Fort Lauderdale, Flórida, 27 de Janeiro de 2002 Ano X  Lição Nº 04


 

O Ilogismo do Espiritismo

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor, articulista e conferencista..

 
Ciência, por seu termo, é definida como o agrupamento de fatos lógicos, sistemáticos e verificáveis. Infelizmente o espiritismo se proclama como uma doutrina sensata e lógica, uma ciência teológica. Será mesmo? Vejamos, portanto, que alguns exemplos abaixo comprovam que o espiritismo, como qualquer outra doutrina gnóstica, é incoerente, anormal, paracientífica, e comprovam exatamente ao contrário! A Reencarnação, por exemplo: que lógica há em passar por uma reciclagem no curso de milhares de nascimentos? Se a humanidade está num processo de evolução espiritual, por que as sociedades estão cada vez piores, mais depravadas, mais injustas e mais deterioradas? O Carma, nem se fala: como conceber a idéia de que se paga nessa vida pelos erros de encarnações anteriores, dos quais o recipiente sequer se lembra? Como alguém que pudesse aprender com os erros dos quais não se lembra e, por conseguinte, estas pessoas não deveriam ser ajudadas para lhes impor o pagamento por erros passados! A lei do carma é injusta e imoral, pois como poderia uma jovem de doze anos, por exemplo, que sofre uma morte agonizante de leucemia porque ela era Adolf Hitler em uma vida anterior, e que ela nunca chegou a saber deste fato! O Relativismo Ético, é como se diz no jargão brasileiro, “se meu coração não condena, bom é Deus”: absolutos morais se podem transcender. (Mt 5.17-20;Rm 13.8-10) O relativismo ético, ou “nós criamos nossa própria moralidade” é ilógico. É difícil encontrar um relativista ético porque nossa tendência natural e lógica é de fazer declarações morais absolutas! O ladrão do automóvel não pode ser considerado como ladrão porque este era parte de sua própria realidade moral”, ou do seu relativismo! É como o caso do traidor Americano, John Walker Linden, cuja cooperação criminosa com os Talibans e Osama bin Laden, foi um “gesto de amor nacional” para expurgar o mal de sua Nação. O cristianismo dos nascidos de novo, possui a realidade absoluta que falta ao espiritismo — a moral dos Evangelhos de Cristo! A comodidade do Sincretismo Religioso: todas as religiões levam a Deus, e fazem parte do processo de evolução espiritual. Ou seja, como dizia o José da Linha, “todo caminho leva à Roma, mas nem todos levam ao Papa!” É difícil de compreender que religiões antagônicas, como islamismo, budismo, catolicismo e espiritismo possam surtir um mesmo resultado de levar o homem a Deus (At 4.12; Hb 9.27)! Esta é a maior verdade, e verdade absoluta: “ninguém vem ao Pai (Deus Pai) a não ser por mim (Deus Filho).” (Jo 14:6). Deus nos livre e guarde a todos, destas e de outras doutrinas de demônios (1Tm 4:1)!
 

Rebelião

Paulo Renato Alves Estados Unidos

Brasileiro, presbítero e membro da Diretoria.

 

Vocábulo proveniente do latim "rebellione",  ato ou efeito de insurreição, uma oposição ou resistência por qualquer meio moral. Denota um comportamento de revolta interior. A drástica consequência da rebelião de Lucifer, o Querubim ungido, criado perfeito na sua conduta moral, com grande beleza, exaltado em posição de honra, elevou o coração e se rebelou contra Deus. Os profetas Isaias, no capítulo 14 e Ezequiel, no capítulo 28, nos relata a ambição de Satanás ao desejar ser como o Todo-Poderoso, rebelando-se contra Àquele que o criou. No livro de Gênesis vemos a história de Adão e Eva no jardim do Éden. Esta é a mais antiga narrativa já registrada na história humana. O relato ultrapassa às raias de um mito, indo a exuberante explicação da origem do homem. Ele conta o acontecimento literal da existência e dos seus  problemas inerentes sobre a terra. De acordo com a narrativa bíblica, o homem que começa com um enorme potencial e comunhão ilimitada com o seu Criador, sucumbe às tentações de um espírito maligno, conhecido como Satanás. As tentações sutis alcançou Adão e Eva, incitando-os a desprezar a vontade expressa de Deus. Os efeitos caliginoso dessa tentação que os levaram a um ato de rebeldia contra Deus, representando assim, o âmago do que a Bíblia descreve como pecado. Este pecado atingiu a toda a humanidade. O Novo Testamento não hesita em mostrar o fato de que  todos os homens não nasceram moralmente neutros. Eles trazem consigo uma inclinação para se rebelarem contra a vontade de Deus, o que finalmente os conduz ao ponto de expressarem essa rebeldia através de ações que falham em cumprir a vontade de   Deus. Que Deus nos guarde contra esse espírito maligno debaixo do sangue do Cordeiro, como o profeta  Samuel disse a Saul: “eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar.”

A REBELIÃO DOS ANJOS

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor, articulista e conferencista.

Texto Áureo da Lição

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. (1Sm 15:23)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: SAUDAI A JESUS — 42 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. A organização angelical
 
Querubins - Guarda do Trono (Tronos): Gn 3:24; 2 Rs 19:15; Is 37:16.
Serafins - Guarda da Adoração (Domínios): Is 6:2,3.
Arcanjos - Chefe dos Anjos (Principados): Dn 10:13; 12:1 Ap 12:7.
Anjos - Mensageiros (Potestades): Gn 16:7; Lc 1:19,26; At 10:3
2. A natureza angelical
 
São seres espirituais criados: Hb 1:4; Sl 148:2,5; Cl 1:16.
São seres pessoais e imortais: 1Pe 1:12; Lc 20:36; Gn 18:2.
São seres plenos e assexuais: Ap 5:11; Hb12:22; Mt 26:53.
 
3. A transgressão angelical
O pecado da exaltação: Ez 28:17; 21:26; 2Co 12:7.
O pecado da rebelião: Ez 28:16; 1Sm 15:23; 1Pe 3:20.
O pecado da apostasia: Jd 1:6; 2Ts 2:3; 1Co 6:10
 
4. O futuro angelical rebelde
 
Não serão perdoados - serão julgados: 2Pe 2:4; Rm 16:20.
Não serão absolvidos - serão condenados: 1Co 6:3; 2Pe2:4.
Não ficarão impunes - serão lançados no inferno: Mt 25:41; Ap 20:10
 
 

Texto da Lição:

Jd 1:6; Is 14:12-23

 Judas 1:6 e aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande Dia.

Isaías 14:12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. 14 Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. 15 E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. 16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? 17 Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir soltos para a casa deles? 18 Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua casa. 19 Mas tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como uma veste de mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como corpo morto e pisado. 20 Com eles não te reunirás na sepultura, porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será nomeada para sempre. 21 Preparai a matança para os filhos, por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e possuam a terra, e encham o mundo de cidades. 22 Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e desarraigarei da Babilônia o nome, e os resíduos, e o filho, e o neto, diz o SENHOR. 23 E reduzi-la-ei a possessão de corujas e a lagoas de águas; e varrê-la-ei com vassoura de perdição, diz o SENHOR dos
Exércitos.
(ARC)