Editorial

ONCE UPON TIME, AMANDA!

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária da BPC, na Flórida - Estados Unidos.

Yesterday night we visited a school at nighttime, Escola Walter Leite, in Belém, Pará. A very rough crowd. Drugs, violence, gangs, sex and suicide are first in the school. After the presentation of the American Church's team, I started sharing with them, and being very specific about the problems that they have, but especially about rejection and suicide. God’s anointing was tremendous, and the Holy Spirit took over the students. I was very straight when presenting Christ as an alternative of Life: God as a Father or as a Judge? The question was left to them! The Spirit led us not to make a public altar call as I usually do, but instead, those that wanted to have a change in their lives to come look for me. A number of people came, but a teenager girl was the main reason why God brought us to that school. Her name is Amanda Fonseca Melo, she is 15. Her parents died when she was a child, so she was adopted. She confessed that she tried everything in her life, from drugs, gangs, and alcohol to have an unusual relationship with a boyfriend for a very long time. She could not be fulfilled with all those things, so she decided to attend church. Unfortunately the group she attended never led her to Christ, but instead always said that she would never overcome. Her friends would say that she had to go back to do the things she was doing before. Her stepparents always criticized, rejected, and humiliate her for all the things she done in the past. Lately, they said she had 30 days to leave home. Her heart was full of hates, anguish, rejection, depression, sadness, and there was nothing she could do about it. When we came to the school yesterday, she was living the school premises, but she heard there were American people that were going to make a presentation, so she came back inside the school to see what all was about. She confessed: "Everything you said tonight, was not you speaking, was God. You talked about all the problems I have. I am afraid of dying, because I know I’m going to hell. I never had the courage to accept Christ, because I always thought I could never be faithful". Besides this confession she did in tears, she also said: "Vania, if I had left the school today without hearing what you came to say, today was going to be my last day of living, because I had decided to take my life away after school". I could do nothing but hug her and cry, to see God’s mercy and love toward one soul. I spoke a little bit and had the privilege to pray with Amanda the salvation prayer. Praised be Thy name, forever and ever!

Glossário

CULTO FAMILIAR

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, camerógrafa, Grupo Shebach, cooperadora e professora da EBD.

A família é instituição Divina. O lar deve ser um lugar de ensino da palavra, culto e adoração à Divindade. A maioria dos aprendizados dos tempos bíblicos consistia nos ensinos dos valores morais, culturais, eventos históricos e em liderança espiritual. Naquele tempo os ensinos eram transmitidos oralmente pelos pais, aos filhos, em casa. Algumas vezes havia a participação de outros membros da família também. O povo de Israel recebeu esta instrução Divina através de Moisés, em Deuteronômio capítulo 6; esta passagem adverte aos pais a ensinarem seus filhos a temer o Senhor e a guardar os seus mandamentos. Não somente deveriam recitar, mas também lembrar-lhes diariamente, para que a instrução fosse passada à outras gerações. A Bíblia mostra que constantemente Jó ensinava seus filhos e os santificava; e não só, ele oferecia sacrifícios por eles de madrugada, continuamente, para perdão dos pecados. É uma decisão importante a ser tomada pelos pais de família como fez Josué: "..escolhei hoje a quem sirvais.. porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24.15). Ester foi o fruto do ensino do seu tio Mardoqueu, que a criara como filha. Ela era obediente a toda instrução que lhe fora dada, por isso Deus a prosperou em tudo (Et 2.20). No Novo Testamento, um exemplo de ensino doméstico sólido, cristão, foi Timóteo, transmitido por sua mãe Eunice e sua avó Loide. A Palavra de Deus em Provérbios 22:6 diz: "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." O culto familiar é um tempo que a família devota à Deus, para adoração, oração e estudo da Palavra. É uma parte devocional intrínseca para a vida espiritual de toda família cristã, é um "altar eregido à Deus" no lar. O culto familiar, também conhecido por culto doméstico, deve ser efetuado diariamente, envolvendo todos os membros da família que vivem na mesma casa. Pode ser que algumas famílias sejam compostas somente de dois membros, mas Deus se faz presente de igual forma. Contudo, é bom realçar que não há um tempo estipulado, porém não pode faltar 3 atividades importantes: hinos ou corinhos (adoração à Deus), oração e Palavra de Deus. O culto doméstico é eficaz, ajuda na formação das bases espirituais, principalmente para os fillhos que crescem num lar onde Deus tem primazia, a voz de Deus é ouvida atravéz da sua Palavra lida. Este culto é muitíssimo importante porque muitas crianças, jovens e até mesmo adultos, aceitam a Jesus, são reconciliados e batizados no Espírito Santo. Muitos têm experiências com Deus. Muitos perdem a vergonha de expressar-se na presença de Deus, aprendem a adorar à Deus num ambiente familiar; levando-os assim, a ser uma benção para a Igreja a que pertencem. A constância destes cultos no lar, leva a família a estar sempre santificada. Estes momentos de culto no lar, muitas vezes pode ser um tempo curto, mas une a família espiritulmente, é alimento para crescimento espiritual, não permitirá o mal entrar, e servirá de bases fortes para os filhos enfrentarem este mundo que os quer tragar.

Esboço

A NECESSIDADE E A URGÊNCIA DO CULTO DOMÉSTICO

Hector Antonio Argueta Estados Unidos

Salvadorenho, professor da EBD, tradutor, Depto. Missões Estrangeiras



Texto de Memorização
“E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te" (Deuteronômio 11.19).
Texto da Lição

Deuteronômio 11.18-21
2 Timóteo 3.14-17  (ARC)
Dt 11.18 - Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. 19 - E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; 20 - E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas; 21 - Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra. 2 Tm 3.14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
    1. DESCULPAS QUE IMPEDEM O CULTO DOMÉSTICO
  1. A falta de tempo: Ec 3.1; Mt 6.33
  2. O cansaço: Ap 3.8; Mt 11.28
  3. A televisão e a internet: Pv 1.10; Ef 5.11,12
    2. OS PERIGOS DE NÃO REALIZAR O CULTO DOMÉSTICO  
  1. A sociedade se corrompe: Gn 6.12; 11.7-8; Pv 4.23-25
  2. Quebra dos laços familiares: 2 Sm 13.28; 15.14
  3. Se perde o temor e o amor a Deus: Lc 11.32; Jz 16.20; Sl 101.3
    3. A RESTAURAÇÃO DO CULTO DOMÉSTICO  
  1. A leitura bíblica diária: 2 Tm 3.14-17; Pv 4.20-21
  2. A oração em família: Et 4.16; Sl 133.1; Cl 4.2
  3. A adoração no lar: Sl 29.2; 66.4; Js. 24.15; Dt. 4.29-30