Editorial

O Valor do Ensino

Eliane Cruz Teóloga e Psicóloga AD Brasil

Artigo retirado do site cpadnews.com.br (30/Setembro/2013)

Desde o útero, sofremos interferência do meio e da família em que vivemos. Uma gestação desejada, na qual os pais e a parentela estão harmonizados para receber o novo ser com afeto e comprometimento, certamente gera filhos mais seguros e tranqüilos. Um lar desajustado gera um desequilíbrio de humor na gestante, que será vivenciado pelo feto até mesmo quimicamente. Já pais ajustados, que se amam e se respeitam, irão formar filhos mais saudáveis física e emocionalmente. Contudo, é a partir dos primeiros dias de vida do bebê que as funções educadora e formativa da família começam a se tornar mais evidentes. Desde cedo a criança começa a discernir entre o sim e o não, o certo e o errado, a conhecer e dominar regras, valores e normas, bem como a sofrer as conseqüências ao quebrá-las. E nestes primeiros meses e anos é primeiramente a família (pais, filhos e irmãos), e depois a parentela (avós, tios, primos etc) que agirão na e sobre a criança, completando seus gestos, interpretando seus movimentos, direcionando suas ações e ensinado as regras de convivência na sociedade em que vivem. Quanto mais os anos passam, mais importantes e atuais se tornam as palavras de Salomão: “Ensina a criança no caminho que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”, Pv 22.6. O ensino não só informa, mas forma o caráter e interfere na aquisição das propriedades psicológicas humanas, como inteligência, atenção, memória e linguagem, entre outras. Vale ressaltar que ensinar ou educar os filhos não é uma opção dos pais, mas uma obrigação, um dever da paternidade ou da maternidade. Há muitos avós e parentes que, pela impossibilidade dos pais, criam muito bem algumas crianças. Contudo, quando os pais estão presentes e ignoram os seus compromissos, ou tentam repassar para outros a responsabilidade de educar (para professores da Escola Dominical ou da escola regular, para avós, tios e empregadas), certamente serão pais que colherão desamor e vergonha. Não podemos esquecer que todos nascemos sob o pecado, e que mesmo a criança já tem uma tendência a errar. Ela testa os limites colocados pelos pais, ignora os nãos, busca os seus interesses e procura sempre fazer o que lhe dá prazer. Assim sendo, se ela não for educada, se só fizer o que quer e não for bem direcionada, acabará gerando tristeza para seus pais (Pv 28.17; 29.15). a) Ensinado pelo exemplo: A primeira forma de aprendizagem se dá através da imitação. O bebê, desce cedo, imita o sorriso, os movimentos, a fala e os atos dos que o cercam, antes até de poder interpretá-los. Isso significa que os primeiros sorrisos ou carinhos do bebê acontecem porque alguém sorriu para ele, e não porque ele quis ser simpático ou afetuoso. Só depois de alguns meses é que seus atos começam a ser intencionais. Observamos o outro e aprendemos pela imitação a usar uma gravata ou um xale mais sofisticado, ou imitamos a maneira de utilizar os pauzinhos num jantar chinês ou japonês, por exemplo. Por mais importante que seja o ensino formal, a leitura dos textos bíblicos ou a educação na igreja ou na escola, é o exemplo dos pais e dos irmãos que formarão os primeiros sistemas de ações. Assim sendo, pais que não comem legumes não podem ensinar seus filhos a serem vegetarianos. Pais que não dizem obrigado ou por favor, não terão filhos educados. Ou pais agressivos, que falam alto e asperamente, não formarão filhos mansos e calmos. Já os pais que são justos, formarão filhos justos e felizes (Pv 20.7). Se você quer que seus filhos falem a verdade, não minta, nem de “brincadeira”. Se sua intenção é a de que eles se firmem na igreja, não vá à Casa de Deus de má vontade e não fale mal do seu pastor. Se quer ter filhos carinhosos, dê carinho, colo e afeto. Lembre-se que as duas coisas mais importantes a deixar para os filhos são exemplo e exemplo. b) Ensinando por valores: A despeito das crianças terem espírito, e portanto nascerem com o caráter moral de Deus impresso nelas, os valores que evidenciarão e formarão o bom ou o mau caráter deverá ser ensinado pelos pais. É como se os filhos tivessem o mapa, a potencialidade, mas somos nós quem devemos dar as coordenadas – são os pais que podem dar as diretrizes para que os filhos sejam tudo o que Deus quer que sejam. Portanto, ensine, não importa a idade ou a maturidade dos seus filhos. Ensine regras básicas de educação à mesa (como saber comer de boca fechada ou usar os talheres) e de convívio social. Ensine normas sociais como respeitar os mais velhos, obedecer a autoridades, não usurpar bens dos outros, não maldizer ou fofocar. Abra a Bíblia e ensine leis divinas básicas como não mentir, não fornicar, amar o inimigo e honrar os pais (Pv 10.1).

Glossário

VIRTUDE DOS SALVOS

Mbaxi Divaldo Cabral Estados Unidos

Angolano, presbítero, professor da Escola Bíblica Dominical e músico

Virtude é um substantivo proveniente do latim virtus que quer dizer: índole própria ou ato que alega bons resultados, capacidade de agir virtuosamente, qualidade latente que leva a um indivíduo a proceder com austeridade, vigor, eficácia, pudicícia e castidade (Priberam, 2013). Entre o ano 62 a 63 d.C., o apóstolo Paulo funda a igreja de Filipos em sua segunda viagem missionária, em obediência ao chamado divino que ele recebera na cidade de Trôade (At 16.9-40). Tempos depois, o apóstolo Paulo adverte a igreja de Filipos a permanecer na obediência, que é uma das virtudes que Deus requere de seus filhos (Fp 2.12). Obedecer é sinônimo de fazer a vontade de outrem, submeter-se ou seja seguir as instruções de alguém na sua íntegra (Priberam, 2013). Nos tempos primórdios, Deus rejeitou a Saul, e não respaldou o seu reinado por falta de obediência em sua vida; repreendendo-o severamente por intermédio do profeta Samuel que disse: “Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar” (1Sm 15.22a). Por isso, as Sagradas Escrituras são muito enfáticas em requerer a obediência da igreja local aos seus pastores (Hb 13.17), a obediência dos filhos aos seu pais (Ef 6.1) e a obediência dos súditos ou subordinados aos seus senhores ou líderes (Ef 6.5). Para além da obediência, o apóstolo Paulo tambem faz alusão ao regozijo e a alegria que são virtudes que transparecem na vida de todo o salvo em Cristo Jesus que retêm a Sua Palavra no seu coração. Ou seja, a Palavra de Deus é inerrante e coerente nos seus ensinamentos. Por exemplo, a imutabilidade divina não foi somente revelada no período veterotestamentário, na vida de Neemias e do povo de Deus em trazer alegria aos seus corações através da palavra ensinada (Nm 8.9-1). Mas também, no período neotestamentário, onde o Espírito Santo não é mais dado por medida, mas na sua plenitude para alegrar ao crente. Logo, o gozo é o segundo fruto dado pela terceira pessoa da trindade (Gl 5.22). Por consequência, ainda que o crente esteja passando por tribulações, o seu coração não deixa de ter a virtude do gozo no Espirito Santo (Rm 14.17). A bíblia narra que Paulo e Silas foram capazes de cantar hinos ao Senhor, mesmo estando encarcerados (At 16.16-26). É importante realçar que a Espístola aos Filipenses aborda várias virtudes que devem emanar da vida dos crentes, no intuito de forjar o seu testemunho, transluzindo a sua irrepreensibilidade, sinceridade, o seu temor a Deus; e resplandecendo assim como astros no mundo (Fp 2.15). Em suma, só aquele que experimentou a salvação pode verdadeiramente ser a luz do mundo e anunciar as virtudes daquele que o chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Esboço

A FIRMEZA DO CARÁTER MORAL E ESPIRITUAL DE DANIEL

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Youth Alive Band, Deã Acadêmica do STB



Texto de Memorização
"E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei,[...] portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar." (Daniel 1.8)
Texto da Lição
Daniel 1.1-8,17,20 (ARC)

Dn 1.1 - No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, a Jerusalém, e a sitiou. 1.2 - E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus. 1.3 - E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes, 1.4 - Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus. 1.5 - E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei. 1.6 - E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias; 1.7 - E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego. 1.8 - E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. 1.17 - Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos. 1.20 - E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.
    1. A FORMAÇÃO DO CARÁTER DE DANIEL
  1. Formado pelo ensino de seus pais: Dt 4.10; 6.6,7; 32.46,47; Pv 22.6
  2. Formado pelo exemplo de seus pais: Lc 2.41; Jo 13.15; 1 Pe 5.3; Pv 29.17
  3. Formado pela religião de seus pais: Ex 12.26-28; Js 4.6,7; Dt 16.16,17
    2. O ATAQUE AO CARÁTER DE DANIEL
  1. Atacado pelo elogio: Dn 1.4; Pv 29.5; 1 Rs 12.10
  2. Atacado pela posição: Dn 1.3; 4.29-31; At 12.21-23
  3. Atacado pela abundância: Dn 1.5; Lc 12.19; 1 Tm 6.17
    3. A FIRMEZA DO CARÁTER DE DANIEL
  1. Não se contaminar com o mal: Dn 1.8,12,13; Fp 2.15
  2. Não se misturar com o mal: Dn 5.16,17; 2 Co 6.15-18
  3. Não adorar ao mal: Dn 3.17,18; Gn 19.26; Ex 32.7-9