Fort Lauderdale, Florida, 06 de Janeiro de 2002 Ano X  Nº 01


 

Aprendi ter Coragem!

Wagner Antonio de Araújo Brasil

Brasileiro, pastor, professor e conferencista.

Todas as noites, antes de dormir, meu pai me obrigava a pedir "perdão e bênção": aquilo já era demais. Eu tinha que ajoelhar-me e implorar. Desconheço dias, quando pequeno, em que deitei sem derramar algumas lágrimas de tristeza e aflição, para dormir. Lembro-me do trauma que tenho até hoje de bola de futebol. Eu não sabia jogar bola, pois meu pai, além de não jogar, me proibia de estar com outros garotos da rua. Então, no bar, surgiu a conversa sobre a virilidade dos garotos. Os amigos do meu pai gabavam-se dos filhos que se chutavam lá no campo, imundos na lama. Meu pai, que não queria ficar para trás, chamou-me dizendo: "Vá jogar bola já!". "Mas, papai, o senhor disse que isso é coisa pra marginais, eu nunca joguei!" Meu pai deu-me um tapa no rosto e gritou: "Cala a boca, vá jogar bola, senão eu quebro você aqui mesmo!" Chorando e tremendo, eu fui para o campinho. Os garotos, rindo, receberam-me no time sem-camisas. Meu Deus, que dia infeliz! Eu não sabia chutar, não sabia passar, não sabia driblar, não sabia absolutamente nada! Quando a bola chegava, eu me desesperava. Como eu só fazia coisas erradas, apanhei como um cão viralatas naquele campo. Rolei na lama, fui xingado, agredido, foram os 20 piores minutos da minha infância. Cresci. Aos quatorze anos entreguei a minha vida para Cristo! Que dia feliz! Tudo mudou. A covardia oriunda de uma criação acuada e violenta transformou-se em coragem para servir a Deus e enfrentar a vida, pois o nosso Salvador é capaz de transformar tragédias em vitórias, tristezas em alegrias, problemas em soluções, solidão em companhia, perdição em salvação. Como sou grato a Deus! Aprendi a ter coragem! Coragem para enfrentar as limitações. Não serei nunca o melhor, mas não precisarei ser o pior. Não preciso ter vergonha de dizer "não sei"! Mas posso muito bem querer saber e buscar aprender! Coragem para assumir as coisas que digo. Ter coragem não significa ser mal educado, mas ter a educação de dizer sim para algumas coisas e não para outras. E essa coragem eu sempre quero ter, na graça e misericórdia do Senhor. Coragem para pedir perdão e dizer "eu estava errado; me perdoe". Errei? Assumo o meu erro e peço perdão. É vergonhoso? Não, é "dignificante"! É melhor dizer "errei", do que manter um erro até o fim, destruindo a possibilidade de consertar uma situação.  Coragem para trabalhar. A vida não foi feita para a preguiça, para a contemplação, para a inatividade. Há muito o que fazer. Somente com o trabalho digno, trabalho honrado, é que podemos construir algo duradouro.  Coragem para morrer. Se alguém não sabe viver, também não saberá morrer. Cristo nos prometeu vida eterna, prometeu-nos uma morada no Céu, e a morte será apenas um trampulim que nos levará à essa eternidade!  Quando ela chegar, deveremos acolhê-la com resignação, entregando a Deus o nosso espírito, finalizando nossa sublime tarefa aqui. Finalmente, é preciso também coragem para seguir avante em Cristo. Muitas vezes o cansaço do caminho, as tentações do deserto e as vicissitudes do coração nos levam a titubear. Mas, quando as nossas forças estão para se esgotar, o Senhor vem até o nosso coração, nos dizendo: "Não temas, que eu sou contigo; não te assombres, que eu te ajudo". Tenhamos coragem!

EpÍstola de Judas

Manuela Barros U.S.A.

Brasileira, professora e diretora do Evangelismo.

O nome desta epístola é dado devido ao seu autor, e este nome é a forma grega de Judá, que significa louvor, celebrado, festejado. Judas, em sua carta, identifica-se como irmão de Tiago, e os únicos irmãos citados no Novo Testamento com estes nomes são os irmãos de Jesus. Foi escrita entre os anos 70 e 80 AD, sem um destinatário especificado nela. Por isso é classificada como Epístolas Gerais, como são as de Hebreus, Tiago, Pedro e João. Acredita-se que Judas foi escrita depois da segunda carta de Pedro, entre outros motivos, porque há uma citação idêntica a um versículo em II Pedro (Jd 18 e 2Pe 3.3), a qual o escritor alega ter sido feita pelos apóstolos. Os escritos de Judas tiveram como propósito advertir com urgência aos crentes acerca da séria ameaça dos falsos mestres e suas influências subversivas dentro das igrejas, é a denúncia mais direta e energética do Novo Testamento contra os tais. Acerca deles os qualifica como os que causam divisões, são sensuais, e não têm o Espírito Santo. Exorta a todos os verdadeiros crentes a “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos”. O autor ainda alerta para que se apiede e tenha-se misericórdia daqueles que estão duvidosos, buscando salvá-los antes que cheguem à apostasia, porém no cuidado de, fazendo isso, não se contaminar. A epístola é concluída com uma doxologia referente àquele que pode guardar o crente de tropeçar neste caminho do pecado e apostasia, e que é capaz de conservá-lo irrepreensível até ao grande dia. Judas é o único escritor da Bíblia que faz menção da disputa entre o arcanjo Miguel e o diabo com respeito ao corpo de Moisés. Segundo a Tradição, Judas ministrou na Palestina, Siria, Arábia, Pérsia e Mesopotâmia.

Judas, em Defesa da Genuína Fé Cristã

Vania DaSilvaUSA.

Brasileira, professora e membro da diretoria da Igreja.

Ouça a mensagem da semana no Púlpito!

Texto Áureo da Lição

 “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 1 Pedro 3.15


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: UM PENDÃO REAL — 46 da Harpa Cristã.

 
1. Epístola de Judas aos fiéis e santos
 
Chamados pelo Espírito Santo: Jo 16.8,13; Hb 3.7,8; 1Co 2.12.
Queridos em Deus: 1Jo 3.1; Jo 3.16: Rm 5.8.
Conservados por Jesus Cristo: Jd 1; 1Ts 5.23; Jo 17.12.
2. Epístola de Judas e seus votos
 
Multiplicados em misericórdia: Jd 2; Lc 6.36; 1Pe 3.8; Mt 5.7.
Multiplicados em paz: Jo 14.27; Rm 5.1; 12.18; Fp 4.7.
Multiplicados em amor: 1Pe 4.8; 1Jo 4.20,21; Jo 13.35.
 
3. Epístola de Judas e o combate contra o Gnosticismo
Negavam a humanidade de Cristo: Jd 4; 1Jo 4.3; 2Jo 7; 2Pe 1.1.
Uso de mitologias e fábulas nas pregações: Tt 1.14; 1Tm 1.4; 4.7; Cl 2.8.
Desenvolvimento de práticas místicas: Cl 2.18; 2Tm 2.18; 3.5-7.
 

Texto da Lição:

Judas 1.1-3; 1Timóteo 4.1,2

 

Judas 1 Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, queridos em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo:
2 a misericórdia, e a paz, e a caridade vos sejam multiplicadas.
3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e
exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.


 
1Timóteo  1 Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, 2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência,

(ARC)