Os Intocáveis da Índia
Ram Raj
Índia |
Indiano,
líder político cristão e articulista. |
Poucas pessoas no mundo tem
experimentado um nível de abuso e probeza como os 300 milhões de
Dalits ou “intocáveis” da India. Por 3.000 anos eles tem vivido
num ciclo de discrimação e desespero sem esperança de escape. Para
os Dalits, dor e sofrimento são parte da vida. Eles estão presos a
um sistema de castas que nega a eles adequada educação, água
potável, empregos com decente pagamento e o direito à terra ou à
casa própria. A cada duas horas Dalits são assaltados e duas casas
de Dalits são queimadas. A cada dia, dois Dalits são assassinados.
Discriminados e opremidos, Dalits são
freqüentemente
vítimas de violentos crimes. Em 15 de Outubro
passado,
no Estado de Haryana, cinco jovens Dalits foram linchados por uma
multidão por tirarem a pele de uma vaca morta, da qual eles tinham
legal direito para fazer. A Polícia, segundo consta, ficou parada
sem nada fazer e permitiu que a violência continuasse. Em 1999,
vinte e três trabalhadores agricolas Dalits (incluindo mulheres e
crianças) foram assassinados por seguranças particulares de um
fazendeiro de alta-casta. O crime deles? Ouvir a um partido
politico local com considerações que ameaçavam o domínio do
fazendeiro sobre Dalits locais como mão de obra barata. Embora
leis contra a discrimanação de castas tenham sido aprovadas, a
discriminação continua e pouco é feito para processar os acusados.
Em anos recentes, porém, tem havido um crescente desejo por
liberdade entre os Dalits e castas baixas hindus. Líderes como Ram
Raj tem vindo a frente exigindo justiça e liberdade da escravidão
das castas e da perseguição. Um detalhada “Carta dos Direitos
Humanos dos Dalits” foi redigida com apelos para a Comunidade
Internacional e para a ONU, na esperança que isto colocaria um
pressão possitiva sobre o Governo Indiano. Mas pouco tem mudado –
até recentemente. Em Outubro de 2001, líderes Dalits se encontram
com 740 líderes cristãos na India em uma histórica reunião. Pela
graça de Deus, os líderes Dalits reconheceram que a verdadeira
esperança e liberdade para seu povo não será encontrada numa
revolução social, mas em uma nova crença. Eles concordaram em
permitr que as pessoas sigam a Cristo, se estas pessoas decidirem
por isso. Os líderes cristãos, em troca, se comprometeram ajudar
esse movimento em massa, apesar dos riscos envolvidos.
Originalmente, alguns anos atrás, o líder Dalit tinham se
encontrado com certos cristãos na India que tinham recusado
aceitar este esmagador número de pessoas em suas igrejas.
Desencorajado, os líderes Dalits, como o líder Dr. Ambedkar então
se converteram ao Budismo. Pela graça de Deus, a porta está agora
aberta para milhões experimentarem esperança e verdadeira
liberdade através de nosso Senhor.
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Teologia
Pedro
Pereira
U.S.A. |
Português, professor e membro da Diretoria. |
A origem da palavra
Teologia, deriva de dois vocábulos gregos: Theos
– que significa Deus; e Logos – que significa
tratado. Portanto, Teologia é o estudo sobre Deus,
ou a ciência que estuda a Divindade e o seu
relacionamento com o homem e o universo, com base
nas Sagradas Escrituras. A Teologia pode ser
classificada em 10 subdivisões: Teologia Bíblica;
Teologia Sistemática; Teologia Pastoral; Teologia
Exegética; Teologia Histórica; Teologia Natural;
Teologia Dogmática; Teologia Neotestamentária;
Teologia Reformada; e Teologia Contemporânea. A
Teologia Sistemática é esse estudo das verdades e
factos que a Bíblia apresenta, doutrinas, feitos de
uma forma organizada e metódica. Embora, a Teologia
seja o estudo cientifico baseado na Palavra de Deus,
muitas vezes se usa a expressão: “a Teologia deve
estar no coração e não na cabeça” significando isto
que o nosso conhecimento do nosso Deus – Pai, Filho
e Espírito Santo, deve ser experimental na nossa
vida diária através da nossa vida devocional, pela
leitura da Bíblia, oração e jejum e exercitada
através da nossa fé. De pouco nos servirá um
conhecimento apenas teórico de Deus, se na prática o
nosso coração estiver vazio do amor de Deus, que
criou todo o universo (Cl 1.16), se entregou e
sacrificou a si mesmo (Jo 3.16) para Salvar o mundo,
e permanece entre nós para nos consolar (Jo 14.16).
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