A face Velha da Nova era!
Rev. Eronides
DaSilva
Estados Unidos |
Brasileiro,
pastor, professor, escritor e conferencista. |
A
proposta dos mestres gnósticos era um
sincretismo religioso, misturando filosofia oriental, misticismo,
neoplatonismo e religião cristã. O gnosticismo é a primeira
tentativa de uma
filosofia cristã, tentativa conduzida sem rigor sistemático. A
principal
doutrina do gnosticismo era o alcance da salvação através do
conhecimento
(do
Grego,
gnôsis).
A principal corrente das idéias gnósticas foi o
espiritualismo neoplatônico de Filo de Alexandria. Os principais
mestres
gnósticos foram Marcião, Basílides e Valentim, Bardesane e
Carpócrate. Havia
vários centros de disseminação dessas heresias em muitas partes,
tanto no
Oriente quanto no Ocidente. O gnosticismo cristão era basicamente
uma forma
de
heresia sobre a pessoa de Cristo, aplicando termos teosóficos pagãos.
Vários cristãos inteligentes se levantaram para combater essa forma
de expressão religiosa, que minava o fundamento da fé cristã, visto
que para os mestres gnósticos Jesus era apenas uma aparência de
homem,
não era homem
carnal:
1 Amados,
não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de
Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
2
Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que
Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
3
e todo espírito que não confessa que Jesus
Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do
anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no
mundo.
4
Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que
está em vós do que o que está no mundo.
5
Do mundo são; por isso, falam do mundo, e o
mundo os ouve.
6
Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que
não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da
verdade e o espírito do erro.
(Primeira
epístola de João, capítulo 4:1-6).
Observe
na perspectiva do autor sagrado quem é caracterizado como tendo o
espírito do Anticristo. A Epístola de João revela que a heresia
gnóstica já
perturbava a sã doutrina no início da fé cristã. No tocante ao
cristianismo, o gnosticismo consistia essencialmente, na tentativa
de fundir
as
revelações dadas por meio de Cristo e seus apóstolos com os padrões
de
pensamento já existentes. Se por ventura o gnosticismo tivesse
sucesso
nessa tentativa,
o cristianismo tornar-se-ia apenas mais outro culto
misterioso greco-romano. Através dos séculos o gnosticismo tem
sobrevivido, aqui parecendo ter se
recolhido às sombras, ali reaparecendo com vigor sob novos e
diferentes
nomes e disfarces. O movimento
Nova Era,
por exemplo,
é
nada mais que o atual e multifacetado reavivamento do Gnosticismo.
As idéias básicas e
o espírito
do Gnosticismo
e
da
Nova Era
permeiam
várias
religiões, filosofias, artes e
para-ciências,
abrangendo termos tais como:
acupuntura, adivinhação, alienígenas, alquimia, amuletos,
aromaterapia,
astral, astrologia, aura, bio-realimentação , bruxaria,
cabala, canalização, clariaudiência, clarividência, consciente
coletivo, contatos imediatos de terceiro grau, cristais,
cromoterapia, despachos, duendes, energia cósmica, engenharia
genética,
espíritos guias, estados alternados de consciência, eugenia,
evolucionismo, extra terrestres, fadas, fascismo, feitiçaria,
fotografia kirliana, genoma, gurus, hipnose,
holístico, homeopatia, humanismo, ioga, iris-terapia, kardecismo,
karma, kundalinio, maçonaria, magia, magia negra, mágica,
mantra, marxismo, medicinas alternativas, mediunidade, melhoria
racial, mestre ascendido, metafísica, misticismo, monismo,
naturalismo, nazismo, necromancia, nirvana, numerologia, oculto,
panteísmo, paranormalidade, pedra filosofal, pensamento positivo,
percepção extra-sensorial, poder da mente, poder da
palavra, psicocinese, quiromancia, reencarnação,
samadi, símbolos gráficos e
sonoros, sincretismo, sincronicidade, sinergia, sintropia,
sortilégios,
tantara, tao, tarô, teísmo, telecinese, telepatia, transe, visão
global,
yang, ying, zen, zodíaco.
A
encarnação do
próprio
inferno! Que
Deus conceda discernimento e autoridade aos seus servos para
combater esta contemporânea e diabólica soda cáustica espirtual — a
face velha da Nova Era! |
Doutrina
Marcello
Zorzi
Inglaterra |
Brasileiro, professor
e membro honorário da Igreja. |
Doutrina - Ensino ou Instrução. Conjunto de princípios em que se
baseia um sistema religioso, político ou filosófico. Jesus
acautelou seus discípulos acerca da doutrina dos Fariseus, ou seja,
do conjunto de ensinos nas quais eles se apoiavam (Mt 16.12).
Quando Jesus esteve na terra, ele deixou a todos admirados com sua
doutrina, por causa dos ensinos que trazia, como também pela
autoridade com que Ele os trazia (Mt 7.28,29). Jesus usava muitas
vezes parábolas para ensinar a Sã Doutrina (Mc 4.2). A Bíblia nos
mostra que uma doutrina pode proceder do coração do homem, que,
quando aplicada no sentido religioso na verdade afasta o homem de
Deus, como bem apontou Jesus quando disse: "Este povo se aproxima
de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu
coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando
doutrinas que são preceitos dos homens" (Mt 15.8,9). Uma
doutrina também pode proceder de demônios, que, não somente afasta o
homem de Deus como pode também levá-lo a apostasia. Na primeira
carta a Timóteo, o Apóstolo Paulo escreve que "...o Espírito
expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé,
dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios"
(I Tm 4.1). A Bíblia nos admoesta que nos cuidemos em relação a
doutrinas que não tem base bíblica quando se refere a elas
chamando-as de "vento de doutrina" (Ef 4.14). Existe a
doutrina que procede de Deus, a qual chamamos Sã Doutrina. Esta é
baseada na Bíblia Sagrada conforme aponta mais uma vez o Apóstolo
Paulo ao alertar Timóteo acerca dos homens e "para o que for
contrário à sã doutrina, conforme o evangelho da glória de Deus
bem-aventurado, que me foi confiado” (I Tm 1.10,11). Jesus
revela claramente que a Sã Doutrina provém do próprio Deus ao dizer
"...A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se
alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se
ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo" (Jo 7.16,17). A Sã
Doutrina é o conjunto de todas as doutrinas encontradas nas
Escrituras Sagradas (Hb 6.2). Paulo ainda alerta que em tempos como
os nossos, muitos se endurecem e não aceitam a Sã Doutrina ou se
desviam dela (II Tm 4.3). A Sã Doutrina também é conhecida como a
"Doutrina dos Apóstolos" (At 2.42). Paulo exorta-nos a afastar-nos
dos que, na Igreja, são contrários a Sã Doutrina (Rm 16.17). Paulo
ainda instrui Timóteo (e a todos os crentes em consequência) a
cuidar da Sã Doutrina para que esta não se corrompesse em seu
coração pelos "ventos de doutrina" citados acima, podendo assim
conservar são tanto a ele, como a todos os que estivessem com ele (I
Tm 4.16). A Bíblia ainda nos mostra a importância de nos
aprofundarmos a cada dia na Sã Doutrina, caminhando assim para a
perfeição (Hb 6.1). |