Fort Lauderdale, Flórida, 23 de Março de 2003 Ano XI  Lição Nº 12


 

Os Intocáveis da Índia

Ram Raj Índia

Indiano, líder político cristão e articulista.

     Poucas pessoas no mundo tem experimentado um nível de abuso e probeza como os 300 milhões de Dalits ou “intocáveis” da India. Por 3.000 anos eles tem vivido num ciclo de discrimação e desespero sem esperança de escape. Para os Dalits, dor e sofrimento são parte da vida. Eles estão presos a um sistema de castas que nega a eles adequada educação, água potável, empregos com decente pagamento e o direito à terra ou à casa própria. A cada duas horas Dalits são assaltados e duas casas de Dalits são queimadas. A cada dia, dois Dalits são assassinados. Discriminados e opremidos, Dalits são freqüentemente vítimas de violentos crimes. Em 15 de Outubro passado, no Estado de Haryana, cinco jovens Dalits foram linchados por uma multidão por tirarem a pele de uma vaca morta, da qual eles tinham legal direito para fazer. A Polícia, segundo consta, ficou parada sem nada fazer e permitiu que a violência continuasse. Em 1999, vinte e três trabalhadores agricolas Dalits (incluindo mulheres e crianças) foram assassinados por seguranças particulares de um fazendeiro de alta-casta. O crime deles? Ouvir a um partido politico local com considerações que ameaçavam o domínio do fazendeiro sobre Dalits locais como mão de obra barata. Embora leis contra a discrimanação de castas tenham sido aprovadas, a discriminação continua e pouco é feito para processar os acusados. Em anos recentes, porém, tem havido um crescente desejo por liberdade entre os Dalits e castas baixas hindus. Líderes como Ram Raj tem vindo a frente exigindo justiça e liberdade da escravidão das castas e da perseguição. Um detalhada “Carta dos Direitos Humanos dos Dalits” foi redigida com apelos para a Comunidade Internacional e para a ONU, na esperança que isto colocaria um pressão possitiva sobre o Governo Indiano. Mas pouco tem mudado – até recentemente. Em Outubro de 2001, líderes Dalits se encontram com 740 líderes cristãos na India em uma histórica reunião. Pela graça de Deus, os líderes Dalits reconheceram que a verdadeira esperança e liberdade para seu povo não será encontrada numa revolução social, mas em uma nova crença. Eles concordaram em permitr que as pessoas sigam a Cristo, se estas pessoas decidirem por isso. Os líderes cristãos, em troca, se comprometeram ajudar esse movimento em massa, apesar dos riscos envolvidos. Originalmente, alguns anos atrás, o líder Dalit tinham se encontrado com certos cristãos na India que tinham recusado aceitar este esmagador número de pessoas em suas igrejas. Desencorajado, os líderes Dalits, como o líder Dr. Ambedkar então se converteram ao Budismo. Pela graça de Deus, a porta está agora aberta para milhões experimentarem esperança e verdadeira liberdade através de nosso Senhor. 

Teologia

Pedro Pereira U.S.A.

Português, professor e membro da Diretoria.

 

A origem da palavra Teologia, deriva de dois vocábulos gregos: Theos – que significa Deus; e Logos – que significa tratado. Portanto, Teologia é o estudo sobre Deus, ou a ciência que estuda a Divindade e o seu relacionamento com o homem e o universo, com base nas Sagradas Escrituras. A Teologia pode ser classificada em 10 subdivisões: Teologia Bíblica; Teologia Sistemática; Teologia Pastoral; Teologia Exegética; Teologia Histórica; Teologia Natural; Teologia Dogmática; Teologia Neotestamentária; Teologia Reformada; e Teologia Contemporânea. A Teologia Sistemática é esse estudo das verdades e factos que a Bíblia apresenta, doutrinas, feitos de uma forma organizada e metódica.  Embora, a Teologia seja o estudo cientifico baseado na Palavra de Deus, muitas vezes se usa a expressão: “a Teologia deve estar no coração e não na cabeça” significando isto que o nosso conhecimento do nosso Deus – Pai, Filho e Espírito Santo, deve ser experimental na nossa vida diária através da nossa vida devocional, pela leitura da Bíblia, oração e jejum e exercitada através da nossa fé. De pouco nos servirá um conhecimento apenas teórico de Deus, se na prática o nosso coração estiver vazio do amor de Deus, que criou todo o universo (Cl 1.16), se entregou e sacrificou a si mesmo (Jo 3.16) para Salvar o mundo, e permanece entre nós para nos consolar (Jo 14.16).

A TEOLOGIA QUE MAIS PERGUNTA QUE RESPONDE

Mbaxi Cabral Estados Unidos

Angolano, diácono, professor e lider dos Jovens.

Texto Áureo da Lição

 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. (1Co 1:25)
 


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: ADORAÇÃO, número 124 da Harpa Cristã.

 

1. Abrangência da Teologia Teista  
Afirma que Deus é espírito: Jo 1:18, 4:24; Cl 1:15; Hb 1:3.
Estuda sobre a auto existência de Deus: Ex 3:14; Is 41:4; Sl 90:1; Ap 1:8.
Aborda sobre a unicidade divina: Sl 86:10; Is 44:8; Mc 12:29; Jo 17:3; Tg 2:19.
2. Perguntas à Divindade
De sua onisciência e poder criador. 2 Cr 16:1-9; Jó 37:14-16, Sl 147:5; Hb 4:13.
De sua justica e  retidão moral: Jó 4:17, 40:8-9; Sl 18:30a; 19:9b; 145:17.
 De sua soberania: Jó 40:2; Rm 8:28
3. A Resultados das perguntas à Divindade
Arrependimento diante do Senhor: Jó 40:4-5; 42:6.
 Submissão ao seu senhorio: Jó 40:6-11; Sl 76:6-8.
Compreenção dos propósitos divinos: Jó 42:1,2; Jn 1:1; 2:1-10.

Texto da Lição:

Jó 38:1-20

 Jó 38:1Depois disto, o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho e disse: 2 Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? 3 Agora cinge os teus lombos como homem; e perguntar-te-ei, e, tu, responde-me. 4 Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
5 Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? 6 Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, 7 quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam? 8 Ou quem encerrou o mar com portas, quando trasbordou e saiu da madre, 9 quando eu pus as nuvens por sua vestidura e, a escuridão, por envolvedouro? 10 Quando passei sobre ele o meu decreto, e lhe pus portas e ferrolhos, 11 e disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se quebrarão as tuas ondas empoladas? 12 Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada ou mostraste à alva o seu lugar, 13 para que agarrasse nas extremidades da terra, e os ímpios fossem sacudidos dela? 14 Tudo se modela como o barro sob o selo e se põe como vestes; 15 e dos ímpios se desvia a sua luz, e o braço altivo se quebranta. 16 Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo? 17 Ou descobriram-se-te as portas da morte, ou viste as portas da sombra da morte? 18 Ou com o teu entendimento chegaste às larguras da terra? Faze-mo saber, se sabes tudo isto. 19 Onde está o caminho da morada da luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar, 20 para que as tragas aos seus limites, e para que saibas as veredas da sua casa?
(ARC)