Fort Lauderdale, Flórida, 17 de Fevereiro de 2002 Ano X  Lição Nº 07


 

tenha Cuidado com o que Chamar de Impossível?

Pr. Paulo Barbosa Brasil

Brasileiro, pastor e articulista.

 
"Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais: aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver" (Êxodo 14:13).
A divisão do mar Vermelho e o sepulcro vazio são dois acontecimentos cruciais da tradição hebraico-cristã, que transformam a palavra "impossível" num termo inaceitável no léxico cristão. Ambos os acontecimentos são lembretes vivos de que o Senhor é capaz de fazer o que chamaríamos de impossível. O Senhor preparou Moisés e o povo de Israel para um milagre da raça. Ele os guiou a uma posição impossível. Seguindo instruções divinas, viajaram até ao pé da cadeia de montanhas, na margem oeste do que conhecemos atualmente como golfo de Suez. De um lado estavam cercados por montanhas, do outro, por Migdol (uma guarnição das tropas de Faraó). Imagine a situação. Moisés não podia levar o povo para o sul por causa das montanhas, nem para o leste, pois as carruagens dos exércitos de Faraó se aproximavam. A situação do povo era a de um rato na ratoeira. Mas o Senhor os havia levado para esse lugar. Quando a situação atingiu proporções de crise foi que Moisés, confiante no Eu Sou da sarça ardente, disse: "Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor". Essa experiência contém uma estratégia de três pontos para as lutas da vida. O Senhor partiu o mar Vermelho justamente na hora certa. Deus havia permitido uma situação impossível a fim de ensinar aos filhos de Israel que, se confiassem nele, nada seria impossível. É essa a segurança de que todos nós precisamos. Um mar Vermelho se abrirá para nós hoje e o Senhor do sepulcro aberto mostrará o caminho de passagem!
 

Anjo

Maria Aparecida Ghigliotty Estados Unidos

Brasileira e professora da EBD.

Vocábulo hebraico Malãk e grego Angelos. Um ser espiritual, asexuado, perene, criado por Deus (Ap 5:11) . Jacó  refere-se a eles como o exército de Deus (Gn 32:2); estes habitam na sua presença  e  por isso  mesmo são superiores ao homem (Hb 2:6,7).  São assistentes e mensageiros de Deus  conforme à sua vontade e plano. Por possuirem o livre arbítrio, não estão isentos de tentação e pecado (Ez 28:14,15; 2Pe 2:4, Ap 12:9). Pertencentes a uma ordem hierárquica, eles exercem diferentes funções as quais são: Querubins, Serafins, Arcanjos (a Bíblia faz menção apenas de um nome, Miguel) e Anjos (a Bíblia faz menção apenas de um nome, Gabriel). O anjo é dotado de inteligência, boa vontade e submissão  à Deus (2 Sm 14:17). O trabalho dos anjos é bem variado em relação ao homem. Eles lhe são enviados como porta-voz de Deus (Jz 13:3-5; Lc 1:26-37); para dirigi-lo (Gn 19); para confortá-lo (Lc 22:43); para servi-lo (Mt 4:11); para defende-lo (2Re 6:14-17). Eles também exercem o juízo de Deus (2Sm 24:16,17; 2Re 19:35, Mt 13:41;42); para guardar indivíduo ou nação (Ex23:20; Sl 91:11). Os anjos que não seguiram ao anjo caído são extremamente reverentes a Deus e não aceitam nenhum tipo de adoração (Ap 19:10; 22:8,9). Na visão de Isaías (6:2) e de Ezequiel (1:6), tanto os serafins como os querubins aparecem com asas. Sempre que a Bíblia menciona uma manifestação física angelical ou teofânica, ele se apresenta com aparência masculina (Gn 18:2 e 19:1). Em algumas ocasiões, a Bíblia faz referência ao próprio Jesus quando usa a expressão "O Anjo do Senhor" (Gn 16; 22:11,12; At 7:30-38). Quanto aos anjos que se rebelaram contra Deus, um número deles foram aprisionados em cadeias da escuridão (2Pe 2:4) e estão reservados para o juízo final quando finalmente receberão a condenação eterna, juntamente com todos os homens que não aceitaram a salvação de Deus executada na cruz do calvário (Ap 20). Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já esta condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a Luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más (Jo 3:17-19).

 

O CAMINHO DE CAIM

Paulo Renato Alves Estados Unidos

Brasileiro, presbítero e membro da Diretoria.

Texto Áureo da Lição

“Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas” (1 Jo 3:11,12).


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: IRMÃOS AMADOS— 175 da Harpa Cristã.

 

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. Caim, seu pecado
A ira:  Gn 4:5,6.
A rebeldia: Gn 4:13,14a,16.
O homicidio: Gn 4: 8,10,11.
2. Caim, sua atitude
Com Abel - Egoista: Gn 4:3-5.
Com Deus - Injusta: Gn 4:9.
Com sua linhagem  - Corruptivel: Gn 4:23; 6:5.
3. Caim, seu testemunho
Um homem iniquio: Gn 4:7; I Jo 3:12.
Um homem fugitivo: Gn 4:12,14b.
Um homem indiciado: Gn 4:15; Jd 11a.
 

Texto da Lição:

Jd 1:11a; Gn 4:8-24

 Judas 1:11 Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim.

Gênesis 4:8-24 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o
matou.
9 E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. 11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra. 13 Então, disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. 14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará. 15 O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse.
16 E saiu Caim de diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. 17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo
nome de seu filho Enoque.
18 E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque. 19 E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá. 20 E Ada teve a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. 21 E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
22 E Zilá também teve a Tubalcaim, mestre de toda obra de cobre e de ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Naamá. 23 E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zilá, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o meu dito: porque eu
matei um varão, por me ferir, e um jovem, por me pisar.
24 Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete.
(ARC)