Fort Lauderdale, Flórida, 22 de Junho de 2003 Ano XI  Lição Nº 25


 

Os Juros da Preocupação!

Robinson Grangeiro Monteiro   Brasil

Brasileiro, pastor da Igreja Presbiteriana de Tambaú, Brasil

 Stanley Jones tem uma frase interessantíssima para os dias atuais. Ele diz: “A preocupação é os juros antecipados que nós pagamos pelo dia de amanhã”. Na verdade, preocupação significa ‘ocupar-se antecipadamente’. É a versão extremada e patológica da boa recomendação de não deixar para amanhã, o que se pode fazer hoje! Todavia, que benefícios se pode tirar de uma preocupação? Nenhum! Porque se o motivo da preocupação for algo impossível de ser resolvido, então a preocupação é vã. Se o motivo for algo solucionável, então a preocupação deveria dar lugar à elaboração de um plano para resolvê-lo. Eu sei que na vida real, as situações não são tão simples assim. Eu mesmo tenho as minhas preocupações. A solução dos problemas que as provocam não depende somente de mim, e mesmo quando depende, muitas vezes não tenho os meios, nem as oportunidades de resolvê-los. A preocupação é irmã gêmea da ansiedade. E quando o assunto é ansiedade, então me lembro do que Jesus falou: “Não andeis ansiosos pela vossa vida. Quem pode acrescentar um dia sequer à própria vida? O vosso Pai Celeste sabe do que necessitais! Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus próprios cuidados”. O remédio para a preocupação e para a ansiedade é a confiança no cuidado paternal de Deus e na nossa dependência dele. Isto não significa acomodação, nem alienação. Isto é fé. Fé que nos permite trabalhar como se tudo dependesse de nós, e ao mesmo tempo, orar porque tudo realmente depende de Deus.

 

 

Os Livros dos profetas Menores

Pedro Pereira Estados Unidos

Português, membro da diretoria, seminarista e diretor de Logistica.

Profetas eram aqueles chamados por Deus para trazer uma mensagem ao povo. Os sacerdotes entretanto, serviam de intermediários entre o povo e Deus, oferecendo sacrifícios e ofertas de ação de graças! Felizmente, no Novo Testamento já não necessitamos de um sacerdote humano como nosso intermediário, pois agora, “só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo  (1Tm 2.5). Os livros proféticos ocupam 2/5 dos livros do A.T. sendo divididos entre Profetas Maiores e Menores, de acordo com o volume dos seus escritos. Ainda é de acrescentar que outros profetas e profecias houveram, feitas na forma oral, e por isso não existe registro dos mesmos. Os 12 profetas menores são: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. O nome dos livros leva o nome do seu autor, e é de destacar que os três últimos exerceram o seu ministério após o cativeiro da Babilônia. Todos estes profetas tiveram o seu ministério de 835 a 400 a.C., seguindo-se um período de silêncio de 400 anos, conhecido também por Período Interbíblico. Oséias, cujo nome significa “Salvação”, profetiza sobre a condição do povo judeu, seu pecado, o juízo divino e a restauração de Israel. Deus ordenou ao profeta para casar com uma mulher de prostituições (Os 1.2), a fim de ilustrar a infidelidade espiritual do povo. Joel que significa “O Senhor é Deus”, é o profeta que prevê o derramamento do Espírito Santo (Jl 2.28), citado pelo Apóstolo Pedro no dia de Pentecostes (At 2.17-18). Amós significa “carga”. O livro contém várias profecias contra as nações vizinhas de Israel, e termina com a promessa da restauração do remanescente e o seu regresso à Judá (Am 9.11). Obadias que quer dizer “Servo de Jeová”, profetizou contra os Edomitas por eles se terem aliado aos Caldeus contra Judá. Este livro é o mais pequeno dos livros proféticos. Jonas ou “pombo” é chamado por Deus para profetizar na cidade de Nínive, capital da Assíria, para que se arrependessem de seus pecados, mostrando assim a misericórdia divina para com todos os homens. Jesus faz menção direta sobre o profeta em um de seus ensinos (Mt 12.41). Miquéias que tem como significado: “Quem é semelhante a Jeová?”, prediz com exatidão a queda de Israel, assim como a de Judá. Miquéias também profetiza a cidade natal do Messias (Mq 5.2). Naum, que tem por significado “consolo”, traz uma profecia de destruição para o império Assírio e de consolo para o povo de Deus, sabendo que Ele é soberano e que preserva a justiça no mundo. Habacuque, que significa “Abraço ardente”, escreveu para ajudar o remanescente compreender os caminhos de Deus. Adverte ainda o povo que “o justo viverá pela fé” (Hc 2.4) e não pela razão ou entendimento humano. Sofonias, que significa “O Senhor esconde”, traz a profecia ao povo para o Juízo divino — “o Grande Dia do Senhor” (Sf 1.14), ou ainda “o Dia da Ira” (Sf 1.15). Ageu, cujo nome é “festivo” em hebraico, traz a palavra para o povo, para o governador Zorobabel, e para o sumo-sacerdote Josué; exortando-os a reedificarem o Templo, e priorizarem a obra de Deus nas suas vidas (Ag 2.18). Zacarias, que significa “Jeová se lembrou”, contem dois tipos de profecia: Para os judeus, advetindo-os a perseverar na obra de Deus – reconstrução do Templo; e revelando as promessas futuras para o povo, os últimos dias de Israel e a vinda de Jesus em glória (Zc 14.2-4). Malaquias, ou “mensageiro de Jeová”, tem seu ministério em mais um período de declínio espiritual do povo Judeu. A decadência e indiferença espiritual do povo era notória, apesar do Templo já estar reconstruído. Sendo assim, Malaquias, o último dos mensageiros da Velha Aliança, traz a profecia para o povo que à medida que a sua fé diminuía, se tornara indiferente à palavra, insensível à lei, e desobediente na contribuição para a obra (Ml 3.8).

OS PROFETAS MENORES - i

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, missionária, professora, e membro da diretoria.

Texto Áureo da Lição

 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração” (2 Pe 1.19)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: A PALAVRA DE DEUS É UM TESOURO, número 306 da Harpa Cristã.

 

1. O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA BÍBLIA
A pessoa do profeta: Dt 13.1-3; 18.22; Jr 28.9; Am 3.7; Ez 2.3-6.
A mensagem do profeta: 1Co 14.3,32; Na 2.1; 2Rs 17.3; Mq 7.18-19.
O ministério do profeta: Ef 4.11; At 21.10; 11.27,28.
2. O JUIZO PROFÉTICO NA BÍBLIA
Ao povo: Jr 16.11-13; 25.11; So 1.17,18.
Aos líderes: Jr 2.7-9; Ez 8.16-18; 22.30-31; Mq 3.5,6,9-12.
 Às nações inimigas: Jn 1.1,2; Am 1.3-5; Ob 1.5; Na 3.5-7; Dn 5.25-31.
3. A PROMESSA PROFÉTICA NA BÍBLIA
A efusão do Espírito Santo: Jl 2.28,29; At 2.16-18; Is 44.3.
A restauração da nação: Ez 11.17-20; Am 9.11,14; Mq 4.6,7.
O reinado milenial de Cristo: Is 11.6-9; 65.25; Os 2.18,19; Zc 14.12,16.

Texto da Lição:

2 Pedro 1.19-21

19
E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração,
20
sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;
21
porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Amós 7.10-15

10
Então, Amazias, o sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: Amós tem conspirado contra ti, no meio da casa de Israel; a terra não poderá sofrer todas as suas palavras.
11
Porque assim diz Amós: Jeroboão morrerá à espada, e Israel certamente será levado para fora da sua terra em cativeiro.
12
Depois, Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá, e ali come o pão, e ali profetiza;
13
mas, em Betel, daqui por diante, não profetizarás mais, porque é o santuário do rei e a casa do reino.
14
E respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não era profeta, nem filho de profeta, mas boieiro e cultivador de sicômoros.
15
Mas o SENHOR me tirou de após o gado e o SENHOR me disse: Vai e profetiza ao meu povo Israel.

(ARC)