Editorial

TRIUNFANDO COM JESUS

Rev. José Kleber Fernandes Calixto Brasil

Brasileiro, articulista, pastor em Coromandel, Minas Gerais

Alexandre, o grande rei na Macedônia, viveu três séculos e meio antes de Cristo. O que marcou a sua vida foi que ele conquistou o mundo aos 30 anos de idade, e depois chorou porque não havia mais mundo para conquistar. Alexandre, o Grande, foi bem sucedido como estrategista militar; ele foi altamente bem sucedido como rei. Mas a sua vida foi uma tragédia também. A vida de Jesus, do ponto de vista humano, foi uma tragédia, porque ele morreu nas mãos de homens que escarneciam dele. Quando pregado na cruz, as multidões que o contemplavam gritavam: “se és verdadeiramente o filho de Deus, desce daí”; “carpinteiro, faz o último milagre e nós creremos em ti”. Qual a diferença fundamental entre Alexandre e Jesus? A diferença é que Alexandre foi bem sucedido – JESUS FOI TRIUNFANTE. Há uma diferença fundamental entre alguém ser bem sucedido e ser triunfante. Alias, é possível um homem ser bem sucedido e ser um fracassado. E é possível, por outro lado também, o homem ser mal sucedido e ser triunfante. Nós vivemos em uma sociedade que endeusa, diviniza, e adora o sucesso. Nós cremos no sucesso, vivemos do sucesso, aplaudimos o sucesso, e até criamos úlceras em busca do sucesso e somos hipertensos por causa da busca do sucesso – nós somos escravos do sucesso! Sucesso é o sentimento generalizado de que apenas os mais bonitos, os mais ricos e os mais poderosos é que são mais felizes. Sucesso é aquele conceito que diz que os mais bem relacionados são que são os mais bem aceitos. Que os que têm mais diplomas e mais cultura, são os que se safam melhor na vida. Essa é a ideologia do sucesso, mas não a do triunfo. Quem pois é triunfante? (a) Triunfa aquele que não deixa as circunstâncias mudarem o rumo do seu coração. Jesus não deixou que a alegria tempestiva da vitória, ou as consequências funestas das derrotas mudassem os rumos do seu coração. Menos de uma semana atrás Jesus é aclamado rei: as multidões o aplaudem, as crianças têm palmas nas mãos, os idosos estão tirando as suas mantas e estão colocando no chão para Jesus passar por cima, e todos estão gritando: “Hosana, hosana ao que vem em nome do Senhor!”. Mas, em menos de uma semana, esta alegria tempestiva reverteu-se totalmente, e lá estava o mestre chorando, esmagado de tristeza num jardim solitário. Os seus amigos mais íntimos estão dormindo, e o peso e a sombra da morte estão sobre ele. Mas essa tristeza, bem como a alegria passada, não mudaram os rumos do coração de Jesus Cristo. Ele está triste, mas continua a dizer, sem vacilar: “não seja o que eu quero, e sim o que tu queres. Não a minha vontade, mas a tua vontade”. Ele não permitia que as circunstâncias alterassem os conteúdos, os propósitos de seu coração. (b) Triunfa Aquele que nunca se deixa derrotar antes do tempo, e sabe que Deus é Deus. “Orou, não estava bom ainda, orou outra vez”. Jesus está esmagado debaixo da pressão da hora, ele está esmagado pela pressão do momento, mas ele não fez o que você e eu às vezes temos vontade de fazer quando parece que não está dando certo: jogar tudo pelos ares e sair correndo. O homem que é triunfante é aquele que não se desespera antes da hora. É aquele que não se abate antes do momento. A alma de Jesus estava angustiada até à morte, e o que é que Jesus faz? Ele ora uma vez, duas vezes, três vezes. Ele espera em Deus. Você já notou que a maioria dos nossos problemas não têm razão de ser? Jesus não se deixava derrotar antes do tempo. O quadro era dramático, a hora era terrível. Mas Ele não estava derrotado. Ele estava em oração, esperando em Deus. Quer ser triunfante? Não se deixe abater antes da hora. Deus ainda é Deus. O Seu destino não estava nas mãos de Pilatos, o rumo de Sua vida não estava nas mãos de César. Nada havia mudado. Para Jesus tudo continuava debaixo do total e soberano controle de Deus. Se Deus vive como afirmamos, então podemos triunfar como ele triunfou!

Glossário

PAIS

Mbaxi Cabral Estados Unidos

Angolano, Presbítero, Professor da EBD, Diretor do Youth Alive, Musico

Vocábulo oriundo do latim pater que significa: aquele que gerou filhos, genitor, progenitor, provedor, benfeitor, autor, criador ou protetor. A família é uma instituição divina estabelecida por Deus Pai. O primeiro livro do pentateuco afirma que o varão deixará seus pais e se unirá a sua mulher e assim constituiriam um núcleo familiar (Gn 2:24). A palavra em pauta aparece 57 vezes nas Sagradas Escrituras: 28 vezes no Velho Testamento e 29 vezes no Novo Testamento. O quinto mandamento do Decálogo é “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá” (Ex 20:12). Esta é uma ordenança divina que deve ser observada pelos filhos. Portanto, Deus requere que os filhos sejam obedientes a seus pais (Ef 6:1). A obediência não é feita de forma verbal, mas sim requere uma ação. O primeiro evangelho sinóptico retrata uma parábola sobre dois filhos que foram convocados por seu pai a trabalhar numa vinha. O mais velho disse que iria e não foi, mas o mais novo que inicialmente disse que não iria, se arrependeu e agiu, obedecendo a ordem de seu pai (Mt 21:28-32). Para além disso, o apóstolo Paulo adverte aos pais a não incitar ira ao seus filhos (Ef 6:4, Col 3:20). O papel do pai no lar é indispensável porque para além dele gerar, instruir, educar, amar e prover para a sua família, ele deve ser o sacerdote do lar como foi Jó, o qual diariamente edificava um altar ao Senhor em prol de sua família (Jó 1:1-5). Os pais devem ter um relacionamento com Deus (I Jo 2:13,14). A paternidade humana é um privilégio outorgado por Deus a um casal. “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.” (Sl 127:3). Todo o crente deve ir ao mundo no alcance das almas perdidas, pregando as boas novas e discipulando-as. Ou seja, é dever de todo o crente ganhar e formar filhos espirituais no reino de Deus (Mt 4:19, Mc 1:17, Jo 15:16). Todo o filho deve ser imitador de seu pai na fé, como o apóstolo Paulo adverte aos Corintios: “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo” (I Cor 11:1). A Bíblia faz alusão a pais espirituais como: (1) Deus Pai – Pai das Luzes (Tg 1:17); (2) Abraão – Pai da Fé (Hb 11:13); (3) Paulo - Pai ou legado dos gentios (II Tm 2:1). É importante realçar que depois da assunção de Jesus aos céus, muitos homens foram usados por Deus para defender a causa do Mestre, sendo também denominados de Pais da Igreja, a saber: Policarpo, Barnabé, Justino, Teófilo, Clemente, Cirilo, Tertuliano, Eusébio, William Tyndale, Martinho Lutero, e tantos outros. A paternidade divina está acima da paternidade biológica ou terrena. Deus pai ama tanto ao homem que é desejo seu adotar a todo ser humano que o aceita (Jo 1:12). Portanto, quando Davi desejou edificar uma casa ao Senhor, Deus lhe promete que de seus lombos, um de seus filhos edificaria uma casa para Ele, e que ele seria por seu pai (I Cr 17:13). Em síntese, a narrativa vetero e neotestamentária está repleta de conselhos sobre a harmonia entre pais e filhos, tais como: (1) O dever dos pais instruirem a seus filhos no caminho do Senhor desde a sua meninice (Pv 22:6); (2) O dever dos pais persistirem ensinando a palavra do Senhor a seus filhos em todo tempo (Dt 6:1-9); (3) O dever dos filhos honrarem seus pais até mesmo na sua velhice (Pv 23:22) e (4) O dever dos filhos reterem os ensinamentos bíblicos dados por seus pais desde a sua meninice (2 Tm 1:5; 3:14-15).

Esboço

SOBRE A FAMILIA E A SUA NATUREZA

Manuela Costa Guimarães Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira da BPC, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB


Texto de Memorização
"Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-a à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Genesis 2.24)
Texto da Lição
Genesis 2.18-24 Gn 2.18 - E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 19 - Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 21 - Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 22 - E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. 23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 24 - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
    1. OS PRINCIPIOS MORAIS DA FAMILIA
  1. A Monogamia: Gn 2.24; 1 Co 7.2
  2. A Heterossexualidade: Gn 2.24; 4.1,25
  3. A Indissolubilidade: Gn 2.24; Mt 19.6
    2. OS PRINCIPIOS SOCIAIS DA FAMILIA
  1. O papel do Homem: Gn 3.19; Pv 31.11
  2. O papel da Mulher: Pv 31.13,15,26,27
  3. O papel dos Filhos: Ef 6.1-3; 1 Tm 3.4
    3. OS PRINCIPIOS ESPIRITUAIS DA FAMILIA
  1. Principio da funcionalidade: Ef 5.28,29,33; 1 Tm 3.4,12
  2. Principio da hierarquia: 1 Co 11.3; Gn 3.16; Ef 5.22-24
  3. Principio da comunhão: 1 Co 7.3-5; Ef 6.4; Pv 31.28-30