Fort Lauderdale, Flórida, 31 de Agosto de 2003 Ano XI  Lição Nº 35


 

Vá em Frente

Pr. Nélio Silva   Brasil

Brasileiro, pastor, escritor e articulista.

 

John Wooden uma certa vez disse: "O importante não é saber quem foi que começou no jogo, mas sim quem terminou". Quando você sente e acha que já não pode mais, mas algo lhe diz que deve continuar, então vá em frente. Tente se lembrar a razão pelo qual você deu início a jornada, tente visualizar o alvo que você deseja alcançar. Tente trazer à sua mente a maravilhosa sensação de ter alcançado a linha de chegada. As realizações mais incríveis foram alcançadas em meio a enormes adversidades. Não desanime. Você pode se sentir só, Deus pode ser aos seus sentimentos uma pálida e inexpressiva presença em meio ao seu desencorajamento. Porém, a realidade é que Ele é o socorro bem presente em meio a tribulações. Lembre que os seus piores dias nunca são tão ruins ao ponto de levá-lo além da graça de Deus. Vá em frente e cada novo passo fará de você uma pessoa ainda mais forte. Vá em frente porque cada dia que passa irá lhe trazer ainda mais próximo do seu alvo. Não importa quão dura venha ser a jornada ou quão angustiante o sacrifício, você chegará ao seu destino se simplesmente mantiver os seus olhos firmes em seu alvo. Levante a cabeça e vá em frente"

Tribulação

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, professora, diretora Evangelismo e membro da Diretoria.

Do grego thlipsis que quer dizer aperto ou opressão. A tribulação é um processo através do qual o crente é provado por Deus. Não se trata de uma causa ou consequência de um evento mais do processo intermediário. Por tanto, trata-se de algo passageiro, que se inicia e seguramente termina no seu tempo próprio (Sl 30.5). É um processo destinado exclusivamente para os salvos (At 14.22), pois o que os ímpios sofrem é consequência do seu próprio pecado (Lm 3.39). Deus é quem permite que o processo da tribulação advenha sobre os crentes para que os seus propósitos e seus valores sejam por eles absorvidos. Sinônimos bíblicos que adjetivariam a tribulação são a perseguição, angústia, aflição, privação, provação entre outros. Todos estes adjetivos contradizem aos desejos carnais humanos, porém é justo no momento de tribulação que o crente se acerca com mais propriedade do Senhor, tem sua fé aumentada, passa a conhecer melhor ao seu Deus, ganha intimidade com ele. “... nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança” (Rm 5.3,4). Este é o ciclo pelo qual Deus aperfeiçoa o crente para que como Davi possa dizer: “Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria... Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo...”. E porque Deus está presente no momento da tribulação, há uma glória especial que o permeia, que reveste o crente que sofre pela causa do Evangelho. “Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. E todos os dias no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo” ( At 5.41,42).

 

 

 SUPORTANDO A TRIBULAÇÃO

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, missionária, professora, diretora missões e secretária da Igreja.

Texto Áureo da Lição

 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, oua fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (Rm 8.35)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: BEM-AVENTURANÇA DO CRENTE, número 126 da Harpa Cristã.

 
1. O CARÁTER DA TRIBULAÇÃO
Ela procede de Deus: 2Ts 1.4-5; 1Ts 2.4; 1Co 10.13; Sl 119.71.
Ela é temporária: 2Co 4.17; Sl 30.5.
Ela tem recompensa: Mt 5.12; At 7.9,10; Tg 1.12; Rm 8.18; Hb 10.33,34.
2. A NECESSIDADE DA TRIBULAÇÃO
Aperfeiçoamento do caráter cristão: At 14.22; Rm 5.3,4; Tg 1.2-4.
Fortalecimento da fé: 1Pe 1.6,7; At 4.29; Tg 1.3.
 Consolação do corpo de Cristo: 2Co 1.3-6; At 13.15; Cl 2.1,2.
3. COMO ENFRENTAR A TRIBULAÇÃO
Com alegria: Rm 5.3; 1Pe 1.6; Tg 1.2; 1Pe 4.13.
Com submissão: 2Co 1.8,9; Hb 5.8.
Com paciência: Rm 12.12; Tg 5.10,11; Lc 21.19.

Texto da Lição:

Romanos 5.1-5

1 Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;
2 pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência;
4 e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.
5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Romanos 8.35,37-39

35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!


(ARC)