Fort Lauderdale, Flórida, 29 de Junho de 2003 Ano XI  Lição Nº 26


 

Os Juros da Preocupação!

Robinson Grangeiro Monteiro   Brasil

Brasileiro, pastor da Igreja Presbiteriana de Tambaú, Brasil

 Stanley Jones tem uma frase interessantíssima para os dias atuais. Ele diz: “A preocupação é os juros antecipados que nós pagamos pelo dia de amanhã”. Na verdade, preocupação significa ‘ocupar-se antecipadamente’. É a versão extremada e patológica da boa recomendação de não deixar para amanhã, o que se pode fazer hoje! Todavia, que benefícios se pode tirar de uma preocupação? Nenhum! Porque se o motivo da preocupação for algo impossível de ser resolvido, então a preocupação é vã. Se o motivo for algo solucionável, então a preocupação deveria dar lugar à elaboração de um plano para resolvê-lo. Eu sei que na vida real, as situações não são tão simples assim. Eu mesmo tenho as minhas preocupações. A solução dos problemas que as provocam não depende somente de mim, e mesmo quando depende, muitas vezes não tenho os meios, nem as oportunidades de resolvê-los. A preocupação é irmã gêmea da ansiedade. E quando o assunto é ansiedade, então me lembro do que Jesus falou: “Não andeis ansiosos pela vossa vida. Quem pode acrescentar um dia sequer à própria vida? O vosso Pai Celeste sabe do que necessitais! Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus próprios cuidados”. O remédio para a preocupação e para a ansiedade é a confiança no cuidado paternal de Deus e na nossa dependência dele. Isto não significa acomodação, nem alienação. Isto é fé. Fé que nos permite trabalhar como se tudo dependesse de nós, e ao mesmo tempo, orar porque tudo realmente depende de Deus.

Templo

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, diácono, professor e diretor da Música.

O homem como ser gregário, sempre foi sedento de Deus, construindo, assim, lugares para adorar os seus deuses (templos ou santuários), a fim de satisfazer sua necessidade espiritual. A primeira menção na Bíblia de templo de forma implícita é a torre de Babel (Gn 11.1-9). Deus ao tratar com o homem atinge a sua necessidade espiritual e devocional, não só como indivíduo (1Sm 1.9-10), mas também como família (Lc 2.21-35) e povo (2Cr 7.11-16). As nações cananitas tinham templos e santuários para seus deuses: Dagom (1Sm 5.5), Astarote (1Sm 31.10), Baal (1Rs). Durante a caminhada do povo de Israel no deserto, Deus ordenou que um santuário fosse erigido para que servisse de habitação de sua presença. Este santuário denominou-se de Tabernáculo, que quer dizer residência. A Bíblia menciona a construção de três Tabernáculos: 1) O Tabernáculo Provisório (Ex 33.7,11); 2) O Tabernáculo Sinaítico (Ex 29.45,46); e 3) O Tabernáculo Davídico (2Sm 6.17). A falta de um santuário dedicado a Yahweh parecia um opróbrio, quando Davi já havia consolidado seu poder e havia construído um palácio permanente para a sua habitação (2Sm 7.2). Não lhe coube o privilégio de construir o templo, entretanto, ele reuniu o material necessário, aumentou o tesouro, e comprou o local onde deveria ser edificado o templo (1Cr 22.1-11). Salomão, seu filho, iniciou a construção do templo no quarto ano de seu reinado e o concluiu sete anos mais tarde. Em várias referências, o vocábulo ‘heychal’ que significa templo, palácio, edifício ou santuário, se refere ao aspecto interior do templo (2Cr 29.16; Is 6.1). O santuário erigido em Jerusalém veio substituir o Tabernáculo. A história de Israel relata a construção de três templos: 1) Templo de Salomão (2Cr 3.1-9); 2) Templo de Zorobabel (Ed 5.1,2; Ag 1.1); e 3) Templo de Herodes (Mt 2.1-19; Lc 1.5). A finalidade do Templo era: Servir de memorial ao nome de Deus; Manter a unidade da nação hebraica; Revelar o plano da salvação e a manifestação do Messias; Manter a vida do povo baixo a Lei de Deus e Ter a presença de Deus no meio de seu povo. A Igreja de Jesus Cristo é o templo de Deus nesta dispensação do Espírito Santo e da graça divina, a qual é como edifício fundado em Cristo (1Co 3.9-17). Através dela, a salvação é manifesta e irradiada ao mundo, a qual oferece sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Entretanto, a que ter sempre em mente que o Senhor do Templo é mais importante que o templo.

OS PROFETAS MENORES - II

Domingos Tito Sacatato Estados Unidos

Angolano, evangelista, e professor no Seminário.

Texto Áureo da Lição

 E Ageu, profeta, e Zacarias, filho de Ido, profeta, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram” (Esdras 5.1)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: TEU ESPÍRITO VEM DERRAMAR, número 290 da Harpa Cristã.

 

1. ENFOCAM A CORRUPÇÃO DO PÓS-CATIVEIRO O SILÊNCIO
Ao abandonarem o trabalho do templo: Ag 1.2-11; 2.1-9; Zc 8.9; Hb 10.25.
Ao abandonarem a santidade divina: Ml 3.5; 2.17; Is 55.6.
Ao aderirem o espírito de avareza: Ml 3.10; 1Tm 6.10; Hb 13.5; Cl 3.5.
2. ENFOCAM O DIA DA IRA A GRANDE TRIBULAÇÃO
Para purificar Israel: Ml 4.1; Mt 24.21-22.
Para salvar Israel: Zc 12.3-9; Rm 9.27; Mt 24.29-32.
 Para punir os gentios: Ap 17.9-15; 19.11-18
3. ENFOCAM O REINO DE PAZ O MILÊNIO
Terá Cristo como Rei: Is 32.1; Mt 25.34.
Terá a Igreja e Israel como esposa: Mt 22.1-14; Ap 19.7-9; Jd 1.14.
Terá as nações que ajudaram Israel como súditos: Mt 25.31-40; Mt 13.47.

Texto da Lição:

Esdras 5.1-11

1
E Ageu, profeta, e Zacarias, filho de Ido, profeta, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram.
2
Então, se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a Casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles os profetas de Deus, que os ajudavam.
3
Naquele tempo, veio a eles Tatenai, governador daquém do rio, e Setar-Bozenai, e os seus companheiros e disseram-lhes assim: Quem vos deu ordem para edificardes esta casa e restaurardes este muro?
4
Então, assim lhes dissemos: E quais são os nomes dos homens que construíram este edifício?
5
Porém os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus, e não os impediram, até que o negócio veio a Dario, e, então, responderam por carta sobre isso.
6
Cópia da carta que Tatenai, o governador daquém do rio, com Setar-Bozenai e os seus companheiros, os afarsaquitas, que estavam daquém do rio, enviaram ao rei Dario.
7
Enviaram-lhe uma relação; e assim estava escrito nela: Toda a paz ao rei Dario.
8
Seja notório ao rei que nós fomos à província de Judá, à casa do grande Deus, que se edifica com grandes pedras, e já a madeira se está pondo sobre as paredes; e essa obra apressuradamente se faz e se adianta em suas mãos.
9
Então, perguntamos aos anciãos e assim lhes dissemos: Quem vos deu ordem para edificardes esta casa e restaurardes este muro?
10
Demais disto, lhes perguntamos também pelos seus nomes, para tos declararmos, para que te pudéssemos escrever os nomes dos homens que são entre eles os chefes.
11
E esta resposta nos deram, dizendo: Nós somos servos do Deus dos céus e da terra e reedificamos a casa que foi edificada muitos anos antes; porque um grande rei de Israel a edificou e a aperfeiçoou.
(ARC)