Editorial

O LAVRADOR

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, Presidente da Regional Sudeste – CONFRADEB, na Flórida, EUA

“Eu sou a videira verdadeira e meu pai é o lavrador… vós sois as varas.” O discurso de Jesus registrado no capítulo quinze do Evangelho de João trás à luz o mais profundo relacionamento entre o Pai, Ele e nós, numa hierarquia muito natural e divina! Enquanto nós dependemos totalmente de Cristo, este depende do Pai para que a obra em nós iniciada seja fecunda até o fim. Simplesmente maravilhoso – “Cristo em vós, esperança da glória.” (Cl 1.17). Todo esse projeto é divino: a videira veio à vida pelo beneplácito do Pai; frutificou pelo seu eterno poder; se mantém pela sua divina sabedoria. “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto.” Depois de trinta e três anos, o machado do Lavrador cortou o tronco pela raiz, desta tenra vinha para ser plantada noutro lugar. Suas raízes, tronco e galhos foram transplantados para um melhor e fértil terreno celestial. O oráculo do filho amado de Jacob espelhou o que haveria de acontecer com ela: “José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.” (Gn 49.22). Plantada junto aos ribeiros de água da vida, em regiões celestiais, estendeu seus galhos por toda a longínqua terra, espalhando seus frutos às mãos cheias, numa rica e próspera colheita – “Bendito o Deus e pai (o lavrador) de nosso Senhor Jesus Cristo (o tronco), o qual nos abençoou (os galhos) com todas as bênçãos (os frutos) em lugares celestiais em Cristo.” (Ef 1.3). O Pai é o lavrador, o proprietário, o responsável pelo desenvolvimento da Vinha no todo! A clássica afirmação do texto por si já confere isto: “toda a vara (galho) em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” (João 15.2). Este é o sublime mistério de estar em Cristo: se frutificamos, sofremos o corte do podador, através das muitas provações e renúncias diárias a nós impostas com amor; se não frutificamos, vivemos uma vida de mil maravilhas neste mundo, apenas com um profundo sentimento de alienação do corpo, por estarmos cortados! Querida família Betânia, que o Lavrador a todos nos guarde, e se pequenos ou grande frutos estamos dando para ele, que estejamos dispostos à pagar o preço, dando mais, e com abundância! Pois, “os que estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus”!

Glossário

R E G E N E R A Ç Ã O

Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, camerógrafa, Grupo Shebach, cooperadora e professora da EBD

A palavra regeneração significa restabelecimento do que estava destruído, restauração. O substantivo palingenesia ocorre apenas duas vezes no Novo Testamento (Mt 19.28 e Tt 3.5). Na passagem de Mateus é usada escatologicamente para referir-se à restauração de todas as coisas. No trecho de Tito a palavra é usada apenas com referência individual. Em outras passagens, vários vocábulos são empregados para explicar a obra que o Espírito Santo efetua. Estes vocábulos: gennaõ, añthen e anagennaõ que significa gerar, dar nascimento ou dar novo nascimento, são usados para descrever o ato inicial da renovação. Existem pelo menos dez vocábulos gregos que definem a regeneração à luz das Sagradas Escrituras. Todos estes indicam uma alteração drástica e dramática que pode estar ligada ao nascimento, ao renascimento, à recriação ou até mesmo à ressurreição. No Antigo Testamento, algumas passagens mostram um conceito de renovação nacional, concernente a um novo concerto ou aliança na lei. Existem outras citações que se referem ao indivíduo. Como por exemplo, Davi na sua oração no Salmo 51.10, onde ele pede que o Senhor renove nele um espirito reto, após ter pecado. A doutrina da regeneração está intrinsecamente ligada ao pecado cometido no Éden e o sacrifício vicário de Jesus. Adão perdeu a comunhão com seu criador, morreu espiritualmente e a morte física entrou em vigor. Deus é santo e abomina o pecado. Desde então, o homem nasce destituído da glória de Deus (Rm 3.23) e precisa nascer de novo espiritualmente, de uma regeneração. Deus é amor, jamais deixaria o homem debaixo da condenação eterna sem dar-lhe o escape: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho Unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16). Esta é uma obra espiritual e divina. A Bíblia diz que Deus tira o coração de pedra e coloca outro de carne (Ez 11:19). Esta operação interior é ministrada pelo Espírito Santo que arranca a velha natureza espiritual e faz um novo homem, o qual começa a viver em novidade de vida. Jesus explica a Nicodemos sobre o novo nascimento: "...aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus" (Jo 3:3). A regeneração dá ao salvo acesso ao céu. É uma dádiva do Deus Pai, consumada por Jesus, na cruz, e é efetuada pelo Espírito Santo mediante a Palavra de Deus da Verdade. Portanto, se alguém ouvir a Palavra de Deus, crer e arrepender-se dos seus pecados é transformado instantaneamente, é salvo. Recebe vida espiritual e ligação de volta com Deus. Se torna filho de Deus (Jo 1.12,13), é reconciliado com Deus e pertence ao Reino da luz. "Portanto se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo." (2 Co 5.17,18).

Esboço

A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO

Sokoloko Cabral Estados Unidos

Angolana, camerógrafa, Grupo Shebach, cooperadora e professora da EBD



Texto de Memorização
"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Romanos 8.16).
Texto da Lição
Romanos 8.1-17

Rm 8.1 - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2 - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 3 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; 4 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6 - Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 - E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11 - E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. 12 - De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. 13 - Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. 15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
    1. A VIDA NO ESPÍRITO SE OPÕE A LEI DO PECADO
  1. A lei do pecado exige obras na carne: Rm 8.3,7,13; Gl 5.16,19
  2. A lei do pecado subjuga o homem: Rm 7.23; Gl 5.17; Hb 2.14,15
  3. A lei do pecado leva à morte: Rm 5.12; 6.23; 7.24; Ez 18.4
    2. A VIDA NO ESPÍRITO SE OPÕE A VELHA NATUREZA
  1. De pecadores a santificados: Rm 6.19; 1 Co 6.11
  2. De escravos à liberdade em Cristo: Rm 8.1; Gl 5.1
  3. De condenados à vida eterna: Rm 8.2; Jo 3.16; 5.24
    3. A VIDA NO ESPIRITO SÓ É POSSIVEL ATRAVÉS DA CRUZ
  1. Nova filiação concedida: Rm 8.14-16; Gl 4.5,6; 1 Jo 3.2
  2. Vida que agrada a Deus: 1 Co 6.20; Hb 11.5,6
  3. O Espírito Santo guia os salvos: Rm 8.14; Jo 16.13