Editorial

TENDA DA CONGREGAÇÃO

Pr. Timothy Kruzan Estados Unidos

Americano, pastor da Assembléia de Deus em Jacksonville, Illinois

"E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés." (Ex 33:7,9) A Tenda da Congregação é um lugar de encontro com Deus. Você tem um lugar separado de encontro com Deus em sua vida? Para cada indivíduo, o lugar será diferente. Alguns preferem estar fora, em contato com a natureza, enquanto outros preferem um lugarzinho em sua casa ou escritório. A chave é criar um espaço onde você possa encontrar-se com Deus livre de toda distração. A Tenda da Congregação é o lugar de conversa com Deus. "... o SENHOR falava com Moisés" (33.9). A Tenda da Congregação se torna o lugar da conversa entre Deus e o crente. Lá, você o escuta, ouve a voz dEle, ganha da sabedoria dEle, e segue as instruções dEle, bem como descarrega todos os seus cuidados, preocupações e problemas. A Tenda da Congregação é onde relacionamento ocorre. "E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo" (33.11). Esse não era só um lugar onde Moisés recebia ajuda. Era um lugar onde a amizade com Deus começa, cresce e permanece. A Tenda da Congregação é onde intimidade com Deus é desenvolvida. Foi nessa tenda que Moisés fez este pedido a Deus e recebeu sua resposta: "Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei... Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar." (33:13-14) Mostra-nos que o desejo de Deus é mover Seus filhos num relacionamento mais profundo. A Tenda da Congregação é o lugar onde a revelação ocorre. Como é que alguém tem a revelação de quem Deus é e o que Ele quer fazer? Como é que Deus dá direções a alguns e outros nunca experimentam tal? A resposta está na "Tenda da Congregação"; "Rogo-te que me mostres a tua glória." (33:18) Moisés teve um forte desejo de conhecer a Deus mais profundamente. Deus honrou este desejo e pedido. Para alguns crentes torna-se mais fácil encontrar novas direções da parte de Deus, mais segurança, mais conhecimento dos planos e desígnios de Deus depois de um tempo gasto em oração. A Tenda da Congregação é onde obediência aparece. É muito mais fácil submeter-se à direção de Deus quando nossos corações tem sido amolecidos por Sua presença. A Tenda da Congregação é onde profundidade com Deus é alcançada. Aumento de profundidade no Senhor está enraízada na intimidade com Deus, e, claro, com o estudo de Sua Palavra. O apóstolo Paulo disse: "Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças." (Cl 2:7) A Tenda da Congregação é o lugar onde todas as demais vozes diminuem. O acampamento de Israel devia ser um lugar barulhento. A multidão de pessoas e animais garantiam o barulho. Mas ainda assim, quando olhamos para a conversação entre Deus e Moisés, nenhuma outra voz é ouvida. A voz que nós precisamos ouvir acima de todas as outras é a voz de Deus; e quanto mais tempo gasto com Deus na nossa "Tenda da Congregação", mais facilmente a voz dEle pode ser ouvida nas ruas das cidades. A direção necessária para a vida, a liderança do Espírito Santo, e a habilidade de reconhecer a voz de Deus nas horas mais cruciais advém do tempo gasto a sós com Deus na "Tenda". Moisés fez o que nós precisamos fazer. Ele estabeleceu um lugar em sua vida onde podia se livrar de toda distração, encontrar-se com Deus, falar com Ele, ouvir Sua voz, ouvir dEle, amá-Lo, e ser amado por Ele. Esses encontros fortaleceram a caminhada de Moisés, fortaleceu sua estrutura espiritual, aprofundou seu relacionamento com Deus, e deu a ele a habilidade de permanecer firme no meio de uma geração fracassada. Se tudo isso se passou com Moisés, o que nos detém de erigirmos a nossa "Tenda da Congregação"?

Glossário

E N F E R M I D A D E

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, Diácono, Professor da EBD, Diretor da Divisão de Música e músico

E disse: Se ouvires atento à voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor, que te sara" (Ex 15.26). Esta é a primeira menção do vocábulo enfermidade no texto sagrado. Etimologicamente a palavra do latim significa condição ou estado de estar enfermo, fragilidade, debilidade física, fracasso moral ou vicioso. A palavra enfermidade aparece mais de 90 vezes na Bíblia Sagrada. Existem três categorias de enfermidades que podem assolar a estrutura tricotômica do homem (Gn 1.26-27). 1) Enfermidade Física - doença patológica: é a alteração ou mudança na condição de saúde de uma pessoa, manifesta por sinais ou sintomas, que podem ser perceptíveis ou não; um mal contra o bem-estar do corpo (Mt 11.5). 2) Enfermidade Psicológica - emocional, enfermidade da alma: é o desbalanceamento psíquico ou o desequilíbrio emocional levando a falta de tino ou a depressão, respetivamente. A qual, a medicina tenta pesquisar e amenizar sem poder curar, pois é uma forma de opressão na alma (Ec 7.7; At 10.38). 3) Enfermidade Espiritual - espirito enfermo: esta nem médico, nem ciência, nem coisa alguma neste mundo pode a solucionar, mas somente Deus YAWEH. "E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios" (Lucas 8:2). Esta definha o homem desde o íntimo, e leva a separação de Deus, por isso o próprio Senhor Jesus redargui, dizendo que "O que sai do homem, isso é que contamina o homem" (Mc 7.20). O pecado não só deteora corpo, alma, e espirito do ser humano, mas seu fim é a perdição eterna (Rm 3.23; 6.23). A enfermidade, no texto bíblico, sobreveio sobre o homem como punição em consequência do pecado (Dt 28.59,61). Geazi foi acometido de lepra por causa da avareza (2 Rs 5.20-27). O rei Herodes foi consumido por bichos pela ocasião da vanglória (At 12.21-23); e, tantos exemplos mais (Pv 29.1). É importante realçar que, na peleja entre os dois reinos espirituais, o das trevas trata de atingir o homem total com toda a categoria de enfermidades manietando-o (Mt 12.9; 1 Jo 5.19). Mas, como profetizou o profeta Isaías: "Verdadeiramente, ele" Jesus, "tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido" (Is 53.4). Sem dúvida existem enfermidades que podem assolar o espirito, alma e corpo do homem, porém, o Espírito Santo de Deus muniu à igreja com dons de curar (1 Co 12.9,28; At 8.4-8). A igreja cumprindo a sua chamada e missão na dinâmica em que foi inaugurada atua assim. Jesus é quem comissionou a igreja. "E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios e para curarem enfermidades; e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos” (Lc 9.1-2). Jesus tinha nomeada fama por curar o povo de enfermidades, moléstias e padecimentos (Lc 13; 5.15). A palavra do Evangelho é confirmada por sinais, prodígios e maravilhas (Mc 15.20). Deus é o único que pode sarar o homem de quaisquer moléstia, padecimento, dor, opressão, possessão e enfermidade (Sl 30.2; Is 43.11-13; Lc 9.2). Deus perdoa e sara quando há arrependimento e humilhação (2Cr 7.14-15). Embora a enfermidade tenha vindo com a queda do primeiro Adão, Cristo Jesus, o último Adão veio restaurar o corpo, a alma, e o espirito do homem (Is 61.1-3; Lc 4.17-23; 1 Co 15.45). Deus tem cuidado com os enfermos também (Jo 5.4). Toda e qualquer tipo de enfermidade pode ser combatida pela autoridade outorgada à igreja pelo Senhor Jesus (Mc 16.15-20, At 28.9; 19:12). O único e Soberano Deus afirmou: "Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão" (Dt 32.39).

Esboço

A EVANGELIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Pr. Robson Lucena Estados Unidos

Brasileiro, pastor, missionário, professor da EBD



Texto de Memorização
"[...] Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, e os aleijados, e os mancos, e os cegos." (Lucas 14.21).
Texto da Lição
João 5.1-9

Jo 5.1 - Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 2 - Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. 3 - Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. 4 - Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. 5 - E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. 6 - E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? 7 - O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8 - Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. 9 - Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
    1. CRISTO E A INCLUSÃO DOS INCAPACITADOS
  1. A origem das deficiências humanas: Gn 1.31; 2.25; Jo 9.3; Lc 13.16
  2. Deficiência humana no AT: Gn 29.17; Lv 21.16; 2Sm 4.4; 5.8; 9.10
  3. A inclusão total dos incapacitados em o NT: Lc 14.21; At 3.2

 

    2. COMO ALCANÇAR OS DEFICIENTES
  1. Através da língua de sinais: Mc 7.33; Lc 1.62,63
  2. Levando-os a Jesus: Mc 7.33; 8.22; Lc 5.18-20
  3. Customizando ambientes: At 5.15; Mt 14.35,36; Jo 5.2-4
    3. COMO QUEBRAR OS PRECONCEITOS
  1. Conhecendo a enfermidade: Lc 11.3,4; 13.11-13; 17.14; Jo 5.5,6; 9.1-3
  2. Através do contato: Mt 9.20; Mc 1.41; Jo 9.6
  3. Enxergando a real necessidade: Lc 18.40-42; At 3.6