR, que te sara.
 

1 Tessalonicenses 5.23

23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.


Gálatas 6.7

7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

(ARC)