Editorial

A LIÇÃO DA ÁGUIA

Pr. Marcos Amazonas Portugal

Brasileiro, Pastor, Missionário e Articulista

Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. (Isaías 40.31) A águia é uma ave extraordinária. Tem uma beleza única e uma longevidade que faz inveja. É interessante que o nosso texto compara as pessoas que esperam no Senhor com as águias. Sendo assim, precisamos ver quais são as lições que as águias nos ensinam. As águias não temem as tempestades. Elas enfrentam a tormenta. A águia segue em direcção as nuvens escuras, enfrenta a tormenta, pois sabe que para além das nuvens escuras, o sol brilha radiante e elas podem voar em paz. Sendo assim, a lição que temos é não fuja dos problemas, enfrente-os, vença-os e desfrute da verdadeira paz. Falei sobre a longevidade da águia. Elas vivem aproximadamente 70 anos. Contudo, aos quarenta anos ela precisa passar por um processo de renovação. Suas unhas estão grandes, flexíveis, por isso não há condições de agarrar mais suas presas. O bico está curvo, direccionado para o seu peito e as suas asas pesadas por causa da grossura das penas. Diante de um quadro tão caótico pensamos que ela desiste. Contudo, a águia decide renovar-se. Ela passa por um processo de 150 dias. Ela voa para um montanha muito alta e ali, recolhida num ninho próximo a um paredão dá início ao processo renovador. Ela bate com o seu bico na parede até conseguir arrancá-lo. Fica ali à espera que nasça um novo bico que irá arrancar as unhas crescidas e flexíveis. As novas unhas servirão para arrancar as velhas penas. Passado cinco meses, ela está no céu novamente voando renovada, preparada para mais trinta anos. Aprendemos que não devemos temer a mudança. Não devemos recear das coisas novas, pois elas são a oportunidade para prosseguirmos voando alto. Outro aspecto interessante, a águia sente quando vai morrer. Ela não teme a morte. Ele procura o pico mais alto e nas suas últimas forças e vai até o pico mais alto e espera resignadamente o seu momento final. A lição para nossas vidas é que não devemos ter medo da partida. Devemos compreender quando chega o momento da partida. Sem medo, quando este chegar, é hora de olhar para o alto e subir até as alturas. Muitas vezes, nós ficamos com medo das tempestades da vida. Nos escondemos como galinhas. Entretanto, precisamos ter a coragem da águia de seguir adiante, enfrentado a tormenta, pois prá lá da tormenta o sol brilha com bastante intensidade. Não fuja, não se esconda. Enfrente as tempestades da vida como a águia. Tenha coragem de mudar. Tenha a coragem de renovar-se. Não pare no tempo. Há muita coisa ainda para ser feita.

Glossário

ÉTICA CRISTÃ

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Músico e Professor da EBD

Vocábulo grego "Ethos" que significa costume, disposição ou hábito. Ética é o estudo dos deveres do indivíduo, isolado ou em grupo. A ética estuda os juízos de apreciação referentes à conduta humana, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal; ou seja, é a conduta ideal e reta esperada de cada indivíduo. Segundo os três antigos filósofos, Sócrates, Platão e Aristóteles, a ética faz parte de um dos seis sistemas tradicionais da Filosofia, sendo eles: Política, Lógica, Gnosiologia, Estética, Metafísica e Ética. A Ética é expressa na capacidade e adaptabilidade de um individuo ou uma sociedade em assimilar os valores gerais do meio em que vive. Existem várias classes de Ética: 1º Ética Moral e Cívica - a qual pode ser familiar, social ou religiosa; 2º Ética Cultural - que engloba os costumes, hábitos, rituais e cerimônias; 3º Ética Cristã - conjunto de regras de conduta para o cristão, tendo por fundamento a Palavra de Deus. O termo "ethos" aparece várias vezes no Novo Testamento, significando conduta, comportamento, porte e compostura habituais. A Ética cristã deve ser fundamentada no conhecimento de Deus como revelado na Bíblia, principalmente nos ensinos de Cristo. Na Ética secular existem dois ensinos errôneos e humanistas: 1º Antinomismo - que ensina que a ética depende das pessoas e circunstâncias; 2º Generalismo - que ensina que existem normas gerais de conduta, mas que não são universais. A conduta para ser chamada de certa ou errada depende dos seus resultados - o famoso ensino que "Os fins justificam os meios". A Bíblia no entanto ensina claramente: De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem (Ec 12.13).

Esboço

ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS

Manuela Barros Guimarães Estados Unidos

Brasileira, Tesoureira Executiva, Deã Acadêmica do STB, Professora da EBD, STB e SWM


Texto de Memorização
"O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito." (Êxodo 22.21)
Texto da Lição
Isaías 58.6-12 Is 58.6 - Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? 7 - Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? 8 - Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. 9 - Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; 10 - E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 11 - E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. 12 - E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
    1. A ÉTICA TRABALHISTA
  1. Justiça dos patrões - pagamento: Tg 5.4; Pv 11.1; Dt 24.14,15
  2. Justiça dos trabalhadores - com esforço: Cl 3.22,23; Ef 4.28; Pv 10.4
  3. Justiça nas condições - fisicas e emocionais: Dt 24.19-22; 15.12-14; Pv 11.18
    2. A ÉTICA FILANTRÓPICA
  1. Nunca negar ajuda aos da fé: Tg 2.15,16; Mt 25.35-40; Dt 15.7,8,11
  2. Agir com compaixāo pelo necessitado: Ex 22.21,22; Is 58.7,10
  3. Ser justo para com todos: Gl 3.28; 6.10; Tg 2.2-4
    3. A ÉTICA DA JUSTIÇA
  1. A Igreja nāo faz Lei – obedece: Ec 8.1-4; At 22.25,29
  2. A Igreja nāo luta por justiça – ora: Fp 4.6-9; 1 Tm 2.1,2
  3. A Igreja nāo se revolta – ensina e vive a verdade: Rm 13.1-7; 1 Pe 2.12-15