Editorial

A REFORMA NÃO É UMA OPÇÃO

Rev. Hernandes Dias Lopes Brasil

Brasileiro, Pastor, Professor e Articulista

A Reforma não é uma criação da velha estrutura religiosa, nem uma pele bronzeada para cobrir o esqueleto doente de uma teologia herege. A Reforma não é uma mudança epidérmica motivada apenas pela busca do novo. A Reforma é uma volta às Escrituras, um retorno à doutrina dos apóstolos, um compromisso inalienável com a verdade divina. Vamos, abordar três áreas na vida da igreja contemporânea que precisam de Reforma profunda, urgente e bíblica: 1. Precisamos de Reforma na Teologia - A teologia é a base, o alicerce e o fundamento da vida. A ética decorre da teologia e não esta daquela. A teologia determina o comportamento; a doutrina rege a vida. Se a teologia estiver errada, a vida não pode estar certa. A igreja cristã havia se desviado da doutrina dos apóstolos e acrescentado muitos dogmas estranhos e heréticos ao seu arcabouço doutrinário. A Reforma denunciou esses erros, eliminou-os e colocou a igreja de volta nos trilhos da verdade. Hoje, precisamos de uma nova Reforma. Há muitos desvios e muitos acréscimos absolutamente estranhos ao ensino bíblico presentes em algumas igrejas chamadas evangélicas. O liberalismo com sua falsa sapiência duvida da integridade da Escritura e tira dela as porções que lhe incomodam ou interpreta à revelia as partes que lhe convém. Se o liberalismo tira da Escritura o que nela está, o misticismo acrescenta à ela o que nela não está. Precisamos de uma Reforma não só para nos colocar de volta na vereda da verdade, mas também para mostrar-nos que o conhecimento das Escrituras não é contrário à piedade, mas sua essência. 2. Precisamos de Reforma na Liturgia - Se a teologia é a base da vida, a liturgia é a manifestação da teologia. Aquilo que cremos, professamos no culto. O culto é a manifestação pública da nossa fé. Uma das razões mais gritantes que evidenciam a necessidade urgente de uma nova Reforma é o esvaziamento da pregação nas igrejas evangélicas. Perdemos a centralidade de Cristo no culto e a primazia da pregação das Escrituras. Estamos nos capitulando à proposta do culto show. Em muitas igrejas o púlpito foi substituído pelo palco, a Bíblia pelo entretenimento e o choro pelo pecado pela encenação glamourosa. As músicas estão se tornando produto de consumo. As letras dessas músicas, com raras exceções, estão cada vez mais vazias de conteúdo bíblico e os cantores gospel cada vez mais populares. Precisamos de liturgia pura, que coloque Cristo no centro do culto em lugar do homem no centro. Precisamos de liturgia onde a mensagem não seja mercadejada, onde o evangelho não seja diluído para agradar a preferência dos ímpios. Precisamos de uma liturgia que glorifica a Deus, exalte a Cristo, honre ao Espírito Santo, promova o evangelho, edifique os santos e traga quebrantamento aos incoversos. 3. Precisamos de Reforma na Vida - A ortodoxia é insubstituível, porém, apenas doutrina certa não é suficiente se nós não a colocamos em prática. A ortodoxia morta mata tanto quanto o liberalismo e é tão nociva quanto o misticismo. Precisamos nos acautelar para não cairmos no laço de um intelectualismo vazio e de uma ortodoxia morta. Precisamos de luz na mente e fogo no coração. Precisamos ter cuidado da doutrina e também da vida. Precisamos crer na verdade e viver na verdade. Precisamos de uma Reforma que nos ponha de volta no caminho de uma vida cheia do Espírito Santo. Que Deus nos ajude a buscarmos essa Reforma da teologia, da liturgia e da vida!

Glossário

DISCIPLINA

Manuela Barros Guimarães Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB

Disciplina é a prática, submissão e observação a certos preceitos que regulam e orientam o viver cotidiano do indivíduo, seja este imposto, ou por livre vontade. Disciplina também se traduz como educação, instrução, treinamento, punição e trazer baixo o controle. O povo de Deus tem, no decorrer de sua história sido instruído, disciplinado no conhecimento e vontade do Senhor (Ex 19.7; Js 1.7; 2 Tm 3.14,15). Quanto à segunda definição a disciplina torna-se uma virtude desejável, admirada, relacionada ao sucesso daqueles que a utilizam com frequência. Neste sentido a Palavra traz três símbolos na Bíblia Sagrada que explicam a necessidade de viver uma vida disciplinada: o Soldado – disciplina na aflição (2 Tm 2.3-5), o Atleta – disciplina no cumprimento das regras (1 Co 9.25); e o Lavrador - disciplina da paciência e perseverança (Jo 4.36; I Co 9.7b, 10-12). Ter uma vida cristã disciplinada é submeter-se aos exercícios espirituais prescritos na Bíblia, cujo objetivo é proporcionar ao crente uma intimidade singular com Deus (Hb 12.8). Essas três ocupações requerem um rígido exercício disciplinar para que possam ser exercidas a contento. Todas estas ocupações estão biblicamente comparadas com a vida do crente. O exercício da disciplina como regime de ordem é beneficial para o crente e chega a ser essencial. Para uma vida cristã consagrada, a disciplina da leitura bíblica, da oração e do jejum são fundamentais. Não como prática aliatóreas, mas verdadeiramente numa vida disciplinada, tendo sido Jesus mesmo, um vivo exemplo de tal disciplina (Mt 17.21). O Livro de Provérbios fala sobre disciplina própria e da criança, mais do que todos os demais livros da Bíblia Sagrada. A geração secularista dos nossos dias, imersa na cultura humanista, na influência pagã, liberalista e na Nova Era, se torna um desafio para a família cristã e para a Igreja que deseja viver segundo os ensinos da Palavra de Deus, quanto à uma vida disciplinada. Quando se fala de disciplina ou correção na Bíblia Sagrada, todo o crente deve submeter-se à ela por dois propósitos: 1º Para o bem espiritual da Igreja, ou seja, para proteger a Igreja de qualquer contaminação do pecado (1 Co 5.6); para proteger a Igreja das doutrinas falsas (1Tm 3.15); para servir de advertência aos demais (At 5.11) e para proteger o testemunho da Igreja. Em 2º a disciplina serve para o bem da própria pessoa. O seu propósito é de restaurar e sarar (Hb 12.5-11), bem como trazer saúde e vida espiritual (Tg 5.19-20). É importante lembrar que a disciplina tem um caráter paternal, e a advertência da Biblia é: “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos” (Hb 12.6,7).

Esboço

EXORTAÇÕES FINAIS NA GRANDE MARATONA DA FÉ

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Professor da EBD e Músico


Texto de Memorização
"Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta." (Hebreus 12.1)
Texto da Lição
Hebreus 12.1-8,13.15-18 Hb 12.1 - Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, 2 - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. 3 - Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. 4 - Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. 5 - E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; 6 - Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho. 7 - Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? 8 - Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 13.15 - Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. 16 - E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. 17 - Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. 18 - Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente.
    1. A CARREIRA DA FÉ PROPOSTA AOS SANTOS DO SENHOR
  1. É uma corrida com velocidade – excelência: Hb 12.1; Gl 5.7; 1 Co 9.24; 1 Sm 17.48
  2. Essa corrida tem uma meta – propósito: 1 Co 9.26-27; Hb 12.2; Fp 3.20-21
  3. A corrida culmina com premiação – recompensa: 1 Co 9.24-25; 2 Tm 4.7-8; Ap 3.11
    2. CARATERÍSTICAS DOS CORREDORES EXERCITADOS NA FÉ
  1. Paciência, persistência e resignação: Hb 12.1; Lc 21.5-19; Tg 1.3-4; Hb 10.36-38
  2. Abstinência, renúncia e santificação: Hb 12.3-5,14-17; 1 Co 9.26-27a; Lc 9.23; Cl 3.12-14
  3. Obediência, dependência e sujeição: Hb 12.5-11; Gl 5.7; Is 40.31; 1 Pe 5.6-7
    3. ÚLTIMAS RECOMENDAÇÕES PARA A RETA FINAL
  1. Ter consideração pela liderança: Hb 13.7,17; 1 Ts 4.12-13; 1 Pe 5.1-5
  2. Estar solidificado na fé: Hb 13.9; Cl 2.6-8; Jd 1.3
  3. Ser agradecido com sacrifício de louvor: Hb 13.15-16; Sl 100.1-5; 116.12; 1 Ts 5.18